Quinta-feira, 30 de Setembro de 2010

Curtis, o bon-vivant que queria ter brilhado mais alto

Josephine está deitada na banheira, completamente coberta por água. Daphne e Sugar entram pelo quarto dentro, eufóricas. Daphne sorri, suspeita que a sua companheira está tramada. Mas não está. Entram no quarto de banho e encontram a saxofonista relaxada. Daphne já não sirr, Sugar está eufórica, parte e deixa as duas colegas de quarto sós. Josephine levanta-se, ainda vestida de marinheiro. De Shell Oil Jr. Mas fala como Joe, o espertinho de Chicago. Daphne/Gerry não acredita. Nós também não.

Tony Curtis foi o elo de ligação perfeito que Billy Wilder desenrascou em Some Like it Hot, sério candidato a obra máxima da história cinematográfica. O seu ar de galã contrastava perfeitamente com o histrionismo psicótico do genial Jack Lemmon (elevado ao quadrado no ano seguinte em The Apartment) e com o ar desengonçado e oferecido da diva Marilyn Monroe. Foi o ponto mais alto de uma carreira que sempre prometeu mais do que cumpriu. Era a sua época dourada, a de estrela máxima de Hollywood. Casado com a sedutora e altamente requisitada Janet Leigh (o primeiro de seis casamentos), o actor que dizia que beijar Marilyn equivalia a beijar um cinzeiro, estava no topo. Nunca mais lá voltou. Sempre quis vencer um Óscar e ser respeitado mas acabou visto mais como bon-vivant.

 

A morte de mais um dos grandes nomes do cinema clássico abre portas a uma viagem no tempo que nos permite revisitar as distintas etapas na vida de um homem que sempre gostou mais da vida do que da representação. Não foi um abnegado como Lemmon, esse working man único, mas tinha um dom especial. No mesmo ano de Some Like it Hot, 1959, foi nomeado ao Óscar de Melhor Actor pelo seu papel espantoso em The Defiant Ones, onde emparelhado com Sidney Poitier, enceta uma fuga histórica. Já tinha dado sinais de vida anos antes ao lado de outro gigante, Burt Lancaster, no cínico Sweet Smell of Sucess. Desde 1995, numa breve passagem por The Imortals, que vivia longe do cinema. Pequenos papeis pontuais sem grande destaque. Pertenceu a uma geração que sabia que era necessário retirar-se no topo em lugar de definhar em projectos pequenos sem fim. Preferiu a pintora e passou a ser figura de referência no meio nova-iorquino. Sem grandes alardes, com a sua habitual tranquilidade.

 

Filho do Bronx sempre gostou de utilizar esse ar matreiro de rua. Mas em Hollywood destacou-se mais pelos gestos de galã, moreno de olhos claro, rival perfeito para a vaga de Brandos, Newmans e Dean que foram emergindo com o passar dos anos. Precisou de sete anos de pequenos papeis (incluindo Winchester 73, esse clássico tão esquecido) para finalmente encontrar o caminho para o sucesso. Depois veio The Midnight Story, The Vikings (ao lado do amigo Kirk Douglas com quem repetiria em Spartacus) e o ano da consagração com três filmes de primeira, os dois já citados e Operation Petticoat. Arrancou os anos 60 ao lado de Kubrick e em The Great Impostor e The Outsider. Mas depois de Goodbye Charlie não voltou a ser o mesmo. Estavamos em meados dos 60, a droga e o alcool já tinham destruido o seu primeiro e mediático casamento (ficou a filha Jamie Lee Curtis como recordação) e depois de falhados come-backs, Tony Curtis caiu na dura realidade. A sua era tinha passado. Hoje, 85 anos depois de ter nascido, a sua vida também chegou ao final. Com a tranquilidade de um artista que sempre procurou ver-se reflectido nas estrelas. 

 


Autor Miguel Lourenço Pereira às 12:18
Link do texto | Comentar | favorito
1 comentário:
De Cristina Pereira a 1 de Outubro de 2010 às 10:36
Mesmo assim tomara muitos poder morrer com 85 anos, tendo contrubuido á arte e da forma como o fez...pode ir indo...

beijo


Comentar post

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

.Fundamental.

EnfoKada

.Janeiro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


.Ultimas Reviews

Midnight in Paris -
The Ides of March -
A Dangerous Method -
Tinker Taylor Soldier Spy -
Drive -

.Classificação

Excelente-
Muito Bom-
Bom -
Aceitável-
Evitar-

.Pesquisa

 

.Ultimas Actualizações

. Por uma definição justa d...

. Oscarwatch - Melhor Filme...

. Oscarwatch - Melhor Argum...

. Oscarwatch - Melhor Actor...

. Oscarwatch - Melhor Actri...

.Do Autor

Em Jogo

.Categorias

. biografias

. cinema

. corpos...

. estreias

. festivais

. historia opinião

. mitos

. noticias

. obituario

. opinião

. oscares

. oscarwatch 2008

. oscarwatch 2009

. oscarwatch 2010

. oscarwatch 2011

. premios

. reviews

. rostos

. that´s the movies

. trailers

. todas as tags

.Blogs

35mm
7CineArt
A Gente Não Vê
A Última Sessão
Action Screen
Alternative Prision
Ante-Cinema
Antestreia
A Última Sessão
Avesso dos Ponteiros
Bela Lugosi is Dead
Blockbusters
Cantinho das Artes
Cine31
CineBlog
CineLover
CinemeuBlog
CineObservador
CineRoad
CineLotado
Cinema is My Life
Cinema Notebook
Cinema´s Challenge
Cinema Xunga
Cinematograficamente Falando
CinePT
Close Up
Cria o teu Avatar
Depois do Cinema
Dial P for Popcorn
Ecos Imprevistos
Estúpido Maestro
Febre 7 Arte
Final Cut
Grandes Planos
Gonn1000
Grand Temple
High Fidelity
In a Lonely Place
Jerry Hall Father
Keyser Soze´s Place
Maus da Fita
Movie Wagon
Mullolhand CineLog
My One Thousand Movies
My SenSeS
Noite Ameriana
Ordet
O Homem que Sabia Demasiado
O Sétimo Continente
Os Filmes da Gema
Pixel Hunt
Pocket Cinema
Portal do Cinema
Royale With Cheese
Split Screen
The Extraordinary Life of Steed
Um dia Fui ao Cinema
Voice Cinema



.Sites

c7nema
CineCartaz
Cine Estação
Cinema2000
Cinema-PT Gate
DVD Mania
DvD.pt
Em Cena
Lotação Esgotada
Cine História
Cinemateca Lisboa
Eu sou Cinéfilo
Portal Cinema

American Film Institute
British Film Institute
Cahiers du Cinema
Cinémathèque Francaise
Directors Guild of America
Internet Movie Database
Motion Picture Association
Screen Actors Guild
Screen Writers Guild
Sight and Sound
Telerama

Box Office Mojo
Coming Soon
Dark Horizons
Hollywood Reporter
JoBlo
Latino Review
Movie Poster

Premiere
Rope of Silicone
Rotten Tomatoes
Slash Film

Sun Times Chicago

Variety

.Premios e Festivais

Cesares
European Film Awards

Golden Globes
Goya

Oscares

Animation Film Fest
European Film Festival
Festival de Berlim
Festival de Cannes
Festival de S. Sebastian
Festival de Sundance
Festival de Veneza
Roma Film Festival
São Paulo Film Fest
Sitges Film Festival
Toronto Film Festival

Algarve Film Festival
Ao Norte!
Avanca
Black and White
Caminhos
Cinamina
Corta!
Curtas Vila do Conde
DOCLisboa
Fantasporto
FamaFest

Festroia

FIKE
Funchal Film Fest
Imago
Indie Lisboa
Ovar Video

.Oscarwatchers

And the Winner is...
Awards Daily
In Contention
Golden Derby
MCN Weeks
The Envelop
The Carpetbagger
Thompson on Hollywood

.Arquivos

. Janeiro 2013

. Fevereiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

.subscrever feeds