Domingo, 13 de Setembro de 2009

Los Abrazos Rotos - A fatalidade de Pedro

uma mitologia na cinematografia de Pedro Almodovar fascinante e que o acompanha desde as primeiras incursões na década de 80 no surrealistico mundo da Movida madrileña. Sempre que se afasta desse mundo tão seu, Almodovar transforma-se radicalmente, e entra por caminhos onde não se sente claramente à vontade. Los Abrazos Rotos não deixa de ser um bom filme de suspense, mas entende-se bem que o cineasta de água doce não se move da mesma forma em água salgada.

 

Um acidente de automovel custa a visão a Mateo Blanco, um conceituado cineasta. No mesmo acidente morre a sua actriz, musa e apaixonada, Lena. Mulher do seu productor, ela leva Mateo a atingir o seu expoente criativo. O acidente e o choque da dupla perda (da visão e da mulher que ama) levam-no a refugiar-se na figura do seu pseudónimo artistico, Harry Caine, e na companhia da sua assistente de produção e do filho desta que se torna o seu fiel secretário. Passam 14 anos e Mateo continua a viver atormentado até ao dia em que um novo acidente o confronto com o que se passou há tantos anos atrás e que mudou para sempre a sua percepção do mundo. 

 

Apesar de ser Penelope Cruz o leit-motiv de toda esta história de intriga e suspense (o amor impossível com a femme fatalle que não era ninguém até se casar com um productor de cinema que a leva ao estrelato) é em dois dos mais completos actores espanhois da actualidade, Lluis Homar e Blanca Portillo, que encontramos os verdadeiros tour de force do filme. A actriz espanhola é sublime como a consciência que coordena a acção, a figura maternal e feminina que surge como o natural contraponto à Lena fatal e misteriosa cujo nome apenas se sussura. Já Homar, como o cineasta atormentado, é delicioso na sua expressividade fisica que lhe permite dar um tom mais realista à triste e dramática narrativa do seu passado.

 

E se Los Abrazos Rotos - desfeitos pela fatalidade de um amor impossível e condenado à tragédia - podia funcionar como um bom drama, a verdade é que Almodovar tenta aplicar o seu toque genial e não consegue. O momento verdadeiramente almodovariano não está no filme mas sim dentro do próprio filme, na narrativa que Mateo filma com Lena. E se Rodrigo Prieto e Alberto Iglesias - dois nomes chave da fotografia e música hispanica - tornam o filme ainda mais bigger than life, a realidade é mais crua e o trabalho de Almodovar perde força quando se vão atando as pontas dos nós. A morte é omnipresente mas mais ainda é a mentira, os segredos escondidos que um dia o autor tão bem explorou em Todo Sobre Mi Madre. O cineasta monta uma caixinha de bonecas russas repleta de histórias dentro de histórias (de filme dentro do filme) e que deixar a dúvida no ar mas à medida que se vão revelando os detalhes e se abrem as caixinhas começa a perceber-se de que forma funcionam as fatalidades, segundo Pedro.

 

Classificação -

 

Realizador - Pedro Almodovar

Elenco - Lluis Homar, Penelope Cruz, Blanca Portillo

Productora - El Deseo

Categorias:

Autor Miguel Lourenço Pereira às 14:25
Link do texto | Comentar | favorito
1 comentário:
De Tiago Ramos a 13 de Setembro de 2009 às 15:12
Ainda não vi, conforme sabes. Mais uma vez, pelo que me parece, é a tal ideia do filme dentro do filme, onde muitas vezes aquele que é interior é o mais verdadeiro e interessante.

Estou bastante curioso em relação à performance dos actores...


Comentar post

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

.Fundamental.

EnfoKada

.Janeiro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


.Ultimas Reviews

Midnight in Paris -
The Ides of March -
A Dangerous Method -
Tinker Taylor Soldier Spy -
Drive -

.Classificação

Excelente-
Muito Bom-
Bom -
Aceitável-
Evitar-

.Pesquisa

 

.Ultimas Actualizações

. Por uma definição justa d...

. Oscarwatch - Melhor Filme...

. Oscarwatch - Melhor Argum...

. Oscarwatch - Melhor Actor...

. Oscarwatch - Melhor Actri...

.Do Autor

Em Jogo

.Categorias

. biografias

. cinema

. corpos...

. estreias

. festivais

. historia opinião

. mitos

. noticias

. obituario

. opinião

. oscares

. oscarwatch 2008

. oscarwatch 2009

. oscarwatch 2010

. oscarwatch 2011

. premios

. reviews

. rostos

. that´s the movies

. trailers

. todas as tags

.Blogs

35mm
7CineArt
A Gente Não Vê
A Última Sessão
Action Screen
Alternative Prision
Ante-Cinema
Antestreia
A Última Sessão
Avesso dos Ponteiros
Bela Lugosi is Dead
Blockbusters
Cantinho das Artes
Cine31
CineBlog
CineLover
CinemeuBlog
CineObservador
CineRoad
CineLotado
Cinema is My Life
Cinema Notebook
Cinema´s Challenge
Cinema Xunga
Cinematograficamente Falando
CinePT
Close Up
Cria o teu Avatar
Depois do Cinema
Dial P for Popcorn
Ecos Imprevistos
Estúpido Maestro
Febre 7 Arte
Final Cut
Grandes Planos
Gonn1000
Grand Temple
High Fidelity
In a Lonely Place
Jerry Hall Father
Keyser Soze´s Place
Maus da Fita
Movie Wagon
Mullolhand CineLog
My One Thousand Movies
My SenSeS
Noite Ameriana
Ordet
O Homem que Sabia Demasiado
O Sétimo Continente
Os Filmes da Gema
Pixel Hunt
Pocket Cinema
Portal do Cinema
Royale With Cheese
Split Screen
The Extraordinary Life of Steed
Um dia Fui ao Cinema
Voice Cinema



.Sites

c7nema
CineCartaz
Cine Estação
Cinema2000
Cinema-PT Gate
DVD Mania
DvD.pt
Em Cena
Lotação Esgotada
Cine História
Cinemateca Lisboa
Eu sou Cinéfilo
Portal Cinema

American Film Institute
British Film Institute
Cahiers du Cinema
Cinémathèque Francaise
Directors Guild of America
Internet Movie Database
Motion Picture Association
Screen Actors Guild
Screen Writers Guild
Sight and Sound
Telerama

Box Office Mojo
Coming Soon
Dark Horizons
Hollywood Reporter
JoBlo
Latino Review
Movie Poster

Premiere
Rope of Silicone
Rotten Tomatoes
Slash Film

Sun Times Chicago

Variety

.Premios e Festivais

Cesares
European Film Awards

Golden Globes
Goya

Oscares

Animation Film Fest
European Film Festival
Festival de Berlim
Festival de Cannes
Festival de S. Sebastian
Festival de Sundance
Festival de Veneza
Roma Film Festival
São Paulo Film Fest
Sitges Film Festival
Toronto Film Festival

Algarve Film Festival
Ao Norte!
Avanca
Black and White
Caminhos
Cinamina
Corta!
Curtas Vila do Conde
DOCLisboa
Fantasporto
FamaFest

Festroia

FIKE
Funchal Film Fest
Imago
Indie Lisboa
Ovar Video

.Oscarwatchers

And the Winner is...
Awards Daily
In Contention
Golden Derby
MCN Weeks
The Envelop
The Carpetbagger
Thompson on Hollywood

.Arquivos

. Janeiro 2013

. Fevereiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

.subscrever feeds