Segunda-feira, 22 de Dezembro de 2008

Changeling - Olhares

Clint Eastwood é um cineasta de olhares.

A sua grande mestria, que o coroaram não só como o melhor cineasta contemporaneo, senão mesmo, um dos maiores de sempre, está em descrever, como nenhum outro, o olhar humano.

Para Eastwood não existe melhor catalizador de emoções, melhor meio para exprimir um sentimento, um momento, uma história do que o olhar de um homem ou uma mulher. Esta é a principal marca da sua já longa filmografia. E volta a afirmar-se como bem presente neste Changeling, um filme que nas mãos de um outro realizador não seria mais do que uma história banal, mas que dirigido por Clint se consegue transformar num verdadeiro épico emocional, despejado de banalismos e adereços inuteis. Changeling é mais do que uma história de um mãe que procura o seu filho desaparecido. É uma sucessão de fotogramas de olhares humanos, cada qual com uma história diferente que contar.

Já conheciamos o olhar vingativo de Sean Penn em Mystic River, o olhar marcado do último cowboy de Unforgiven, o da busca constante por um rumo de Costner em A Perfect World, o desespero pela quebra da rotina matrimonial plasmado na face de Meryl Streep em The Bridges of Madison County ou o olhar desperado de quem não tem mais ninguém no mundo como Hilary Swank em Million Dollar Baby. Agora temos mais um para a galeria. E não é propriamente a face incrédula e desesperada de uma quase inexpressiva Angelina Jolie, claramente o calcanhar de Aquiles deste filme. É acima de tudo o olhar petrificado de um detective que descobre numa fossa comum um crime tão macrabo que o deixa sem palavras. É o de um rapaz incapaz de esquecer a alma rasgada para a eternidade pelo sangue inocente. O olhar tresloucado de um criminoso sem perdão. Em Changeling não precisamos de saber muito através das palavras. Talvez porque o guião não está particularmente bem articulado, ou porque simplesmente, com Clint Eastwood, as palavras sobram quando há imagens que as representam muito melhor. O trabalho fabuloso de fotografia, a sobriedade habitual da sua banda sonora, tudo contribui a criar o ambiente certo para que o espectador se de conta da brutalidade desta história.

Com uma outra protagonista (uma verdadeira mãe coragem ao estilo de Streep) talvez o filme conseguisse até entrar num panteão distinto, ao nivel das grandes obras do cineasta. Mas Jolie é incapaz, desde o principio, de criar a empatia necessária. O sofrimento que a acompanha a cada segundo da narrativa parece absolutamente impessoal ou inexpressivo. A verdade é que todo o ambiente pedia um desempenho verdadeiramente arrebatador, mas a popular actriz tem mostrado sucessivamente dificuldade em assumir-se como uma verdadeira actriz dramática. Como dissemos, com estes ingredientes (um argumento com falhos clamorosos ou uma actriz principal tão inexpressivo) o filme provavelmente teria passado tão despercebido como o anterior trabalho da actriz, A Mighty Heart. Mas este filme está condenado a não cair no esquecimento graças ao trabalho meticuloso do cirurgião de sentimentos que é Eastwood. Há dois planos que certamente plasmam bem esta ideia. O primeiro, quando os detectives da policia de Los Angeles confirmam a veracidade da história do jovem Sanford. E o segundo, na declaração final de David, onde todo o drama humano que rodeia a história consegue transbordar uma carga de emoção que só os grandes cineastas são capazes de recriar. E Clint não é grande. É o maior!

 

Classificação

 

Realizador - Clint Eastwood

Elenco - Angelina Jolie, John Malkovich, Jeffrey Donovan

Produtora - Universal 

Classificação - m/13

Categorias:

Autor Miguel Lourenço Pereira às 18:39
Link do texto | Comentar | favorito

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

.Fundamental.

EnfoKada

.Janeiro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


.Ultimas Reviews

Midnight in Paris -
The Ides of March -
A Dangerous Method -
Tinker Taylor Soldier Spy -
Drive -

.Classificação

Excelente-
Muito Bom-
Bom -
Aceitável-
Evitar-

.Pesquisa

 

.Ultimas Actualizações

. Por uma definição justa d...

. Oscarwatch - Melhor Filme...

. Oscarwatch - Melhor Argum...

. Oscarwatch - Melhor Actor...

. Oscarwatch - Melhor Actri...

.Do Autor

Em Jogo

.Categorias

. biografias

. cinema

. corpos...

. estreias

. festivais

. historia opinião

. mitos

. noticias

. obituario

. opinião

. oscares

. oscarwatch 2008

. oscarwatch 2009

. oscarwatch 2010

. oscarwatch 2011

. premios

. reviews

. rostos

. that´s the movies

. trailers

. todas as tags

.Blogs

35mm
7CineArt
A Gente Não Vê
A Última Sessão
Action Screen
Alternative Prision
Ante-Cinema
Antestreia
A Última Sessão
Avesso dos Ponteiros
Bela Lugosi is Dead
Blockbusters
Cantinho das Artes
Cine31
CineBlog
CineLover
CinemeuBlog
CineObservador
CineRoad
CineLotado
Cinema is My Life
Cinema Notebook
Cinema´s Challenge
Cinema Xunga
Cinematograficamente Falando
CinePT
Close Up
Cria o teu Avatar
Depois do Cinema
Dial P for Popcorn
Ecos Imprevistos
Estúpido Maestro
Febre 7 Arte
Final Cut
Grandes Planos
Gonn1000
Grand Temple
High Fidelity
In a Lonely Place
Jerry Hall Father
Keyser Soze´s Place
Maus da Fita
Movie Wagon
Mullolhand CineLog
My One Thousand Movies
My SenSeS
Noite Ameriana
Ordet
O Homem que Sabia Demasiado
O Sétimo Continente
Os Filmes da Gema
Pixel Hunt
Pocket Cinema
Portal do Cinema
Royale With Cheese
Split Screen
The Extraordinary Life of Steed
Um dia Fui ao Cinema
Voice Cinema



.Sites

c7nema
CineCartaz
Cine Estação
Cinema2000
Cinema-PT Gate
DVD Mania
DvD.pt
Em Cena
Lotação Esgotada
Cine História
Cinemateca Lisboa
Eu sou Cinéfilo
Portal Cinema

American Film Institute
British Film Institute
Cahiers du Cinema
Cinémathèque Francaise
Directors Guild of America
Internet Movie Database
Motion Picture Association
Screen Actors Guild
Screen Writers Guild
Sight and Sound
Telerama

Box Office Mojo
Coming Soon
Dark Horizons
Hollywood Reporter
JoBlo
Latino Review
Movie Poster

Premiere
Rope of Silicone
Rotten Tomatoes
Slash Film

Sun Times Chicago

Variety

.Premios e Festivais

Cesares
European Film Awards

Golden Globes
Goya

Oscares

Animation Film Fest
European Film Festival
Festival de Berlim
Festival de Cannes
Festival de S. Sebastian
Festival de Sundance
Festival de Veneza
Roma Film Festival
São Paulo Film Fest
Sitges Film Festival
Toronto Film Festival

Algarve Film Festival
Ao Norte!
Avanca
Black and White
Caminhos
Cinamina
Corta!
Curtas Vila do Conde
DOCLisboa
Fantasporto
FamaFest

Festroia

FIKE
Funchal Film Fest
Imago
Indie Lisboa
Ovar Video

.Oscarwatchers

And the Winner is...
Awards Daily
In Contention
Golden Derby
MCN Weeks
The Envelop
The Carpetbagger
Thompson on Hollywood

.Arquivos

. Janeiro 2013

. Fevereiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

.subscrever feeds