Sexta-feira, 5 de Março de 2010

Oscarwatch 2009 - O veterano e o estrangeiro

na Academia de Hollywood uma palavra que sempre soa bem na hora de votar. "Compensar". Durante décadas houve vários Óscares de compensação, entregues a um personagem não pelo seu trabalho nesse mesmo ano mas pelo seu longo historial, pelas nomeações prévias ou pelo seu carisma. Este ano a Academia prepara-se para voltar a repetir-se da mesma forma que continua uma tendência recente. Fazer de mau ajuda.

 

ACTOR

 

Num dos melhores anos da década em performances masculinas a Academia aplica a sua regra básica de compensação. Ou seja, Jeff Bridges, o notável Bridges de The Last Picture Show, Tucker, The Fabulous Baker Brothers, Big Lebowski, The Contender ou Fearless, vai finalmente entrar na galeria dos actores oscarizados. Por um filme menor.

 

Crazy Heart é um filme popular no meio, a personagem central - um cantor de country caído em desgraça que procura um inesperado comeback - amigável para a Academia e sem grandes riscos emocionais. Receita suficiente para o veterano actor triunfar diante de uma concorrência do mais alto nível que até se deu ao luxo de deixar de fora o sublime Viggo Mortensen em The Road e o hilariante Matt Damon em The Informant. Entre os cinco nomeados talvez seja mesmo Bridges o elo mais fraco. Mas a sua vitória está há muito anunciada e nestas coisas não costuma haver surpresas de última hora. A Academia é demasiado séria para essas coisas.

 

Entre os rivais do norte-americano estão quatro nomes máximos do ano. Por um lado Morgan Freeman, impecável na sua encarnação particular de Nelson Mandela. Um papel que, noutra conjuntura, talvez lhe valesse o Oscar. Mas o publico já não tem paciência para o trabalho artistico de Eastwood e Invictus passou ao lado da Academia de tal forma que só o carisma de Freeman e Damon se salvaram. Seria uma justa vitória, para um actor também com uma larga carreira e um Óscar como secundário. Mas não se conte com isso. Outro nome já com uma estatueta de secundário no bolso, George Clooney, pensou que este poderia ser o seu ano depois de Michael Clayton quase lhe ter aberto as portas da estatueta dourada. O seu papel magnético em Up in the Air pareceu colocá-lo como favorito cedo demais. Perdeu velocidade na corrida e hoje é provavelmente o pior colocado entre os nomeados. Mas a sua hora chegará.

 

Por fim, os únicos nomes capazes de surpreender. Por um lado Colin Firth, que conta com o esmagador apoio do sector britânico da Academia e do lado gay-friendly que já ajudou Sean Penn a vencer no ano passado. O seu desempenho é seco e letal em A Single Man e depois de vencer a Copa Volpi percebeu-se que era um candidato perigoso. Poderá não ter o magnestimo comercial suficiente para triunfar, mas é a mais séria ameaça a Bridges. Outro possível candidato, caso o impacto de The Hurt Locker fosse realmente esmagador, seria Jeremy Renner. Dos cinco nomeados oferece a mais consistente e electrizante performance, e seria um justissimo ganhador. Mas a carreira é curta e a concorrência pesada. A Academia premiará já o filme noutras áreas e Renner ficará debaixo de olho. Também ele terá a sua oportunidade.

 

E o Óscar vai para...Jeff Bridges (Crazy Heart)

E o Óscar devia ir para...Jeremy Renner (The Hurt Locker)

E a surpresa é...Colin Firth (A Single Man)

 

 

ACTOR SECUNDÁRIO

 

Os últimos três anos criaram uma tendência que parece ser dificil há Academia de contrariar. Durante anos viveu-se a categoria de Actor Secundário de duas formas. Ou era utilizada para premiar uma carreira de um nome popular no meio (o veterano Alan Arkin foi o último de uma longa lista) ou para, no sentido oposto, lançar uma jovem promessa para a ribalta. Raramente se premiava o melhor trabalho do ano.

 

No entanto de há três anos para cá nasceu uma nova tendência. Premiar actores em personagens negras, obscuras, violentas. Os "maus da fita" que nos anos clássicos de Hollywood nem podiam sonhar em ser recompensados, o que levou a, por exemplo, James Cagney ter de vencer um Óscar por um musical e não pela sua inesquecível galeria de gangsters movies. Depois de Javier Bardem e Heath Ledger a lista prepara-se para receber um novo personagem único sob a pela do austriaco Christoph Waltz.

 

Estrangeiro e desconhecido no meio, o sucesso de Waltz deve-se a 100% ao tom sádico de Hans Landa, a personagem escrita por Tarantino e que mantém de pé durante largos minutos o débil castelo de cartas que é Ingloriosu Basterds. O veterano actor austriaco pegou no papel, fez dele seu e deu um dos melhores desempenhos do ano. O Óscar já lhe pertence por direito. A concorrência também o sabe.

 

Entre os restantes nomeados os únicos que podiam almejar alguma hipótese seriam Matt Damon - pelo ano brilhante que teve e pela sua notável carreira nos últimos 10 anos - e Woody Harrelson, também ele no seu melhor em The Messenger depois de mais de 20 anos na ribalta. Mas ambos sabem que será muito complicado vencer.

 

Quanto ao veteranissimo Christopher Plummer - que conseguiu a sua primeira nomeação com a sua personificação do autor russo Leon Tolstoi em The Last Station - e Stanley Tucci, a nomeação já é uma vitória bem doce.

 

 

E o Óscar vai para...Christoph Waltz (Inglorious Basterds)

E o Óscar devia ir para...Christoph Waltz (Inglorious Basterds)

E a surpresa é...Woody Harrelson (The Messenger)

Categorias:

Autor Miguel Lourenço Pereira às 09:56
Link do texto | Comentar | favorito

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

.Fundamental.

EnfoKada

.Janeiro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


.Ultimas Reviews

Midnight in Paris -
The Ides of March -
A Dangerous Method -
Tinker Taylor Soldier Spy -
Drive -

.Classificação

Excelente-
Muito Bom-
Bom -
Aceitável-
Evitar-

.Pesquisa

 

.Ultimas Actualizações

. Por uma definição justa d...

. Oscarwatch - Melhor Filme...

. Oscarwatch - Melhor Argum...

. Oscarwatch - Melhor Actor...

. Oscarwatch - Melhor Actri...

.Do Autor

Em Jogo

.Categorias

. biografias

. cinema

. corpos...

. estreias

. festivais

. historia opinião

. mitos

. noticias

. obituario

. opinião

. oscares

. oscarwatch 2008

. oscarwatch 2009

. oscarwatch 2010

. oscarwatch 2011

. premios

. reviews

. rostos

. that´s the movies

. trailers

. todas as tags

.Blogs

35mm
7CineArt
A Gente Não Vê
A Última Sessão
Action Screen
Alternative Prision
Ante-Cinema
Antestreia
A Última Sessão
Avesso dos Ponteiros
Bela Lugosi is Dead
Blockbusters
Cantinho das Artes
Cine31
CineBlog
CineLover
CinemeuBlog
CineObservador
CineRoad
CineLotado
Cinema is My Life
Cinema Notebook
Cinema´s Challenge
Cinema Xunga
Cinematograficamente Falando
CinePT
Close Up
Cria o teu Avatar
Depois do Cinema
Dial P for Popcorn
Ecos Imprevistos
Estúpido Maestro
Febre 7 Arte
Final Cut
Grandes Planos
Gonn1000
Grand Temple
High Fidelity
In a Lonely Place
Jerry Hall Father
Keyser Soze´s Place
Maus da Fita
Movie Wagon
Mullolhand CineLog
My One Thousand Movies
My SenSeS
Noite Ameriana
Ordet
O Homem que Sabia Demasiado
O Sétimo Continente
Os Filmes da Gema
Pixel Hunt
Pocket Cinema
Portal do Cinema
Royale With Cheese
Split Screen
The Extraordinary Life of Steed
Um dia Fui ao Cinema
Voice Cinema



.Sites

c7nema
CineCartaz
Cine Estação
Cinema2000
Cinema-PT Gate
DVD Mania
DvD.pt
Em Cena
Lotação Esgotada
Cine História
Cinemateca Lisboa
Eu sou Cinéfilo
Portal Cinema

American Film Institute
British Film Institute
Cahiers du Cinema
Cinémathèque Francaise
Directors Guild of America
Internet Movie Database
Motion Picture Association
Screen Actors Guild
Screen Writers Guild
Sight and Sound
Telerama

Box Office Mojo
Coming Soon
Dark Horizons
Hollywood Reporter
JoBlo
Latino Review
Movie Poster

Premiere
Rope of Silicone
Rotten Tomatoes
Slash Film

Sun Times Chicago

Variety

.Premios e Festivais

Cesares
European Film Awards

Golden Globes
Goya

Oscares

Animation Film Fest
European Film Festival
Festival de Berlim
Festival de Cannes
Festival de S. Sebastian
Festival de Sundance
Festival de Veneza
Roma Film Festival
São Paulo Film Fest
Sitges Film Festival
Toronto Film Festival

Algarve Film Festival
Ao Norte!
Avanca
Black and White
Caminhos
Cinamina
Corta!
Curtas Vila do Conde
DOCLisboa
Fantasporto
FamaFest

Festroia

FIKE
Funchal Film Fest
Imago
Indie Lisboa
Ovar Video

.Oscarwatchers

And the Winner is...
Awards Daily
In Contention
Golden Derby
MCN Weeks
The Envelop
The Carpetbagger
Thompson on Hollywood

.Arquivos

. Janeiro 2013

. Fevereiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

.subscrever feeds