Quarta-feira, 21 de Julho de 2010

Estreias - O preço de um sonho

Não há realizador capaz de gerar tanta admiração com tão pouco trabalho nos dias de hoje como o britânico Christopher Nolan. Bastaram cinco filmes para consagrá-lo na estrela da sua geração. Inception, um trabalho de mais de uma década, almeja ser o corolário de uma carreira que promete ser inesquecível. Um filme para marcar um antes e um depois. De tudo.

Desde a sua origem que todo o mistério que rodeou Inception deixou claro que Chris Nolan, o homem que ressuscitou a saga de Batman, gosta das coisas à sua maneira. No mais profundo dos segredos. Ainda hoje, já com o filme a rolar no box-office norte-americano, há muitos pontos soltos por descobrir. Tal é a teia montada pelo cineasta, que é também co-argumentista, de um projecto revolucionário, marcante para o cinema de ficção cientifica como o foi Matrix ou Blade Runner no passado.

Neste thriller futurista, nada é o que parece. E tudo tem um preço. Excessivo talvez. O impacto visual, que aqui não funciona como a base mas sim como a consequência, ampara um guião amplamente estruturado, seguindo a estela do genial The Dark Knight, um dos filmes mais impactantes da última década.

 

Um equipa de assalto especial liderada por um homem com um passado demasiado encoberto para se perceber onde começa a realidade e onde terminar o sonho. Um trabalho impossível, para a maioria claro. Implantar um sonho na mente de um jovem executivo. Dar origem a uma nova ideia, a um novo começo. A troca de muito dinheiro. E uma segunda oportunidade.

É essa a base de trabalho onde arranca Inception. Um filme marcado, de forma sublime, pela orquestração de todos os elementos, desde a biblica banda sonora à impressionista cinematografia. No meio, o coração, o elenco liderado por Leonardo Di Caprio. Mas que vive com o trabalho de Marion Cotillard, Ken Watanabe, Ellen Page, Michael Caine, Cilian Murphy e Joseph Gordon-Levitt da mesma forma que segue o drama interior de Cobb, o lider do gang, o homem dos pesadelos.

 

Inception era, há muito, a estreia mais antecipada do ano. O primeiro feedback que chega dos States, não podia ser mais entusiasmante. Um filme destinado a marcar o ano e talvez uma geração. Obra e graça de um cineasta de excelência como Nolan. Como ele há poucos.

 

 

Esta semana estreiam também:

 

O cinema português continua num modo de copy-paste com Fernando Fragata agora a procurar emular o sucesso do cinema mosaico indie norte-americano de Crash e Babel. Em Contraluz várias pessoas vão-se cruzando e percebendo como um só evento é capaz de despoletar tantos episódios particulares na vida de pessoas que não apresentam nenhuma relação entre si. Joaquim de Almeida, Ana Cristina de Oliveira e Scott Bailey protagonizam o filme.

Enésima tentativa de adaptar ao grande ecrã as irrepetíveis aventuras de Lucky Luke, o homem mais rápido que a própria sombra. No filme de James Huth o pistoleiro mais rápido do Oeste é encarnado por Jean Dujardin e as suas viagens pelo Oeste selvagem, montando o seu branco Jolly Jumper, são marcadas pelos sucessivos reencontros com a quadrilha dos Daltons. Melvin Poupaud e Sylvie Testud co-protagonizam o filme.

Management centra-se na improvável e quase impossível relação entre um jovem de uma aldeia perdida no meio da Route 66 e de uma vendedora de arte sofisticada da costa Leste. Um motel no deserto, um enorme desejo de conexão e uma série de dúvidas existenciais. Stephen Belber dirige Steven Zahn e Jennifer Anniston nesta comédia ligeira e existencialista.

Categorias:

Autor Miguel Lourenço Pereira às 09:24
Link do texto | Comentar | favorito
8 comentários:
De Roberto Queiroz a 21 de Julho de 2010 às 12:57
Por mim Inception já tinha estreado. Estou doido pra assistir! E fiquei interessado nesse contraluz (gosto muito desse universo do cinema mosaico).



De Miguel Lourenço Pereira a 21 de Julho de 2010 às 14:04
Roberto,

O problema de repetir fórmulas é que nem sempre funciona. Quando o objectivo é a fórmula sai-se a perder. O argumento tem de ser a base, a fórmula apenas o veiculo.

Quanto a Inception, estamos iguais. Perfila-se um filme inesquecível.

um abraço


De Rafael Fernandes a 21 de Julho de 2010 às 15:03
Perfiro um copypaste bem feito, do que coisas pseudo-originó-modernas qualquer coisa que ninguém percebe. Apesar do Arte de Roubar ser um pastiche dos filmes de tarantino e rodriguez eu achei-lhe piada. Contraluz pareceu-me bem pelo trailer. Estou optimista.. até porque o facto de o ser tipo mosaico isso é uma linha cruzada, é a forma. se o filme for linear então é copy paste de todos os outros que usam uma narrativa linear? O conteúdo será mais importante, e esse desconheço.

E já agora, viste o filme, ou o que escreves é baseado no que conheces do argumento?


De Miguel Lourenço Pereira a 21 de Julho de 2010 às 16:06
Rafael,

Gostos não se discutem, a preferência de cada um é isso mesmo. Eu valorizo mais a originalidade de um projecto com selo pessoal (como a ideia de 10 anos por detrás de Inception que é anterior ao próprio Memento), do que o trabalho de realizadores, sejam de que nacionalidade sejam, que se limitam a copiar ideias já utilizadas, mudando depois pequenos aspectos particulares. Mas isso é cada um.

Não vi o filme, não faço questão de o ver e o que escrevo é baseado no que vejo no trailer, no que conheço do argumento e no que vi no Sorte Nula do Fragata, um filme também muito pouco original.

Posso estar enganado no entanto, no Cinema tudo é possível.

um abraço


De Rafael Fernandes a 21 de Julho de 2010 às 16:14
Sim eu percebo o que queres dizer. Eu também não comparo uma coisa com outra. Quando falei do Arte de Roubar disse que preferia isso a certas coisas que se fazem "originais" não quer dizer que seja o meu tipo de filme ou que goste bastante. Estou há meses e meses à espera de Inception, comparar Nolan a Fragata não faz sentido nenhum. Agora estamos a falar de um filme de um realizador português, filme esse que até tem bom aspecto (o que é raro). E acho que não é por parecer pelo trailer que o filme é em mosaico que deves generalizar logo e partir do persuposto que é um copypaste doutros filmes. Sinceramente acho isso muito redutor. O filme pode até ser uma agradável surpresa.


De Miguel Lourenço Pereira a 21 de Julho de 2010 às 16:48
Perfeitamente Rafael,

Pode ser uma óptima surpresa como há muito que o cinema portugues merece. Naturalmente nunca compararia Nolan a Fragata, mas sim a originalidade de algum cineasta com o mutismo da esmagadora maioria dos realizadores portugueses que querem resgatar uma fórmula comercial até agora inexistente.

O problema do cinema português é que não há realmente um historial de cinema comercial por oposição ao chamado cinema de autor. Não há, ainda, um meio-termo. Cineastas como APV, Vieira, Fragata e afins querem trabalhar nesse espectro, atraindo o público sem deixar de ter algum pretensiosismo saudável, mas algo falha na fórmula. A ideia, essencialmente. A maioria dos filmes desses cineastas nos últimos anos têm sempre surgido através de ideias de outros. Depois podem até ganhar vida própria (Hollywood vive disso há muito) mas não o têm feito. À partida tudo neste filme me indica isso, mas pode enganar-me. Seria um bom sinal.

um abraço


De Sharapova a 24 de Julho de 2010 às 00:33
Excelente blog, destaque bastante merecido! :)


De Miguel Lourenço Pereira a 25 de Julho de 2010 às 19:12
Sharapova,

Obrigado pelo elogio e parabens pelo seu blog.


Comentar post

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

.Fundamental.

EnfoKada

.Janeiro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


.Ultimas Reviews

Midnight in Paris -
The Ides of March -
A Dangerous Method -
Tinker Taylor Soldier Spy -
Drive -

.Classificação

Excelente-
Muito Bom-
Bom -
Aceitável-
Evitar-

.Pesquisa

 

.Ultimas Actualizações

. Por uma definição justa d...

. Oscarwatch - Melhor Filme...

. Oscarwatch - Melhor Argum...

. Oscarwatch - Melhor Actor...

. Oscarwatch - Melhor Actri...

.Do Autor

Em Jogo

.Categorias

. biografias

. cinema

. corpos...

. estreias

. festivais

. historia opinião

. mitos

. noticias

. obituario

. opinião

. oscares

. oscarwatch 2008

. oscarwatch 2009

. oscarwatch 2010

. oscarwatch 2011

. premios

. reviews

. rostos

. that´s the movies

. trailers

. todas as tags

.Blogs

35mm
7CineArt
A Gente Não Vê
A Última Sessão
Action Screen
Alternative Prision
Ante-Cinema
Antestreia
A Última Sessão
Avesso dos Ponteiros
Bela Lugosi is Dead
Blockbusters
Cantinho das Artes
Cine31
CineBlog
CineLover
CinemeuBlog
CineObservador
CineRoad
CineLotado
Cinema is My Life
Cinema Notebook
Cinema´s Challenge
Cinema Xunga
Cinematograficamente Falando
CinePT
Close Up
Cria o teu Avatar
Depois do Cinema
Dial P for Popcorn
Ecos Imprevistos
Estúpido Maestro
Febre 7 Arte
Final Cut
Grandes Planos
Gonn1000
Grand Temple
High Fidelity
In a Lonely Place
Jerry Hall Father
Keyser Soze´s Place
Maus da Fita
Movie Wagon
Mullolhand CineLog
My One Thousand Movies
My SenSeS
Noite Ameriana
Ordet
O Homem que Sabia Demasiado
O Sétimo Continente
Os Filmes da Gema
Pixel Hunt
Pocket Cinema
Portal do Cinema
Royale With Cheese
Split Screen
The Extraordinary Life of Steed
Um dia Fui ao Cinema
Voice Cinema



.Sites

c7nema
CineCartaz
Cine Estação
Cinema2000
Cinema-PT Gate
DVD Mania
DvD.pt
Em Cena
Lotação Esgotada
Cine História
Cinemateca Lisboa
Eu sou Cinéfilo
Portal Cinema

American Film Institute
British Film Institute
Cahiers du Cinema
Cinémathèque Francaise
Directors Guild of America
Internet Movie Database
Motion Picture Association
Screen Actors Guild
Screen Writers Guild
Sight and Sound
Telerama

Box Office Mojo
Coming Soon
Dark Horizons
Hollywood Reporter
JoBlo
Latino Review
Movie Poster

Premiere
Rope of Silicone
Rotten Tomatoes
Slash Film

Sun Times Chicago

Variety

.Premios e Festivais

Cesares
European Film Awards

Golden Globes
Goya

Oscares

Animation Film Fest
European Film Festival
Festival de Berlim
Festival de Cannes
Festival de S. Sebastian
Festival de Sundance
Festival de Veneza
Roma Film Festival
São Paulo Film Fest
Sitges Film Festival
Toronto Film Festival

Algarve Film Festival
Ao Norte!
Avanca
Black and White
Caminhos
Cinamina
Corta!
Curtas Vila do Conde
DOCLisboa
Fantasporto
FamaFest

Festroia

FIKE
Funchal Film Fest
Imago
Indie Lisboa
Ovar Video

.Oscarwatchers

And the Winner is...
Awards Daily
In Contention
Golden Derby
MCN Weeks
The Envelop
The Carpetbagger
Thompson on Hollywood

.Arquivos

. Janeiro 2013

. Fevereiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

.subscrever feeds