Segunda-feira, 29 de Novembro de 2010

Oscarwatching 2010: Contagem descrente para uma longa viagem

A poucos dias do arranque oficial da temporada de cinematográficos nos Estados Unidos, o Cinema analisa os nomes próprios de uma temporada que arranca invariavelmente com o anuncio do National Board of Review e só termina a 27 de Fevereiro com a entrega dos prémios da Academia. Um ano que se espera dividido e equilibrado entre vários titulos que foram conquistando vários seguidores ao longo do Outono nos States. Um ano diferente, sem dúvida.

 

Imaginar 2010 no futuro passará muito pelos filmes que mais prémios recolham no final do ano. Os vencedores fazem quase sempre a história e o seu impacto nos anuários futuras não deve ser menosprezado. Nem sempre ganham os mais influentes, importantes ou vanguardistas, mas é dificil escapar ao lote de ganhadores que irão passear os seus discursos politicamente correctos pelos palcos dos prémios da imprensa, sindicatos até chegar à passadeira vermelha dos Óscares. Muitos candidatos hoje, a fins de Novembro. Apenas 10 antes da gala arrancar, para prevalecer um filme no fim da noite.

 

Se no ano passado Hollywood viveu o seu duelo emocional entre o poder do dinheiro e da tecnologia com o monstruoso sucesso de Avatar e o filme de autor para actores e escribas, o coroado The Hurt Locker, este ano tudo parece menos claro. Não há um imenso blockbuster com reais ambições a ser eleito filme do ano porque nem a animação (Toy Story e How to Train Your Dragon), o cinema juvenil (Harry Potter) e a ficção cientifica (Inception) conseguiram ultrapassar a barreira do género que costuma servir como primeiro tampão na corrida aos prémios do ano. Um cenário visto e revisto que abre então as portas a titulos menos milionários e mais abrangentes, quase todos no universo do drama, peça nuclear na evolução cinematográfica norte-americana.

 

À partida para esta corrida que o Cinema irá analisar na próxima semana estão os filmes já vistos, revistos, criticados e premiados. Os prémios dos festivais podem ser uma ajuda, as palavras elogiosas dos criticos um elemento quase fulcral e a percepção do público um elemento nuclear. A partir daqui tudo pode suceder. Dentro desta equação só uma dúvida persiste, o regresso dos irmãos Coen com o remake de True Grit, o filme que deu o Óscar de Melhor Actor de John Wayne. Hollywood nem é muito amiga de westerns, nem dos Coen (foi preciso esperar 23 anos até à sua coroação definitiva) e Jeff Bridges ganhou (finalmente) há pouco tempo. E tudo isso conta nestes jogos em que se tornaram os prémios cinematográficos da indústria e critica norte-americana.

 

Com essa interrogação no ar (apesar da esmagadora maioria dos criticos continue a apostar no filme dos Coen como uma certeza absoluta) resta analisar as cartas que já estão, efectivamente na mesa. The King´s Speech, The Social Network e 127 Hours partem na pole-position, cada qual com as suas armas. O primeiro, drama britânico com classe e interpretações de primeiro nível, é o producto oscarizável por excelência. Da obra de Fincher destaca-se o argumento de Sorkin e a frescura narrativa de um autor que costuma preferir o risco à certeza. E o murro no estomago que significa o regresso do já ungido Danny Boyle acenta, sobretudo, na coragem interpretativa de um surpreendente James Franco.

 

Três filmes que darão que falar, certamente, mas que não resumem o ano, nem de longe nem de perto.

Veremos a importância de Scorsese (Shutter Island), Eastwood (Hereafter), Weir (The Way Back), Affleck (The Town), ArOnofsky (Black Swan), Leigh (Another Year) e de um duo de mulheres que dará que falar (Lisa Chodolenko Debra Granik) depois do ano histórico que significou o quebrar de uma barreira na corrida aos Óscares. Nomes próprios de autores e obras a que há que juntar o leque imenso de actores, argumentistas e técnicos por detrás das obras mais marcantes do ano.

 

A viagem começa hoje!

 


Autor Miguel Lourenço Pereira às 14:41
Link do texto | Comentar | favorito

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

.Fundamental.

EnfoKada

.Janeiro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


.Ultimas Reviews

Midnight in Paris -
The Ides of March -
A Dangerous Method -
Tinker Taylor Soldier Spy -
Drive -

.Classificação

Excelente-
Muito Bom-
Bom -
Aceitável-
Evitar-

.Pesquisa

 

.Ultimas Actualizações

. Por uma definição justa d...

. Oscarwatch - Melhor Filme...

. Oscarwatch - Melhor Argum...

. Oscarwatch - Melhor Actor...

. Oscarwatch - Melhor Actri...

.Do Autor

Em Jogo

.Categorias

. biografias

. cinema

. corpos...

. estreias

. festivais

. historia opinião

. mitos

. noticias

. obituario

. opinião

. oscares

. oscarwatch 2008

. oscarwatch 2009

. oscarwatch 2010

. oscarwatch 2011

. premios

. reviews

. rostos

. that´s the movies

. trailers

. todas as tags

.Blogs

35mm
7CineArt
A Gente Não Vê
A Última Sessão
Action Screen
Alternative Prision
Ante-Cinema
Antestreia
A Última Sessão
Avesso dos Ponteiros
Bela Lugosi is Dead
Blockbusters
Cantinho das Artes
Cine31
CineBlog
CineLover
CinemeuBlog
CineObservador
CineRoad
CineLotado
Cinema is My Life
Cinema Notebook
Cinema´s Challenge
Cinema Xunga
Cinematograficamente Falando
CinePT
Close Up
Cria o teu Avatar
Depois do Cinema
Dial P for Popcorn
Ecos Imprevistos
Estúpido Maestro
Febre 7 Arte
Final Cut
Grandes Planos
Gonn1000
Grand Temple
High Fidelity
In a Lonely Place
Jerry Hall Father
Keyser Soze´s Place
Maus da Fita
Movie Wagon
Mullolhand CineLog
My One Thousand Movies
My SenSeS
Noite Ameriana
Ordet
O Homem que Sabia Demasiado
O Sétimo Continente
Os Filmes da Gema
Pixel Hunt
Pocket Cinema
Portal do Cinema
Royale With Cheese
Split Screen
The Extraordinary Life of Steed
Um dia Fui ao Cinema
Voice Cinema



.Sites

c7nema
CineCartaz
Cine Estação
Cinema2000
Cinema-PT Gate
DVD Mania
DvD.pt
Em Cena
Lotação Esgotada
Cine História
Cinemateca Lisboa
Eu sou Cinéfilo
Portal Cinema

American Film Institute
British Film Institute
Cahiers du Cinema
Cinémathèque Francaise
Directors Guild of America
Internet Movie Database
Motion Picture Association
Screen Actors Guild
Screen Writers Guild
Sight and Sound
Telerama

Box Office Mojo
Coming Soon
Dark Horizons
Hollywood Reporter
JoBlo
Latino Review
Movie Poster

Premiere
Rope of Silicone
Rotten Tomatoes
Slash Film

Sun Times Chicago

Variety

.Premios e Festivais

Cesares
European Film Awards

Golden Globes
Goya

Oscares

Animation Film Fest
European Film Festival
Festival de Berlim
Festival de Cannes
Festival de S. Sebastian
Festival de Sundance
Festival de Veneza
Roma Film Festival
São Paulo Film Fest
Sitges Film Festival
Toronto Film Festival

Algarve Film Festival
Ao Norte!
Avanca
Black and White
Caminhos
Cinamina
Corta!
Curtas Vila do Conde
DOCLisboa
Fantasporto
FamaFest

Festroia

FIKE
Funchal Film Fest
Imago
Indie Lisboa
Ovar Video

.Oscarwatchers

And the Winner is...
Awards Daily
In Contention
Golden Derby
MCN Weeks
The Envelop
The Carpetbagger
Thompson on Hollywood

.Arquivos

. Janeiro 2013

. Fevereiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

.subscrever feeds