Nora Ephron é uma realizadora com um tacto particular para a realidade quotidiana feminina. Com a sua nova obra, Julie and Julia, explora bem a dificil afirmação profissional de duas mulheres de épocas distintas que acabam unidas por uma mesma paixão: a culinária.
Meryl Streep e Amy Adams voltam a juntar-se depois do sucesso que foi Doubt - e que valeu a ambas uma nomeação ao Óscar na temporada passada. A veterana actriz volta a assinar uma das mais espantosas performances como Julia Child, uma mulher na América dos anos 80 que viaja para Paris de forma a poder desenvolver o seu talento como meste de culinária. O seu trabalho leva-a a criar um livro que, quinze anos depois, se torna na inspiração de uma jovem adulta, que farta de viver à sombra do sucesso profissional das suas amigas, decide criar um blog onde coloca em prática os conhecimentos que obteve de uma mestre que nunca conheceu. O cruzar de vidas e de histórias destas duas mulheres pauta o ritmo agradável do filme, pincelado sempre com bom humor.
Um projecto ideal para uma longa noite de chuva, onde as receitas prometem ser parte central da narrativa. A sintonia - mesmo que à distância - entre as duas protagonistas é evidente e o filme conta ainda com um belíssimo desempenho de Stanley Tucci, num dos seus melhores anos (estreia brevemente The Lovely Bones). Nora Ephron volta a mostrar uma sensibilidade especial e o público (o seu pelo menos), agradece.
Esta semana estreiam também:
Tetro marcou o regresso de Francis Ford Copolla, depois do relativo insucesso de Youth Without Youth. O filme passou pelo circuito de festivais e recebeu reacções mixtas, particularmente por explorar mais o jogo de espaços e luzes do que se concentrar numa narrativa coerente e apaixonante, como era habitual na filmografia do cineasta na sua época aurea. Vincent Gallo, Maribel Verdu e Alden Ehrenreich são os elementos de uma família desmembrada que entra em conflito quando um dos irmãos chega subitamente e deixa a nu todos os fantasmas escondidos no armário.
Carriers é mais uma prova da boa forma do cinema de terror espanhol, agora made in USA. Os cineastas Alex Pastor e David Pastor viajaram até Hollywood para colocar em prática uma ideia antiga, mais um horror sobre uma epidemia que ameaça devastar a Humanidade se não for controlada a tempo. Custe o que custar. Lou Taylor Pucci, Chris Pine e Piper Perabo protagonizam um filme virado para o público amante do género que encontra nesta nova vaga de cineastas espanhóis uma lufada de ar fresco à habitual produção dos estúdios norte-americanos.
Há largos anos que Jim Carrey desapareceu do mapa, depois de ter surpreendido meio mundo com o seu comovente papel em Eternal Sunshine of the Spotless Mind. Reencontramo-lo em Christmas Carol, mais uma aventura repleta de animação por computador de Robert Zemeckis que explora o imortal conto de Dickens sobre um velho avarento, que acaba por ser visitado na noite de Natal pelos fantasmas do Natal Passado, Presente e Futuro, dispostos a mostrar-lhe que há mais no mundo do que o dinheiro que ele tanto cobiça.
The Miracle of Santa´Anna transporta o espectador para a dramática reconquista da Itália, durante a II Guerra Mundial. Spike Lee dirige um grupo de soldados, onde destacam Derek Luke, Michael Ealey e Laz Alonso e que são cercados numa pequena vila toscana depois de terem arriscado a vida para salvar um jovem italiano apanhado entre o fogo cruzado entre o exército nazi e as forças norte-americanas. O primeiro filme de guerra sobre uma divisão negra, como Lee prometeu depois de criticar abertamente toda a filmografia de Hollywood sobre a II Guerra Mundial.
Judith, uma mulher de 50 anos recorre habitualmente aos serviços sexuais de jovens que conhece pela net. Marco é um desses jovens que decidiu vender o corpo para conseguir o dinheiro necessário de forma a pagar o salão de cabeleireiro da sua jovem esposa. Quando esta descobre a verdade obriga-o a desistir do seu trabalho. Mas a falta de dinheiro e a intensa relação que une Marco a Judith leva a própria mulher deste a incentivá-lo que continue a jogar...um pouco mais. Nathalie Baye, Eric Caravaca e Isabelle Carré protagonizam Cliente, este drama romântico de Josaine Balasko.
Pedro Costa continua a explorar o mundo da cultura gaulesa com Ne Change Rien. Um documental que resulta da colaboração do seu técnico de som habitual com a cantora Jeanne Balibar que mergulha no universo da criação musical e dos ensaios que estão por detrás dos espectáculos que encantam o underground parisino.
. Por uma definição justa d...
. Oscarwatch - Melhor Filme...
. Oscarwatch - Melhor Argum...
. Oscarwatch - Melhor Actor...
. Oscarwatch - Melhor Actri...
. cinema
. estreias
. mitos
. noticias
. opinião
. oscares
. premios
. reviews
. rostos
. trailers