Domingo, 14 de Dezembro de 2008

Oscarwatch 2008 - Melhor Argumento Original

 

Surpresa das surpresas. Quando todos já o tinham dado por acabado (uma vez mais) e depois de ter assinado um dos seus filmes mais medíocres da última década e meia, eis que Woody Allen volta a soar como um dos fortes candidatos na categoria de Melhor Argumento Original. O seu filme Vicky Cristina Barcelona parece ter conquistado uma base sólida de apoio (Penélope Cruz agradece, desde já), e as quatro nomeações aos Globos de Ouro podem resultar numa forte base de apoio para um dos queridos de Hollywood. O cineasta estará a tocar o seu clarinete, mas como vão as coisas, é bem provável que o seu nome se faça ouvir a 22 de Fevereiro. Resta saber se o SWG assina por baixo a onda de popularidade de Woody.

 

Rachel is Getting Married continua a ser, de momento, o favorito indiscutível nesta categoria. Os prémios que tem coleccionado Sidney Lumet, bem como os múltiplos elogios da critica, fazem com que este aclamado filme se perfile como um dos mais falados filmes neste final de ano. Mais do que a direcção de Demme ou a performance do elenco, é a história, magnificamente estruturada por Lumet quem tem conquistado as atenções. Mais do que uma nomeação segura, este pode ser um dos primeiros Óscares a ser “não-oficialmente” atribuído.

 

O mais feroz rival deste filme de traços indie é outra obra assinada por um realizador considerado como um dos últimos autores independentes do cinema norte-americano. Milk é, neste momento, um dos mais fortes candidatos a vencer o grande prémio, e como se sabe, nestas coisas, um prémio nunca vem só. O argumento de van Sant sobre o triunfo do primeiro autarca assumidamente homossexual na história dos Estados Unidos, é um filme essencialmente sobre a dinâmica da sociedade norte-americana em relação à luta pelos direitos civis. E num ano de vitória para um regenerado movimento social liderado pelos democratas, premiar um filme sobre um homem como Harvey Milk, não parece de todo fora do normal.

 

O sucesso que tem conseguido no circuito de festivais e críticos é o melhor cartão de visita para The Wrestler. O filme de Darren Aranofsky sobre um boxeur que regressa à ribalta depois de todos lhe terem passado a sua certidão de óbito, é mais um típico caso do underdog que vence contra todos os prognósticos. Só que ao contrário de Rocky, este filme é mais duro e violento e não tem problema em representar uma realidade que poucos conhecem. O desempenho de Mickey Rourke tem cativado as atenções, mas não é de estranhar a nomeação para o guião de Robert D. Siegel.

 

Um habitue nestas andanças, Charlie Kauffman é um dos mais fascinantes case-studies do cinema americano contemporâneo. Argumentista de excepção (a ele devemos alguns dos mais hilariantes e contundentes filmes desta década), Kauffman decidiu estrear-se este ano na realização com um filme amado pela critica na data de estreia mas que hoje parece estar fora de qualquer lista de prémios. No entanto Synedoch, New York está aí e não se deve nunca subestimar a popularidade deste guionista no seu selecto meio.

 

ALTERNATIVA

 

Teve boas críticas na estreia mas está a ter um apoio que provavelmente nem o próprio esperava nesta altura da corrida. Happy-Go-Lucky tem a marca de Mike Leigh por todos os poros. É um filme dinâmico, irreverente e com um desempenho feminino (mais um) fascinante. O seu argumento é a trave mestra da obra e não seria de todo improvável que o forte apoio que tem conseguido junto das associações de críticos seja suficiente para fazer dele uma meia-surpresa no dia das nomeações.

Wall-E continua na sua particular luta para se afirmar num meio que, historicamente, sempre mostrou certo desprezo pelo cinema de animação. O filme de Andrew Stanton é uma das grandes obras primas do ano e a Disney está a considerar uma forte campanha para o colocar nas categorias principais, para além da previsível vitória no seu feudo. A ser assim uma nomeação nesta categoria não seria de estranhar até porque não seria a primeira da Pixar.

Categorias:

Autor Miguel Lourenço Pereira às 14:04
Link do texto | Comentar | favorito
1 comentário:
De Gustavo a 14 de Dezembro de 2008 às 14:35
Mas será que Kaufman vai conseguir se sobrepôr às críticas mornas que recebeu? O nome de Leigh parece ocupar posição bem mais confortável.


Comentar post

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

.Fundamental.

EnfoKada

.Janeiro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


.Ultimas Reviews

Midnight in Paris -
The Ides of March -
A Dangerous Method -
Tinker Taylor Soldier Spy -
Drive -

.Classificação

Excelente-
Muito Bom-
Bom -
Aceitável-
Evitar-

.Pesquisa

 

.Ultimas Actualizações

. Por uma definição justa d...

. Oscarwatch - Melhor Filme...

. Oscarwatch - Melhor Argum...

. Oscarwatch - Melhor Actor...

. Oscarwatch - Melhor Actri...

.Do Autor

Em Jogo

.Categorias

. biografias

. cinema

. corpos...

. estreias

. festivais

. historia opinião

. mitos

. noticias

. obituario

. opinião

. oscares

. oscarwatch 2008

. oscarwatch 2009

. oscarwatch 2010

. oscarwatch 2011

. premios

. reviews

. rostos

. that´s the movies

. trailers

. todas as tags

.Blogs

35mm
7CineArt
A Gente Não Vê
A Última Sessão
Action Screen
Alternative Prision
Ante-Cinema
Antestreia
A Última Sessão
Avesso dos Ponteiros
Bela Lugosi is Dead
Blockbusters
Cantinho das Artes
Cine31
CineBlog
CineLover
CinemeuBlog
CineObservador
CineRoad
CineLotado
Cinema is My Life
Cinema Notebook
Cinema´s Challenge
Cinema Xunga
Cinematograficamente Falando
CinePT
Close Up
Cria o teu Avatar
Depois do Cinema
Dial P for Popcorn
Ecos Imprevistos
Estúpido Maestro
Febre 7 Arte
Final Cut
Grandes Planos
Gonn1000
Grand Temple
High Fidelity
In a Lonely Place
Jerry Hall Father
Keyser Soze´s Place
Maus da Fita
Movie Wagon
Mullolhand CineLog
My One Thousand Movies
My SenSeS
Noite Ameriana
Ordet
O Homem que Sabia Demasiado
O Sétimo Continente
Os Filmes da Gema
Pixel Hunt
Pocket Cinema
Portal do Cinema
Royale With Cheese
Split Screen
The Extraordinary Life of Steed
Um dia Fui ao Cinema
Voice Cinema



.Sites

c7nema
CineCartaz
Cine Estação
Cinema2000
Cinema-PT Gate
DVD Mania
DvD.pt
Em Cena
Lotação Esgotada
Cine História
Cinemateca Lisboa
Eu sou Cinéfilo
Portal Cinema

American Film Institute
British Film Institute
Cahiers du Cinema
Cinémathèque Francaise
Directors Guild of America
Internet Movie Database
Motion Picture Association
Screen Actors Guild
Screen Writers Guild
Sight and Sound
Telerama

Box Office Mojo
Coming Soon
Dark Horizons
Hollywood Reporter
JoBlo
Latino Review
Movie Poster

Premiere
Rope of Silicone
Rotten Tomatoes
Slash Film

Sun Times Chicago

Variety

.Premios e Festivais

Cesares
European Film Awards

Golden Globes
Goya

Oscares

Animation Film Fest
European Film Festival
Festival de Berlim
Festival de Cannes
Festival de S. Sebastian
Festival de Sundance
Festival de Veneza
Roma Film Festival
São Paulo Film Fest
Sitges Film Festival
Toronto Film Festival

Algarve Film Festival
Ao Norte!
Avanca
Black and White
Caminhos
Cinamina
Corta!
Curtas Vila do Conde
DOCLisboa
Fantasporto
FamaFest

Festroia

FIKE
Funchal Film Fest
Imago
Indie Lisboa
Ovar Video

.Oscarwatchers

And the Winner is...
Awards Daily
In Contention
Golden Derby
MCN Weeks
The Envelop
The Carpetbagger
Thompson on Hollywood

.Arquivos

. Janeiro 2013

. Fevereiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

.subscrever feeds