Sábado, 20 de Dezembro de 2008

Oscarwatch 2008 - Melhor Realizador

 

Habitualmente o Melhor Realizador é uma consagração particular. Aos melhores filmes do ano, através do seu cineasta. A carreiras que chegam a um ponto em que uma nomeação se torna obrigatório. Ou a trabalhos notáveis que ficam relegados para segundo plano por filmes de maior impacto. Este ano temos um pouco de tudo…

 

O sucesso e a popularidade de Slumdog Millionaire fazem com que seja, neste momento, o favorito. E o seu realizador, Danny Boyle, o principal rosto de sucesso do projecto. Depois de uma larga carreira de filmes polémicos, o realizador está na crista da onda e a nomeação é mais do que provável. Vencer parece um cenário mais complicado, até porque não é propriamente um dos favoritos da Academia, mas tudo pode passar.

 

Num ano em que vários cineastas conhecidos pelas suas tendências alternativas podem carimbar a sua nomeação, Ron Howard apresenta-se como o “homem da casa”. O seu passado como cineasta de prestigio foi ganhando-o à costa de filmes bastante académicos que tem funcionado bastante bem em Hollywood. Já venceu o Óscar por A Beautiful Mind e prepara-se agora para repetir a fórmula de sucesso com Frost/Nixon. Veremos se é capaz.

 

Gus van Sant é outro dos nomes que sempre andou de costas voltadas com a Academia que pode finalmente ter encontrado uma forma de cair-lhes no goto. O seu filme, Milk, é um dos mais aplaudidos de 2008 e depois de ter-se afirmado como autor independente de prestigio, van Sant procura agora o reconhecimento do establishment.

 

O seu passado é marcado por filmes perturbantes e chocantes. Este seu novo projecto não é diferente mas parece ter tido o condão de ser minimamente consensual para o colocar na linha da frente dos favoritos. A sua nomeação está no limbo porque o seu nome não deixa de ser polémico, mas se The Curious Case of Benjamin Button se afirmar como um dos favoritos, David Fincher conseguirá a sua primeira nomeação.

 

O seu The Dark Knight é provavelmente o filme do ano, por muito que à Academia lhe custe reconhecer. O filme pode até falhar a nomeação ao Óscar de Melhor Filme, mas será complexo evitar olhar para Christopher Nolan como o mais seguro nome da sua geração. Uma nomeação que podia ser de recompensa pelo trabalho realizado. A sua ausência seria uma das grandes injustiças do ano.

 

ALTERNATIVAS

 

Clint Eastwood é um génio atrás das câmaras e uma dezena de filmes confirma-o sem problemas. O realizador parece ter conseguido, como Gran Torino, repetir a fórmula de sucesso. No entanto, apesar do seu prestígio, para conseguir a nomeação (mais uma) terá de ver o seu filme nomeado. Uma realidade plausível mas que neste momento ainda não se coloca, especialmente depois dos Globos o terem deixado de parte e ainda não ter tido grande apoio por parte dos prémios da critica. Mas como quem nomeia são os cineastas, ele pode ser a grande surpresa.

 

Jonathan Demme conseguiu que um pequeno projecto realizado com handy-cams se torna-se num dos filmes mais falados do ano. Um feito admirável que já de si merece todo o mérito do mundo. Nomeação à parte, o seu Rachel is Getting Married já se tornou num dos filmes mais admirados do ano. Pode ser que seja nomeado como uma homenagem, mas aí concorre directamente com Nolan.

 

Mike Leigh é um cineasta mais do que conceituado que não deixa de surpreender, filme atrás de filme. O seu último projecto, Happy-Go-Lucky, revelou-se um sucesso inesperado e os prémios da critica não se fizeram esperar. Seria um exemplo de como um veterano consegue encontrar o seu espaço e contaria com o apoio do grupo britânico de realizadores, do qual ele próprio é figura iminente.

 

Sam Mendes depende do sucesso de Revolutionary Road para se manter na corrida. Como já lhe tinha passado com Road to Perdition, que depois se ficou pela nomeação de Paul Newman, o cineasta conseguiu construir um filme sólido mas que ainda não entusiasmou o suficiente para valer-lhe uma nomeação segura.

Categorias:

Autor Miguel Lourenço Pereira às 15:54
Link do texto | Comentar | favorito
1 comentário:
De Gustavo a 21 de Dezembro de 2008 às 00:05
Com Sam Mendes cada vez mais enfraquecido, esse parece mesmo o panorama mais provável.
Mas seria interessante ver Aronofsky ou Demme surpreendendo.


Comentar post

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

.Fundamental.

EnfoKada

.Janeiro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


.Ultimas Reviews

Midnight in Paris -
The Ides of March -
A Dangerous Method -
Tinker Taylor Soldier Spy -
Drive -

.Classificação

Excelente-
Muito Bom-
Bom -
Aceitável-
Evitar-

.Pesquisa

 

.Ultimas Actualizações

. Por uma definição justa d...

. Oscarwatch - Melhor Filme...

. Oscarwatch - Melhor Argum...

. Oscarwatch - Melhor Actor...

. Oscarwatch - Melhor Actri...

.Do Autor

Em Jogo

.Categorias

. biografias

. cinema

. corpos...

. estreias

. festivais

. historia opinião

. mitos

. noticias

. obituario

. opinião

. oscares

. oscarwatch 2008

. oscarwatch 2009

. oscarwatch 2010

. oscarwatch 2011

. premios

. reviews

. rostos

. that´s the movies

. trailers

. todas as tags

.Blogs

35mm
7CineArt
A Gente Não Vê
A Última Sessão
Action Screen
Alternative Prision
Ante-Cinema
Antestreia
A Última Sessão
Avesso dos Ponteiros
Bela Lugosi is Dead
Blockbusters
Cantinho das Artes
Cine31
CineBlog
CineLover
CinemeuBlog
CineObservador
CineRoad
CineLotado
Cinema is My Life
Cinema Notebook
Cinema´s Challenge
Cinema Xunga
Cinematograficamente Falando
CinePT
Close Up
Cria o teu Avatar
Depois do Cinema
Dial P for Popcorn
Ecos Imprevistos
Estúpido Maestro
Febre 7 Arte
Final Cut
Grandes Planos
Gonn1000
Grand Temple
High Fidelity
In a Lonely Place
Jerry Hall Father
Keyser Soze´s Place
Maus da Fita
Movie Wagon
Mullolhand CineLog
My One Thousand Movies
My SenSeS
Noite Ameriana
Ordet
O Homem que Sabia Demasiado
O Sétimo Continente
Os Filmes da Gema
Pixel Hunt
Pocket Cinema
Portal do Cinema
Royale With Cheese
Split Screen
The Extraordinary Life of Steed
Um dia Fui ao Cinema
Voice Cinema



.Sites

c7nema
CineCartaz
Cine Estação
Cinema2000
Cinema-PT Gate
DVD Mania
DvD.pt
Em Cena
Lotação Esgotada
Cine História
Cinemateca Lisboa
Eu sou Cinéfilo
Portal Cinema

American Film Institute
British Film Institute
Cahiers du Cinema
Cinémathèque Francaise
Directors Guild of America
Internet Movie Database
Motion Picture Association
Screen Actors Guild
Screen Writers Guild
Sight and Sound
Telerama

Box Office Mojo
Coming Soon
Dark Horizons
Hollywood Reporter
JoBlo
Latino Review
Movie Poster

Premiere
Rope of Silicone
Rotten Tomatoes
Slash Film

Sun Times Chicago

Variety

.Premios e Festivais

Cesares
European Film Awards

Golden Globes
Goya

Oscares

Animation Film Fest
European Film Festival
Festival de Berlim
Festival de Cannes
Festival de S. Sebastian
Festival de Sundance
Festival de Veneza
Roma Film Festival
São Paulo Film Fest
Sitges Film Festival
Toronto Film Festival

Algarve Film Festival
Ao Norte!
Avanca
Black and White
Caminhos
Cinamina
Corta!
Curtas Vila do Conde
DOCLisboa
Fantasporto
FamaFest

Festroia

FIKE
Funchal Film Fest
Imago
Indie Lisboa
Ovar Video

.Oscarwatchers

And the Winner is...
Awards Daily
In Contention
Golden Derby
MCN Weeks
The Envelop
The Carpetbagger
Thompson on Hollywood

.Arquivos

. Janeiro 2013

. Fevereiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

.subscrever feeds