Domingo, 2 de Novembro de 2008

Righteous Kill - Raiva contida...

A dicotomía Bem-Mal sempre atraiu o universo artistico e o mundo do cinema em particular. Uma tentação demasiado irrestivel que proporcionou o aparecimento de uma série de géneros, de entre as quais um dos mais destacados acabou por revelar-se o thriller policial. Herdeiro do cinema de gangsters (onde já Hollywood jogava com o dubio papel do criminoso e do agente da lei), o thriller já conheceu múltiplas fórmulas e inversões de papeis.

 

Neste filme encontramos uma nova variante do “good cop, bad cop” que despoletou a partir dos anos 50. Neste caso a teia da equipa de argumentistas leva-nos a pensar que estamos diante de um “bad cop, worst cop”, mas, para os mais atentos, a situação não deixa de escapar ao arquétipo mais comum. Há um tom negro e de desencanto, uma busca constante pela paranoia que faz por vezes com que a história queira dar passos maiores que a própria perna. Nem sempre caminhar a todo o gás é o ritmo ideal num filme de acção. É preciso saber parar para respirar. Talvez esse seja o grande pecado desta aventura de Jon Avnet que, no entanto, consegue mesmo assim um equilibrio surpreendente face à premissa inicial.

 

Em Righteous Kill estamos diante de uma história aparentemente simples. Dois policias veteranos à beira da reforma (dois “monstros”…mas já lá vamos…) decidem perverter as regras do jogo, e enquanto um começa a fazer justiça pelas próprias mãos, o outro decide encumbri-lo nesta tentativa de limpar com o “lixo” que, por um motivo ou outro, consegue safar-se e enganar o sistema. A simplicidade inicial, em tom confessional, faz perder um pouco do entusiasmo que a história poderia trazer, mas os sucessivos ajustes que o filme vai sofrendo, consegue equilibrar as contas. No final a desilusão vai-se esbatendo, mas sem nunca desaparecer totalmente uma sensação de que noutros moldes, poderia ter-se sacado daqui muito mais.

 

A base central do filme, o seu verdadeiro motor, não é a história. É o confronto entre Robert De Niro e Al Pacino, dois dos maiores actores de sempre. Um reencontro peculiar, já que apesar de terem partilhado por duas vezes os créditos de um filme, num (The Godfather II) não chegaram a coincidir em cena, e noutro (Heat) nunca se os viu no mesmo plano. Aqui são eles o sal e a terra do filme, desde o primeiro ao último plano. Um confronto que demonstra que, apesar da idade, ambos os actores continuem em grande forma. Um verdadeiro regalo aos olhos, neste autentico confronto de estilos. De Niro sempre impassível, introspectivo e letal, Pacino mais explosivo e sagaz. E com dois homens destes ao leme, pouca importancia se acaba por dar ao leque de secundários (há por aí Carla Cugino, John Leguizamo, Brian Denheny…e até Curtis “50 Cent” Jackson) que apenas estão em cena para dar descanso às verdadeiras estrelas.

 

Apesar de não ser propriamente um filme de actores (o guião tem demasiadas imperfeições que nem dois actores de tal gabarito podem escamotear), em eles são o verdeiro motivo de interesse deste Righteous Kill, mais um tipico producto de cine noir moderno, que no entanto teima em cair no facilitismo e na acção imediata, em vez de tentar profundizar mais as verdadeiras traves mestras da narrativa. Por isso estamos diante de um filme aceitável, mas que está longe de poder ombrear com titulos do mesmo género que nos últimos anos conseguiram fazer. Titulos como The Usual Suspects, Se7en, L.A. Confidential ou Zodiac, as verdadeiras provas que, 70 anos depois, o gatilho da pistola continua a ser a balança preferida para Hollywood cortar ao meio a maça de Eva.

 

Classificaçao -

 

Realizador: Jon Avnet

Elenco: Robert De Niro, Al Pacino, Carla Gugino

Productora - Overture Films

Classificaçao – m/16

Categorias:

Autor Miguel Lourenço Pereira às 13:56
Link do texto | Comentar | favorito

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

.Fundamental.

EnfoKada

.Janeiro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


.Ultimas Reviews

Midnight in Paris -
The Ides of March -
A Dangerous Method -
Tinker Taylor Soldier Spy -
Drive -

.Classificação

Excelente-
Muito Bom-
Bom -
Aceitável-
Evitar-

.Pesquisa

 

.Ultimas Actualizações

. Por uma definição justa d...

. Oscarwatch - Melhor Filme...

. Oscarwatch - Melhor Argum...

. Oscarwatch - Melhor Actor...

. Oscarwatch - Melhor Actri...

.Do Autor

Em Jogo

.Categorias

. biografias

. cinema

. corpos...

. estreias

. festivais

. historia opinião

. mitos

. noticias

. obituario

. opinião

. oscares

. oscarwatch 2008

. oscarwatch 2009

. oscarwatch 2010

. oscarwatch 2011

. premios

. reviews

. rostos

. that´s the movies

. trailers

. todas as tags

.Blogs

35mm
7CineArt
A Gente Não Vê
A Última Sessão
Action Screen
Alternative Prision
Ante-Cinema
Antestreia
A Última Sessão
Avesso dos Ponteiros
Bela Lugosi is Dead
Blockbusters
Cantinho das Artes
Cine31
CineBlog
CineLover
CinemeuBlog
CineObservador
CineRoad
CineLotado
Cinema is My Life
Cinema Notebook
Cinema´s Challenge
Cinema Xunga
Cinematograficamente Falando
CinePT
Close Up
Cria o teu Avatar
Depois do Cinema
Dial P for Popcorn
Ecos Imprevistos
Estúpido Maestro
Febre 7 Arte
Final Cut
Grandes Planos
Gonn1000
Grand Temple
High Fidelity
In a Lonely Place
Jerry Hall Father
Keyser Soze´s Place
Maus da Fita
Movie Wagon
Mullolhand CineLog
My One Thousand Movies
My SenSeS
Noite Ameriana
Ordet
O Homem que Sabia Demasiado
O Sétimo Continente
Os Filmes da Gema
Pixel Hunt
Pocket Cinema
Portal do Cinema
Royale With Cheese
Split Screen
The Extraordinary Life of Steed
Um dia Fui ao Cinema
Voice Cinema



.Sites

c7nema
CineCartaz
Cine Estação
Cinema2000
Cinema-PT Gate
DVD Mania
DvD.pt
Em Cena
Lotação Esgotada
Cine História
Cinemateca Lisboa
Eu sou Cinéfilo
Portal Cinema

American Film Institute
British Film Institute
Cahiers du Cinema
Cinémathèque Francaise
Directors Guild of America
Internet Movie Database
Motion Picture Association
Screen Actors Guild
Screen Writers Guild
Sight and Sound
Telerama

Box Office Mojo
Coming Soon
Dark Horizons
Hollywood Reporter
JoBlo
Latino Review
Movie Poster

Premiere
Rope of Silicone
Rotten Tomatoes
Slash Film

Sun Times Chicago

Variety

.Premios e Festivais

Cesares
European Film Awards

Golden Globes
Goya

Oscares

Animation Film Fest
European Film Festival
Festival de Berlim
Festival de Cannes
Festival de S. Sebastian
Festival de Sundance
Festival de Veneza
Roma Film Festival
São Paulo Film Fest
Sitges Film Festival
Toronto Film Festival

Algarve Film Festival
Ao Norte!
Avanca
Black and White
Caminhos
Cinamina
Corta!
Curtas Vila do Conde
DOCLisboa
Fantasporto
FamaFest

Festroia

FIKE
Funchal Film Fest
Imago
Indie Lisboa
Ovar Video

.Oscarwatchers

And the Winner is...
Awards Daily
In Contention
Golden Derby
MCN Weeks
The Envelop
The Carpetbagger
Thompson on Hollywood

.Arquivos

. Janeiro 2013

. Fevereiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

.subscrever feeds