Quarta-feira, 12 de Maio de 2010

Estreias - O arqueiro canalha

Uma das personagens literárias chave da cultura britânica, Robert of Locksley sempre foi tratado pelo cinema como o herói perfeito. Justo, amigo dos mais pobres, inimigo figadal dos poderosos, corajoso, recto e com um traço cómico subtil. Um icone intocado por mais de uma dezena de adaptações. Até agora. Este Robin Hood promete ser mais sujo, mais negro e mais canalha do que nunca.

Está na moda repetir personagens já muito batidas mas com uma visão actualizada.

É assim com os heróis de comics, é assim com personagens reais. E é assim com mitos literários. Robin Hood é mais uma tentativa de aplicar essa fórmula tão popular hoje em dia de que um herói, para sê-lo, deve ser o mais canalha possível. E longe do lado prosaico e yankee de Kevin Costner ou do toque hilariante dos Erroll Flynn, o australiano Russell Crowe quer ser o rosto mais verosímel de um anti-herói numa época, o século XII, onde a realidade é bem diferente do que nos têm contado.

A nova adaptação da vida de Locksley actua com importantes variantes. Começa e acaba com batalhas - algo inexistente na fábula literária - e com reis e senhores feudais a cavalo, em desembarques (algo que Inglaterra não experenciou a partir de 1066) ficticios e muita acção. Pelo meio o formato habitual da saga do senhor transformado em proscrito que desafio o poder feudal establecido dos senhores normandos. Com a ajuda de um povo ainda ligado às tradições saxónicas nesse choque cultural que demorou séculos a sarar. É aí onde entram Lady Marian, o sheriff of Nottingham, Little John e companhia. E é aí onde a fábula procurar transformar-se em realidade.

 

Scott volta a trabalhar com Crowe - depois de Gladiator, American Gangster e Body of Lies - e emerge de novo num épico histórico. Consigo chega a sua habitual equipa de produção (o que garante um minimo de qualidade) e um elenco de nomes ilustres, de Cate Blanchett a Mark Strong passando por William Hurt ou Max von Sydow. Nomes não faltam, ambição também não. Resta saber se isso é suficiente para superar o competente mas pouco entusiamante mundo mediaval que Scott já tentou recriar em Kingdom of Heaven. Onde, por certo, faltou Crowe e o seu carisma desarmante. E canalha. Como convém!

 

Esta semana estreiam também:

 

Em Portugal consomem-se telenovelas brasileiras a um ritmo alucinante. E, no entanto, a cinematografia brasileira continua a ser a grande desconhecida do público portuguê. Só isso explica que Estomago - um dos maiores sucessos de critica e público no Brasil da última década - demore três anos a chegar às salas portuguesas. Marco Jorge realiza este drama tragicómico interpretado por João Miguel e Fabiula Nascimento em que um cozinheiro se depara com os distintos rostos da vida numa sociedade onde ou se come ou se é comido.

O documentalismo português continua a tentar sobreviver num país ainda complexado consigo mesmo. A Ilha da Cova da Moura é mais um olhar introspectivo para o chamado Portugal desconhecido, uma dimensão urbana e perdida na grande Lisboa, um bairro social repleto de dramas e angústias do dia a dia. A direcção é de Rui Simões.

O cinema romeno tem apresentado uma insuspeita vitalidade nos últimos anos. A mais recente novidade é a comédia Amintri Id In Epoca de Aur, seleçcão de várias histórias dirigida por inúmeros cineastas romenos que procuram espelhar a realidade do mundo romeno nos últimos anos da era Ceausescu, quando o regime comunista proclamava que em Bucareste se vivia uma inesquecível idade de ouro.

City Island apresenta o tipico retrato indie que alguns cineastas gostam de criar à volta do esteriotipo familiar norte-americano. Raymond De Fellita conta com Andy Garcia, Emily Mortimer, Alan Arkin e Julianna Margallis como o núcleo da familia Rizzo, especialista na mentira caseira. Há um pai preso, um filho obsecado com a pornografia online, uma filha que diz que estuda na Universidade mas que realmente é stripper e uma mãe que há mais de um ano que não dorme com o marido o que a leva a fantasiar com qualquer homem. Especialmente uma visita muito peculiar que promete virar as suas vidas (ainda mais) do avesso.

O cinema coreno não é apenas terror puro. A prova viva é Madeo, um poderoso drama humano sobre uma mãe que entra numa corrida contra o tempo para encontrar o assassino de uma adolescente. O motivo que a leva a esta busca desesperada é a acusação injusta que pesa sob a cabeça do seu filho deficiente, a quem a policia acusa do assassinato. Joon-Ho Bong dirige o drama protagonizado de forma sublime por Hye-Ja Kim. 

Categorias:

Autor Miguel Lourenço Pereira às 19:59
Link do texto | Comentar | favorito
4 comentários:
De ed hardy swimwear a 8 de Julho de 2010 às 06:16
uando o regime comunista proclamava que em Bucareste se vivia uma inesquecível idade de ouro.


De tiffany rings a 8 de Julho de 2010 às 09:23
perada é a acusação injusta que pesa sob a cabeça do seu filho deficiente,


De schmuck a 8 de Julho de 2010 às 09:24
ça do seu filho deficiente, a quem a policia acusa do assassinato. Joon-Ho Bong dirige o drama protagoniz


De Office 2007 a 3 de Maio de 2011 às 10:31
how are you zhangzhang?


Comentar post

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

.Fundamental.

EnfoKada

.Janeiro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


.Ultimas Reviews

Midnight in Paris -
The Ides of March -
A Dangerous Method -
Tinker Taylor Soldier Spy -
Drive -

.Classificação

Excelente-
Muito Bom-
Bom -
Aceitável-
Evitar-

.Pesquisa

 

.Ultimas Actualizações

. Por uma definição justa d...

. Oscarwatch - Melhor Filme...

. Oscarwatch - Melhor Argum...

. Oscarwatch - Melhor Actor...

. Oscarwatch - Melhor Actri...

.Do Autor

Em Jogo

.Categorias

. biografias

. cinema

. corpos...

. estreias

. festivais

. historia opinião

. mitos

. noticias

. obituario

. opinião

. oscares

. oscarwatch 2008

. oscarwatch 2009

. oscarwatch 2010

. oscarwatch 2011

. premios

. reviews

. rostos

. that´s the movies

. trailers

. todas as tags

.Blogs

35mm
7CineArt
A Gente Não Vê
A Última Sessão
Action Screen
Alternative Prision
Ante-Cinema
Antestreia
A Última Sessão
Avesso dos Ponteiros
Bela Lugosi is Dead
Blockbusters
Cantinho das Artes
Cine31
CineBlog
CineLover
CinemeuBlog
CineObservador
CineRoad
CineLotado
Cinema is My Life
Cinema Notebook
Cinema´s Challenge
Cinema Xunga
Cinematograficamente Falando
CinePT
Close Up
Cria o teu Avatar
Depois do Cinema
Dial P for Popcorn
Ecos Imprevistos
Estúpido Maestro
Febre 7 Arte
Final Cut
Grandes Planos
Gonn1000
Grand Temple
High Fidelity
In a Lonely Place
Jerry Hall Father
Keyser Soze´s Place
Maus da Fita
Movie Wagon
Mullolhand CineLog
My One Thousand Movies
My SenSeS
Noite Ameriana
Ordet
O Homem que Sabia Demasiado
O Sétimo Continente
Os Filmes da Gema
Pixel Hunt
Pocket Cinema
Portal do Cinema
Royale With Cheese
Split Screen
The Extraordinary Life of Steed
Um dia Fui ao Cinema
Voice Cinema



.Sites

c7nema
CineCartaz
Cine Estação
Cinema2000
Cinema-PT Gate
DVD Mania
DvD.pt
Em Cena
Lotação Esgotada
Cine História
Cinemateca Lisboa
Eu sou Cinéfilo
Portal Cinema

American Film Institute
British Film Institute
Cahiers du Cinema
Cinémathèque Francaise
Directors Guild of America
Internet Movie Database
Motion Picture Association
Screen Actors Guild
Screen Writers Guild
Sight and Sound
Telerama

Box Office Mojo
Coming Soon
Dark Horizons
Hollywood Reporter
JoBlo
Latino Review
Movie Poster

Premiere
Rope of Silicone
Rotten Tomatoes
Slash Film

Sun Times Chicago

Variety

.Premios e Festivais

Cesares
European Film Awards

Golden Globes
Goya

Oscares

Animation Film Fest
European Film Festival
Festival de Berlim
Festival de Cannes
Festival de S. Sebastian
Festival de Sundance
Festival de Veneza
Roma Film Festival
São Paulo Film Fest
Sitges Film Festival
Toronto Film Festival

Algarve Film Festival
Ao Norte!
Avanca
Black and White
Caminhos
Cinamina
Corta!
Curtas Vila do Conde
DOCLisboa
Fantasporto
FamaFest

Festroia

FIKE
Funchal Film Fest
Imago
Indie Lisboa
Ovar Video

.Oscarwatchers

And the Winner is...
Awards Daily
In Contention
Golden Derby
MCN Weeks
The Envelop
The Carpetbagger
Thompson on Hollywood

.Arquivos

. Janeiro 2013

. Fevereiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

.subscrever feeds