Sexta-feira, 21 de Janeiro de 2011

Oscarwatch 2010 - Categorias Técnicas

São, como sempre, estas as categorias que vão engordar (ou não) a conta final dos ganhadores. Prémios técnicos que visam premiar os melhores artesões do meio mas que são também, não nos enganemos, formas da Academia reforçar o peso dos filmes que realmente considerou como mais importantes durante o ano.

 

Por tudo isso é fácil antecipar que The Social Network, Inception, The King´s Speech, True Grit e Black Swan sejam os filmes omnipresentes na maioria destas seis categorias que poderão também abrir a porta a alguma surpresa pontual, como pode ser a única nomeação de Hereafter ou de Harry Potter and the Deathly Hallows.

 

Siga o espectáculo!

 

Melhor Montagem

 

Categoria chave como poucas, todos os conhecedores da realidade norte-americana sabem que o Óscar à Melhor Montagem é uma antevisão clara do que podemos esperar quando se anuncie o grande prémio. É aqui onde encontramos os máximos favoritos e será aqui onde encontraremos os grandes vencedores. The Social Network, The King´s Speech e Black Swan partem com vantagem enquanto que The Fighter e Inception lutarão com True Grit e Toy Story 3 pelas restantes vagas.

 

E os nomeados são?

The Social Network

The King´s Speech

Black Swan

The Fighter

Inception

 

Alternativas

True Grit

 

 

 

 

Melhor Fotografia

 

Uma das categorias onde a beleza muitas vezes supera a fama do filme. Os trabalhos icónicos de fotografia da última década quase sempre tiveram a merecida recompensa e a luta por uma estatueta dourada em 2011 vai voltar a estar ao rubro, particularmente entre os tons claros de True Grit e 127 Hours e a escuridão de Inception e Black Swan. Os dois grandes candidatos do ano, The King´s Speech e The Social Network, com trabalhos mais sóbrios, lutarão pela quinta vaga. Dod Mantle, Pfister e Deakins lutam pelo reconhecimento dos seus pares.

 

E os nomeados são?

Inception

True Grit

Black Swan

The King´s Speech

127 Hours

 

Alternativas

The Social Network

 

 

 

 

Melhor Guarda-Roupa

 

Cinco candidatos para um prémio que visa habitualmente reconhecer o trabalho de recriação de uma época em concreto. O design fantástico de Alice in Wonderland compete com o inovador e alternativo Burlesque, o ritmo das bailarinas de Black Swan ou o voltar atrás no tempo de True Grit e The King´s Speech. O inglês The Tempest e o norte-americano Shutter Island, correm atrás do prejuizo.

 

E os nomeados são?

Alice in Wonderland

Black Swan

The King´s Speech

Burlesque

True Grit

 

Alternativas

Shutter Island

 

 

 

 

Melhor Maquilhagem

 

A icónica pala no olho, o imaginário mundo de CS Lewis dez anos depois e a reconstrução de um dos grandes mitos do cinema de terror. Três projectos com um objectivo claro e que partem com clara vantagem. Na estela, os refugiados de The Way Back e o mundo dos ringues em The Fighter.

 

E os nomeados são?

Alice in Wonderland

True Grit

The Wolfman

 

Alternativas

The Way Back

 

 

 

Melhor Direcção Artistica

 

Recriar o espaço e a sequência em movimento é sempre um processo complexo. Dos palácios reais em The King´s Speech à frescura dos palcos em Black Swan sem esquecer o mundo dos sonhos de Inception e o mundo do outro lado do espelho de Alice in Wonderland, deverá sair o filme ganhador. Shutter Island, True Grit e TRON Legacy, as grandes surpresas para a quinta vaga.

 

E os nomeados são?

Inception

The King´s Speech

Black Swan

Alice in Wonderland

True Grit

 

Alternativas

Shutter Island

 

 

 

 

Melhor Efeitos Especiais

 

Será a Academia capaz de se esquecer do genial trabalho de Eastwood para apenas se lembrar do seu icónico tsunami? Tudo parece possivel e Hereafter é candidato a uma forte surpresa numa categoria onde Inception e Harry Potter deverão ser entradas seguras e TRON e Alice in Wonderland, surpresas menores.

 

E os nomeados são?

Inception

Harry Potter and the Deathly Hallows

Hereafter

 

Alternativas

Alice in Wonderland

 

 

 

 

Categorias:

Autor Miguel Lourenço Pereira às 14:07
Link do texto | Comentar | favorito
4 comentários:
De Diva Gando a 29 de Janeiro de 2011 às 20:07
Muito interessantes as tuas previsões. E não fugiram muito à realidade. ;)

Mas gostaria que me explicasses as diferenças entre estas categorias técnicas e quais são os critérios para a escolha destes nomeados.
Eu nunca soube muito bem o que é direcção artística, fotografia e sempre tive dificuldade em distinguir mistura de som de edição de som.
Já agora, no prémio de Montagem, avaliam só a edição de vídeo ou a montagem no seu todo (som, imagem, etc.)?

Se não for uma grande chatice responder-me agradecia bastante :P
obrigada


De Miguel Lourenço Pereira a 31 de Janeiro de 2011 às 08:21
Cara Divagando

Não é chatice nenhuma. Para os Óscares nomeiam os mais de 5 mil membros da Academia e cada qual nomeia na sua área. Ou seja, um actor só nomeia actores, um editor só nomeia editores e todos nomeiam para o prémio de Melhor Filme.

Isso indica que cada área recebe nomeações exclusivamente dos profissionais do sector o que nos diz que eles sabem, ou deveriam saber, o que estão a fazer.

Quanto às categorias, grosso o modo, é fácil ver que Fotografia é o trabalho visual (a cor, os tons, o uso da luz e das sombras), a Direcção Artistica é o trabalho de recriação de cenários, reais, imaginários, naturais ou humanos, da mesma forma que a Maquilhagem e Guarda-Roupa falam por si.

As categorias sonoras devidem-se em Mistura (utilização de efeitos especiais sonoros como tiros, gritos..) e Edição (que é responsável pelo trabalho de coordenaçao entre som e imagem).

Por fim o Óscar de Edição é importante porque é responsável por editar todo o filme, segundo as indicações do realizador, do genérico incial ao final, pautando o ritmo, as cenas, a conjugaçao som/imagem e os diferentes planos filmados nas rodagens.

um abraço


De Diva Gando a 1 de Fevereiro de 2011 às 23:48
Muito obrigada pela resposta :D


De Miguel Lourenço Pereira a 2 de Fevereiro de 2011 às 08:17
De nada ;-)


Comentar post

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

.Fundamental.

EnfoKada

.Janeiro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


.Ultimas Reviews

Midnight in Paris -
The Ides of March -
A Dangerous Method -
Tinker Taylor Soldier Spy -
Drive -

.Classificação

Excelente-
Muito Bom-
Bom -
Aceitável-
Evitar-

.Pesquisa

 

.Ultimas Actualizações

. Por uma definição justa d...

. Oscarwatch - Melhor Filme...

. Oscarwatch - Melhor Argum...

. Oscarwatch - Melhor Actor...

. Oscarwatch - Melhor Actri...

.Do Autor

Em Jogo

.Categorias

. biografias

. cinema

. corpos...

. estreias

. festivais

. historia opinião

. mitos

. noticias

. obituario

. opinião

. oscares

. oscarwatch 2008

. oscarwatch 2009

. oscarwatch 2010

. oscarwatch 2011

. premios

. reviews

. rostos

. that´s the movies

. trailers

. todas as tags

.Blogs

35mm
7CineArt
A Gente Não Vê
A Última Sessão
Action Screen
Alternative Prision
Ante-Cinema
Antestreia
A Última Sessão
Avesso dos Ponteiros
Bela Lugosi is Dead
Blockbusters
Cantinho das Artes
Cine31
CineBlog
CineLover
CinemeuBlog
CineObservador
CineRoad
CineLotado
Cinema is My Life
Cinema Notebook
Cinema´s Challenge
Cinema Xunga
Cinematograficamente Falando
CinePT
Close Up
Cria o teu Avatar
Depois do Cinema
Dial P for Popcorn
Ecos Imprevistos
Estúpido Maestro
Febre 7 Arte
Final Cut
Grandes Planos
Gonn1000
Grand Temple
High Fidelity
In a Lonely Place
Jerry Hall Father
Keyser Soze´s Place
Maus da Fita
Movie Wagon
Mullolhand CineLog
My One Thousand Movies
My SenSeS
Noite Ameriana
Ordet
O Homem que Sabia Demasiado
O Sétimo Continente
Os Filmes da Gema
Pixel Hunt
Pocket Cinema
Portal do Cinema
Royale With Cheese
Split Screen
The Extraordinary Life of Steed
Um dia Fui ao Cinema
Voice Cinema



.Sites

c7nema
CineCartaz
Cine Estação
Cinema2000
Cinema-PT Gate
DVD Mania
DvD.pt
Em Cena
Lotação Esgotada
Cine História
Cinemateca Lisboa
Eu sou Cinéfilo
Portal Cinema

American Film Institute
British Film Institute
Cahiers du Cinema
Cinémathèque Francaise
Directors Guild of America
Internet Movie Database
Motion Picture Association
Screen Actors Guild
Screen Writers Guild
Sight and Sound
Telerama

Box Office Mojo
Coming Soon
Dark Horizons
Hollywood Reporter
JoBlo
Latino Review
Movie Poster

Premiere
Rope of Silicone
Rotten Tomatoes
Slash Film

Sun Times Chicago

Variety

.Premios e Festivais

Cesares
European Film Awards

Golden Globes
Goya

Oscares

Animation Film Fest
European Film Festival
Festival de Berlim
Festival de Cannes
Festival de S. Sebastian
Festival de Sundance
Festival de Veneza
Roma Film Festival
São Paulo Film Fest
Sitges Film Festival
Toronto Film Festival

Algarve Film Festival
Ao Norte!
Avanca
Black and White
Caminhos
Cinamina
Corta!
Curtas Vila do Conde
DOCLisboa
Fantasporto
FamaFest

Festroia

FIKE
Funchal Film Fest
Imago
Indie Lisboa
Ovar Video

.Oscarwatchers

And the Winner is...
Awards Daily
In Contention
Golden Derby
MCN Weeks
The Envelop
The Carpetbagger
Thompson on Hollywood

.Arquivos

. Janeiro 2013

. Fevereiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

.subscrever feeds