Terça-feira, 12 de Janeiro de 2010

1920 - 2010: Erich Rohmer, o inevitável adeus de um maestro

Não era uma noticia inesperada.

Há muito que o seu estado de saúde mostrava fraquejar face à inevitabilidade do tecido das Parcas. Mas a lucidez manteve-a até ao final. De tal forma que poucos filmes seus foram consensuais como o seu último,  Les Amours de Astree et Celadon. Um cineasta que se afirmou categoricamente distinto desde o primeiro momento e que se manteve durante sessenta anos a viajar sobre o seu próprio universo. Aos 89 anos deixou-nos Eric Rohmer.

Foi um dos maiores mentores da Nouvelle Vague apesar de pertencer à geração anterior. À de Doniel-Volcroize e de André Bazin, esse trio chave na criação dos Cahiers du Cinema. Na base da revolução cinéfila - primeiro - e cinematográfica - depois - que saiu dos cafés, dos cinemas e das ruas de Paris. A Nouvelle Vague foi o golpe no estomago de um cinema paralizado há largos anos. A "Tradition de Qualité Française" desmoronou-se com as pinceladas atrevidas de um grupo de jovens talentosos. E apaixonados. O "leão" Rohmer exercia como consciência etária de uma equipa que rapidamente se separou. Critico desde os anos 50 - amante de von Stroheim e Renoir primeiro - foi um dos principais defensores do movimento hitchock-hawksiano que provocou a primeira grande vaga critica francesa. Ao lado de Chabrol publicou um livro dedicado ao mestre do suspense.

 

Le Signe du Leon foi a sua primeira longa-metragem no ano em que todos - à excepção de Godard - arrancaram com as suas carreiras, 1959. Dez anos depois assinou a sua primeira grande obra-prima, Ma Nuit Chez Maud. Já tinha vencido em Berlim e logrou a primeira nomeação aos Óscares. Tinha passado os anos 60 a dar os primeiros retoques nos seus trabalhos, sempre metódicos e intimistas, bem diferentes do espirito rompedor de Godard, Resnais e Truffaut. Inicialmente pequenos livros, os Contos Morais forjaram o inicio da sua bagagem cinematográfica.

A década de 70 marcou a sua irresistível ascensão junto da critica - com o público sempre manteve uma relação de profundo distanciamento - com a sucessão de pequenas pérolas como Le Genou de Claire, L´Amour Aprés Midi, Pauline a la Plage e Percival, le Gallois. O seu amor pelo teatro começou a invadir a sua obra cinematográfico numa forma que, trinta anos mais tarde, L´Anglaise et le Duc, atingira o seu apogeu. As décadas de 80 e 90 foram as dos prémios pelos Contos das Quatro Estações.  

O seu estilo, sempre bucólico e contemplativo, afastou-se linearmente do cinema urbano que representava a juventude da Nouvelle Vague. Afirmou-se como o primeiro dos clássicos no conteúdo e recuperou ideais perdidos desde a época do mudo na forma. Conjugou ambos elementos e sempre ofereceu obras distintas, contemplativas e, naturalmente, pouco objectivas. Autor de um estilo de cinema que fez escola no que se considera hoje, "obra de autor", a pouca fama de Rohmer ao principio da sua aventura contrasta com o manifestar de pesâme, cinquenta anos depois. O tempo que demorou até atingir as estrelas!

Categorias: ,

Autor Miguel Lourenço Pereira às 09:20
Link do texto | Comentar | favorito

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

.Fundamental.

EnfoKada

.Janeiro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


.Ultimas Reviews

Midnight in Paris -
The Ides of March -
A Dangerous Method -
Tinker Taylor Soldier Spy -
Drive -

.Classificação

Excelente-
Muito Bom-
Bom -
Aceitável-
Evitar-

.Pesquisa

 

.Ultimas Actualizações

. Por uma definição justa d...

. Oscarwatch - Melhor Filme...

. Oscarwatch - Melhor Argum...

. Oscarwatch - Melhor Actor...

. Oscarwatch - Melhor Actri...

.Do Autor

Em Jogo

.Categorias

. biografias

. cinema

. corpos...

. estreias

. festivais

. historia opinião

. mitos

. noticias

. obituario

. opinião

. oscares

. oscarwatch 2008

. oscarwatch 2009

. oscarwatch 2010

. oscarwatch 2011

. premios

. reviews

. rostos

. that´s the movies

. trailers

. todas as tags

.Blogs

35mm
7CineArt
A Gente Não Vê
A Última Sessão
Action Screen
Alternative Prision
Ante-Cinema
Antestreia
A Última Sessão
Avesso dos Ponteiros
Bela Lugosi is Dead
Blockbusters
Cantinho das Artes
Cine31
CineBlog
CineLover
CinemeuBlog
CineObservador
CineRoad
CineLotado
Cinema is My Life
Cinema Notebook
Cinema´s Challenge
Cinema Xunga
Cinematograficamente Falando
CinePT
Close Up
Cria o teu Avatar
Depois do Cinema
Dial P for Popcorn
Ecos Imprevistos
Estúpido Maestro
Febre 7 Arte
Final Cut
Grandes Planos
Gonn1000
Grand Temple
High Fidelity
In a Lonely Place
Jerry Hall Father
Keyser Soze´s Place
Maus da Fita
Movie Wagon
Mullolhand CineLog
My One Thousand Movies
My SenSeS
Noite Ameriana
Ordet
O Homem que Sabia Demasiado
O Sétimo Continente
Os Filmes da Gema
Pixel Hunt
Pocket Cinema
Portal do Cinema
Royale With Cheese
Split Screen
The Extraordinary Life of Steed
Um dia Fui ao Cinema
Voice Cinema



.Sites

c7nema
CineCartaz
Cine Estação
Cinema2000
Cinema-PT Gate
DVD Mania
DvD.pt
Em Cena
Lotação Esgotada
Cine História
Cinemateca Lisboa
Eu sou Cinéfilo
Portal Cinema

American Film Institute
British Film Institute
Cahiers du Cinema
Cinémathèque Francaise
Directors Guild of America
Internet Movie Database
Motion Picture Association
Screen Actors Guild
Screen Writers Guild
Sight and Sound
Telerama

Box Office Mojo
Coming Soon
Dark Horizons
Hollywood Reporter
JoBlo
Latino Review
Movie Poster

Premiere
Rope of Silicone
Rotten Tomatoes
Slash Film

Sun Times Chicago

Variety

.Premios e Festivais

Cesares
European Film Awards

Golden Globes
Goya

Oscares

Animation Film Fest
European Film Festival
Festival de Berlim
Festival de Cannes
Festival de S. Sebastian
Festival de Sundance
Festival de Veneza
Roma Film Festival
São Paulo Film Fest
Sitges Film Festival
Toronto Film Festival

Algarve Film Festival
Ao Norte!
Avanca
Black and White
Caminhos
Cinamina
Corta!
Curtas Vila do Conde
DOCLisboa
Fantasporto
FamaFest

Festroia

FIKE
Funchal Film Fest
Imago
Indie Lisboa
Ovar Video

.Oscarwatchers

And the Winner is...
Awards Daily
In Contention
Golden Derby
MCN Weeks
The Envelop
The Carpetbagger
Thompson on Hollywood

.Arquivos

. Janeiro 2013

. Fevereiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

.subscrever feeds