Quinta-feira, 30 de Setembro de 2010

Estreias - Geração Oprah

Desde que foi recomendado no programa diário da apresentadora Oprah Winfrey, o sucesso de Eat, Pray, Love livro abriu as portas à inevitável adaptação cinematográfica como sucede com qualquer best-seller do momento. O filme segue a tendência do livro, manual existencial para a geração yuppie que se senta a ouvir as palavras da sua guru e acredita ter atingido o cume da felicidade.

Reciclada Julia Roberts - actriz que nunca o foi em grandeza mas que nunca perdeu o condão da popularidade - depois de um hiato longo com pontuais aparições que mal se fizeram notar, o filme dirigido com simplicidade (talvez em excesso) por Ryan Murphy, está para os existencialistas de Oprah como Sex and the City está para as fashion-victims das grandes urbes. Um guia existencial para colocar em prática sob pena de sentir-se vazio em comparação com a mulher sentada ao lado. Eat, Pray, Love não é um filme feminino nem muito menos uma história feminista mas é claramente um projecto com um público alvo determinado: as mulheres, donas-de-casa sem aflições económicas ou empresárias, filhas da geração yuppie, a quem o dinheiro só já não chega. Tem de vir acompanhado por algo. Substancial, existencial. Digno.

 

Essa vergonha do êxito e do dinheiro tem marcado a literatura light norte-americana e o pensamento dos talk-shows da tarde. Com ele chega um público ávido de mensagens positivas. Como a protagonista desta história, uma mulher norte-americana que deixa tudo para trás (incluindo um divórcio inesperado) para procurar as três coisas que dão cor à vida: Comer, Rezar e Amar. Passa da bella Italia à mistica India e acaba com um amante latino (essa fantasia da América Branca feminina) na paradisíaca Bali. Javier Bardem surge nessa etapa a completar um elenco de nomes iluestres onde se destacam James Franco, Viola Davis, Richard Jenkins ou Billy Crudup.

 

Um filme com reviews compreensívelmente baixas que não deixa de espelhar a facilidade em que Hollywood embarca hoje em dia em projectos inspirados pela "hype" do momento sem entender que há sempre uma tecla que não funciona perfeitamente. Eat, Pray, Love entra nesta categoria e passe, sem honra nem glória, pelo ano cinematográfico.

 

Esta semana estreiam ainda:

 

António Ferreira regressa com mais uma aventura comercial com Embargo, comédia existencial centrada na vida de uma personagem embargada com a própria vida. Um empregado de uma roullote com um sonho (e um plano) acaba preso no seu automóvel em plena crise do petróleo, incapaz de por a andar a sua nova empresa e com tempo suficiente para analisar os porquês da sua vida ter entrado numa espiral negativa sem fim aparente. Filipe Costa, Cláudia Carvalho, Pedro Diogo, Fernando TabordaJosé Raposo dão forma ao elenco do projecto.

A tortuosa relação entre o IRA e o Reino Unido continua a dar pano para mangas à medida que se vão conhecendo várias histórias que marcaram os anos de tensas relações entre ingleses e irlandeses. 50 Dead Men Walking segue a viagem encoberta de um agente policial inglês treinado para infiltrar-se e sobreviver dentro da organização terrorista irlandesa nos quentes anos 80. Dirigido por Kari Skogland o filme conta com Ben Kingsley, Jim Sturgess, Kevin Zegers Rose McGowan.

Se há um filão que não se esgota em Hollywood é, sem dúvida, o da paródia dos grandes êxitos de bilheteira. Começou com as sagas de terror adolescente e segue, ano após ano, repetindo fórmula, actores, productores e paradiados. Vampires Suck é a última adesão à causa, desta feita num exercicio de paródia ao universo Twilight com um toque musical com wannabes de Lady Gaga ou dos Black Eyes Peas a entrar em cena. Jason FriedbergAaron Seltzer dirigem, Matt Lanter, Chris Riggi Ken Jeong protagonizam.

Lasse Hallstrom dirige o remake do sucesso japonês Hachiko, história da relação de amizade entre um cão e um professor universitário relatada em flashback. Hachi é um cão enviado com destinatário mas que se perde pelo caminho e encontra em Parker, um professor que passava por acaso na estação onde se encontrou Hachi, um amigo inseparável. Um amigo para a eternidade. Richard Gere e Joan Allen protagonizam um dos dramas mais belos do ano cinematográfico.

Categorias:

Autor Miguel Lourenço Pereira às 14:02
Link do texto | Comentar | favorito

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

.Fundamental.

EnfoKada

.Janeiro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


.Pesquisa

 

.Ultimas Actualizações

. Por uma definição justa d...

. Oscarwatch - Melhor Filme...

. Oscarwatch - Melhor Argum...

. Oscarwatch - Melhor Actor...

. Oscarwatch - Melhor Actri...

.Do Autor

Em Jogo

.Categorias

. biografias

. cinema

. corpos...

. estreias

. festivais

. historia opinião

. mitos

. noticias

. obituario

. opinião

. oscares

. oscarwatch 2008

. oscarwatch 2009

. oscarwatch 2010

. oscarwatch 2011

. premios

. reviews

. rostos

. that´s the movies

. trailers

. todas as tags

.Blogs

35mm
7CineArt
A Gente Não Vê
A Última Sessão
Action Screen
Alternative Prision
Ante-Cinema
Antestreia
A Última Sessão
Avesso dos Ponteiros
Bela Lugosi is Dead
Blockbusters
Cantinho das Artes
Cine31
CineBlog
CineLover
CinemeuBlog
CineObservador
CineRoad
CineLotado
Cinema is My Life
Cinema Notebook
Cinema´s Challenge
Cinema Xunga
Cinematograficamente Falando
CinePT
Close Up
Cria o teu Avatar
Depois do Cinema
Dial P for Popcorn
Ecos Imprevistos
Estúpido Maestro
Febre 7 Arte
Final Cut
Grandes Planos
Gonn1000
Grand Temple
High Fidelity
In a Lonely Place
Jerry Hall Father
Keyser Soze´s Place
Maus da Fita
Movie Wagon
Mullolhand CineLog
My One Thousand Movies
My SenSeS
Noite Ameriana
Ordet
O Homem que Sabia Demasiado
O Sétimo Continente
Os Filmes da Gema
Pixel Hunt
Pocket Cinema
Portal do Cinema
Royale With Cheese
Split Screen
The Extraordinary Life of Steed
Um dia Fui ao Cinema
Voice Cinema



.Sites

c7nema
CineCartaz
Cine Estação
Cinema2000
Cinema-PT Gate
DVD Mania
DvD.pt
Em Cena
Lotação Esgotada
Cine História
Cinemateca Lisboa
Eu sou Cinéfilo
Portal Cinema

American Film Institute
British Film Institute
Cahiers du Cinema
Cinémathèque Francaise
Directors Guild of America
Internet Movie Database
Motion Picture Association
Screen Actors Guild
Screen Writers Guild
Sight and Sound
Telerama

Box Office Mojo
Coming Soon
Dark Horizons
Hollywood Reporter
JoBlo
Latino Review
Movie Poster

Premiere
Rope of Silicone
Rotten Tomatoes
Slash Film

Sun Times Chicago

Variety

.Premios e Festivais

Cesares
European Film Awards

Golden Globes
Goya

Oscares

Animation Film Fest
European Film Festival
Festival de Berlim
Festival de Cannes
Festival de S. Sebastian
Festival de Sundance
Festival de Veneza
Roma Film Festival
São Paulo Film Fest
Sitges Film Festival
Toronto Film Festival

Algarve Film Festival
Ao Norte!
Avanca
Black and White
Caminhos
Cinamina
Corta!
Curtas Vila do Conde
DOCLisboa
Fantasporto
FamaFest

Festroia

FIKE
Funchal Film Fest
Imago
Indie Lisboa
Ovar Video

.Oscarwatchers

And the Winner is...
Awards Daily
In Contention
Golden Derby
MCN Weeks
The Envelop
The Carpetbagger
Thompson on Hollywood

.Arquivos

. Janeiro 2013

. Fevereiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

.subscrever feeds