Terça-feira, 26 de Janeiro de 2010

Oscarwatch 2009 - Entre o mundo dos técnicos...

Quanto se olham para os totais dos vencedores muitas vezes as pessoas espantam-se com a quantidade de Óscares que um filme pode levar para casa. Esquecem-se de que os prémios da Academia não premeiam apenas o trabalho de actores e directores. Há uma imensa legião de profissionais que procuram desesperadamente o reconhecimento. E é aqui que se pesa a real importância de um projecto dentro da indústria.

 

São seis categorias chave para entender a dinâmica da noite. E o local ideal para premiar aqueles filmes que estão fora das principais categorias por um qualquer preconceito bem tipico da Academia.

 

MONTAGEM

 

É a categoria chave.

Uma frase repetida até à exaustão mas que é a pura verdade. Se o cinema é montagem desde os anos 20 então o prémio a melhor edição é também o prémio ao melhor filme. Ao melhor artesão. Ao melhor trabalho técnico. É uma categoria chave para entender a dinamica da noite e não é por acaso que é das últimas em ser anunciada. Vencer aqui é ter meia noite no bolso.

 

Talvez por isso os favoritos sejam precisamente aqueles que têm mais probabilidades de levar o pequeno grande Óscar final. Do mundo de Avatar à guerra negra de The Hurt Locker. Do delirio de Inglorious Basterds ao universo critico de Star Trek sem esquecer a dura realidade de Precious. Cinco filmes que têm sido unânimes junto do grande público e que são os grandes candidatos a esta altura do campeonato.

 

Nomeados

Avatar

The Hurt Locker

Inglorissu Basterds

Precious

Star Trek

 

Alternativas

Up in the Air

District 9

Nine

Sherlock Holmes

Invictus

FOTOGRAFIA

 

O belo trabalho visual é invisivel aos olhos. Uma óptima fotografia não se aprecia. Conduz-nos pela fluidez da narrativa. É um exercicio complicado porque pode pecar por excessiva - quando muitos falam na fotografia de um filme é porque esta se faz notar em exceso - mas fucral para dar o tom humano a uma narrativa. Mórbido, triste, alegre, efusivo. Todas as sensações chegam-se pela cor que invade ou desaparece do ecrã. E 2010 foi mais um ano de excepção para uma das categorias mais populares entre o universo dos técnicos.

 

Avatar e a sua delirante cor de Pandora e Das Weiss Band e o universo a branco e negro de uma pequena aldeia alemã disputam a primazia. Mauro Fiore vs Christian Berger. Nenhum deles é um nome consagrado dentro da indústria. Aí estão os seus rivais directos. O notável trabalho, seco como um murro no estomago, de Barry Ackroyd em The Hurt Locker, a recriação de época em Inglorious Basterds pela pena de Robert Richardson e o universo delirante e musical de Dion Beebe em Nine fazem toda a diferença no final do dia.

 

Nomeados

The Hurt Locker

Avatar

Das Weiss Band

Nine

Inglorious Basterds

 

Alternativas

The Road

Where the Wild Things Are

Precious

Harry Potter and the Half-Blood Prince

The Lovely Bones

DIRECÇÃO ARTISTICA

 

A criação de cenários, sejam castelos grandiloquentes ou pequenas e intimas salas de estar, estão na base da viagem teatral do cinema. Dos pequenos e modestos cenários de madeira passamos aos grandes espaços e universos. E os técnicos foram acompanhando a evolução. Hoje temos em disputa projectos que exploram mundos alternativos ou realidades quotidianas. O que os une? O mesmo grau de perfeição na recriação detalhada do "real".

 

Dentro do primeiro meio temos obviamente Avatar e District 9. Filmes que apostam em realidades alienigenas, mas também no lado mais obscuro do ser humano. De um lado a verdejante Pandora. Do outro a escura zona 9. No universo bélico da II Guerra Mundial recrear teatros abandonados e salas de gala é um exercicio complexo. Inglorious Basterds supera-o com distinção. Da mesma forma que Sherlock Holmes nos leva a uma Londres industrial cheia de vida, desde as ruas repletas de neblina às salas mais belas da capital inglesa. E claro, o mundo não seria o mesmo sem os carros velozes e os bancos feitos a pedra e esmalte da época conturbada da Lei Seca em Public Enemies.

 

Nomeados

District 9

Avatar

Inglorious Basterds

Public Enemies

Sherlock Holmes

 

Alternativas

Nine

Harry Potter and the Half-Blood Prince

The Young Victoria

The Road

The Imaginarium of Doctor Parnassus

GUARDA-ROUPA

 

O toque de perfeição capaz de convencer o espectador. Um relógio moderno num filme histórico é um erro que muitos gostam de encontrar. Mas o pior é quando a roupa que vemos não se coaduna com a época onde estamos a viajar. O trabalho do guarda-roupa é, naturalmente, fundamental. Mas muitas vezes invisivel. O ano passado acabou com a teoria que era necessário ser-se um filme de época para vencer o prémio dourado. Mas a verdade é que o detalhe de guardas-roupas com mais de um século sempre espanta mais o espectador.

 

E como tal The Young Victoria e Bright Star, praticamente contemporâneos, partem na linha da frente. Sandy Powell e Janet Petersen repetem o seu habitual trabalho de artesãs. Mas não estão sós. O universo da II Guerra Mundial em Inglorious Basterds, a versão rock de Sherlock Holmes e a crise criativo de um cineasta italiano desenhada pela veteranissima Coleen Atwood em Nine estarão na pole-position, cada qual com uma oferta bem distinta e variada do que tradicionalmente nos oferece Hollywood.

 

Nomeados

The Young Victoria

Inglorious Basterds

Nine

Sherlock Holmes

Bright Star

 

Alternativas

Coco Avant Chanel

The Imaginarium of Doctor Parnassus

Public Enemies

The Last Station

A Single Man

 

MAQUILHAGEM

 

A Academia já divulgou os pré-nomeados ao prémio de Maquilhagem e a tendência continua a ser a mesma de sempre. Premiar filmes fantásticos que exploram o trabalho de maquilhagem como ninguém para dar forma a mundos e personagens surreais é o habitual nesta categoria onde a disputa se faz a três bandas.

 

District 9 e os seus impecáveis extra-terrestres, Star Trek e o mitico universo trekkie que tantos fãs conseguiu ao longo de décadas e o universo delirante de Terry Gilliam em The Imaginarium of Doctor Parnassus prometem assumir-se como máximos candidatos.

 

The Road, Il Divo e The Young Victoria apresentam-se como fortes dramas humanos onde o trabalho técnico atinge um nível alto. Será suficiente para destronar os favoritos?

 

Nomeados

District 9

Star Trek

The Imaginarium of Doctor Parnassus

 

Alternativas

The Road

Young Victoria

Il Divo

EFEITOS VISUAIS

 

Desde a década de 70 que os efeitos especiais se tornaram em elemento fulcral na maioria dos filmes a concurso. Até um drama humano como foi The Curious Case of Benjamin Button precisou de explorar novas tecnologias para conquistar o público. Este ano Pandora é a grande sensação e o trabalho técnico de Avatar o máximo favorito. Recrear as belezas do nosso Planeta, desconhecidas da maioria, num planeta longinquo é o grande trunfo do projecto de Cameron.

 

Com apenas três vagas é normal que os restantes lugares sejam disputados por filmes marcantes dentro do espectro da sci-fi, que está a ter em 2010 um ano redondo. District 9 e Star Trek são os mais fortes candidatos a viajar ao Kodak Theater, mas atenção a Transformers ou 2012 que também são fortissimos concorrentes.

 

Nomeados

Avatar

Star Trek

District 9

 

Alternativas

Tranformers: Revenge of the Fallen

2012

Sherlock Holmes

Categorias:

Autor Miguel Lourenço Pereira às 14:40
Link do texto | Comentar | favorito

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

.Fundamental.

EnfoKada

.Janeiro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


.Ultimas Reviews

Midnight in Paris -
The Ides of March -
A Dangerous Method -
Tinker Taylor Soldier Spy -
Drive -

.Classificação

Excelente-
Muito Bom-
Bom -
Aceitável-
Evitar-

.Pesquisa

 

.Ultimas Actualizações

. Por uma definição justa d...

. Oscarwatch - Melhor Filme...

. Oscarwatch - Melhor Argum...

. Oscarwatch - Melhor Actor...

. Oscarwatch - Melhor Actri...

.Do Autor

Em Jogo

.Categorias

. biografias

. cinema

. corpos...

. estreias

. festivais

. historia opinião

. mitos

. noticias

. obituario

. opinião

. oscares

. oscarwatch 2008

. oscarwatch 2009

. oscarwatch 2010

. oscarwatch 2011

. premios

. reviews

. rostos

. that´s the movies

. trailers

. todas as tags

.Blogs

35mm
7CineArt
A Gente Não Vê
A Última Sessão
Action Screen
Alternative Prision
Ante-Cinema
Antestreia
A Última Sessão
Avesso dos Ponteiros
Bela Lugosi is Dead
Blockbusters
Cantinho das Artes
Cine31
CineBlog
CineLover
CinemeuBlog
CineObservador
CineRoad
CineLotado
Cinema is My Life
Cinema Notebook
Cinema´s Challenge
Cinema Xunga
Cinematograficamente Falando
CinePT
Close Up
Cria o teu Avatar
Depois do Cinema
Dial P for Popcorn
Ecos Imprevistos
Estúpido Maestro
Febre 7 Arte
Final Cut
Grandes Planos
Gonn1000
Grand Temple
High Fidelity
In a Lonely Place
Jerry Hall Father
Keyser Soze´s Place
Maus da Fita
Movie Wagon
Mullolhand CineLog
My One Thousand Movies
My SenSeS
Noite Ameriana
Ordet
O Homem que Sabia Demasiado
O Sétimo Continente
Os Filmes da Gema
Pixel Hunt
Pocket Cinema
Portal do Cinema
Royale With Cheese
Split Screen
The Extraordinary Life of Steed
Um dia Fui ao Cinema
Voice Cinema



.Sites

c7nema
CineCartaz
Cine Estação
Cinema2000
Cinema-PT Gate
DVD Mania
DvD.pt
Em Cena
Lotação Esgotada
Cine História
Cinemateca Lisboa
Eu sou Cinéfilo
Portal Cinema

American Film Institute
British Film Institute
Cahiers du Cinema
Cinémathèque Francaise
Directors Guild of America
Internet Movie Database
Motion Picture Association
Screen Actors Guild
Screen Writers Guild
Sight and Sound
Telerama

Box Office Mojo
Coming Soon
Dark Horizons
Hollywood Reporter
JoBlo
Latino Review
Movie Poster

Premiere
Rope of Silicone
Rotten Tomatoes
Slash Film

Sun Times Chicago

Variety

.Premios e Festivais

Cesares
European Film Awards

Golden Globes
Goya

Oscares

Animation Film Fest
European Film Festival
Festival de Berlim
Festival de Cannes
Festival de S. Sebastian
Festival de Sundance
Festival de Veneza
Roma Film Festival
São Paulo Film Fest
Sitges Film Festival
Toronto Film Festival

Algarve Film Festival
Ao Norte!
Avanca
Black and White
Caminhos
Cinamina
Corta!
Curtas Vila do Conde
DOCLisboa
Fantasporto
FamaFest

Festroia

FIKE
Funchal Film Fest
Imago
Indie Lisboa
Ovar Video

.Oscarwatchers

And the Winner is...
Awards Daily
In Contention
Golden Derby
MCN Weeks
The Envelop
The Carpetbagger
Thompson on Hollywood

.Arquivos

. Janeiro 2013

. Fevereiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

.subscrever feeds