Terça-feira, 22 de Fevereiro de 2011

Oscarwatch 2010 - Categorias Sonoras

São quatro estatuetas douradas que dão cor e som à noite do Kodak Theather.

Este ano esperam-se, outra vez, polémicas sobre os temas que subirão ao palco mais do que, propriamente, sobre os ganhadores. Não se prevêm vencedores repetidos e se The Social Network quer, realmente, rivalizar com The King´s Speech, pode começar aqui a afiar os dentes. A banda sonora de Trent Reznor terá pela frente a bela partitura de Alexander Desplat. Um duelo que espelha bem o ritmo com que se viverá, em máximas pulsações, a noite das estatuetas douradas.

 

 

 

 

 

MELHOR BANDA SONORA

 

Numa das categorias de maior glamour da noite, o duelo entre The King´s Speech e The Social Network abre também portas a Inception, tido genericamente como o terceiro filme em discórdia deste ano cinematográfico. Três notáveis trabalhos musicais que pautam, cada qual à sua medida, o ritmo dos seus filmes. Do classicismo supremo de Desplat ao tom alternativo que Reznor e Fincher tentaram imprimir a The Social Network deverá sair o ganhador. Mas é impossível esquecer a brutalidade sonora que acompanha cada frame de Inception, trabalho memorável de Thomas Newton.

 

Um trio de luxo que relega para um segundo plano os ritmos nativos de 127 Hours (de novo a dupla Boyle-Rahman) e o espirito mais juvenil de How to Train Your Dragon (óptima partitura de John Powell) e que concentrará todas as atenções.

 

Se a popularidade de The King´s Speech é real - e muitos começam a duvidá-lo (mas afinal, não é assim todos os anos?), esta estatueta devia abrir caminho a uma noite de consagração com mais de meia dúzia de Óscares no bolso. Se The Social Network consegue um inesperado comeback (depois de já ter sido o lider da corrida durante largos meses), vencer aqui seria um sinal notável de inflecção. Se, por algum acaso, a Academia se esquecesse da corrida principal e se concentra no som, a vitória de Inception é possível o que tornaria o filme de Christopher Nolan no rei das categorias técnicas, um cenário que não é, de todo, descabelado.

 

E o Óscar vai para - The King´s Speech (Alexander Desplat)

E a Surpresa é - Thomas Newton (Inception)

E o Óscar Devia ir para - Thomas Newton (Inception)

 


 

MELHOR TEMA

 

É uma categoria à parte que os analistas nunca souberam interpretar dentro do espirito que rodeia a corrida aos Óscares. Já serviu para confirmar nomes extremamente mediáticos como para causar profundas surpresas quando algumas das estrelas ficam de cara azeda nos seus lugares e vêm um candidato surpresa emergir como ganhador.

 

Na edição de 2010 a Academia recuperou alguns dos seus chichés.

Há música country (cortesia de Gwyneth Paltrow e do seu Coming Home do filme Country Song), há músicas de filmes animados (Tangled, da Disney, com I See the Light e We Belong Together de Toy Story 3) e um representante do top 10, candidato a melhor filme, neste caso 127 Hours e o poético If I Rise.

 

Sem favoritismos pode-se esperar um pouco de tudo. A nossa aposta vai para o filme da Pixar, um dos mais amados do ano num género sempre popular nesta categoria em concreto. Mas não surpreenderia ninguém que o filme de Danny Boyle conseguisse aqui o seu único trofeu da noite.

 

E o Óscar vai para - Toy Story 3 (We Belong Together)

E a Surpresa é - Tangled (I See the Light)

E o Óscar Devia ir para - 127 Hours (If I Rise)

 

 

 

 

MELHOR EDIÇÃO SOM

 

A edição sonora faz parte de um trabalho fundamental de coordenação entre som e imagem e dentro das categorias técnicas é, claramente, uma das mais importantes. Por pouco mediatismo que acarrete. Desde a introdução definitiva do som no cinema contemporâneo, a coordenação e montagem sonora é chave para um filme se transformar em algo mais do que celuloide em movimento.

 

Na corrida este ano a luta está entre dois filmes que exploram muito bem a relação entre o som e o silência. Desde o Oeste Selvagem de True Grit aos subterrâneos da mente humana em Inception, torna-se perceptivel que mais do que a belissima imagem de ambos os filmes (talvez os dois melhores cinematografados do ano) há também um profundo respeito pela descrição sonora. Um pulso durissimo entre dois filmes igualmente merecedores e que levam vantagem sobre o resto da concorrência, mais convencional (Toy Story 3 e Unstoppable) e mais ousada (TRON Legacy).

 

E o Óscar vai para -True Grit

E a Surpresa é - Inception

E o Óscar Devia ir para - Inception

 

 

 

 

MELHOR SOM

 

Apesar de ser visto como um filme convencional o trabalho técnico de The King´s Speech é primoroso e circula, como não podia deixar de ser, à volta do som que sai (ou não sai) da voz de "Bertie" (Jorge VI). Um trabalho de suspense auditivo tremendo que poderá entrar para a galeria de prémios conquistados pelo filme de Tom Hooper. Isso significaria, sobretudo, uma passadeira vermelha a The King´s Speech. Mas não deixa de ser um cenário complicado. Porque há Inception.

 

Se Nolan não convenceu a Academia a abrir as portas ao filme nas categorias de maior prestigio (Realizador, Actor, Actriz Secundária, Montagem), a verdade é que o ousado blockbuster estival continua a ser visto como o rei das categorias técnicos e não é nada improvável que some duas ou três estatuetas ao largo da noite. Esta seria a mais provável de todas.

 

Também nomeados, Salt, True Grit e The Social Network terão uma labor complexa para mudar à última hora uma tendência que vem sendo confirmada pelos diversos prémios técnicos e criticos ao filme de Nolan ou ao "momento" que atravessa a obra de Hooper.

 

E o Óscar vai para - Inception

E a Surpresa é - The King´s Speech

E o Óscar Devia ir para - Inception

 



Autor Miguel Lourenço Pereira às 13:24
Link do texto | favorito
Comentar:

Mais

Comentar via SAPO Blogs

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

.Fundamental.

EnfoKada

.Janeiro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


.Pesquisa

 

.Ultimas Actualizações

. Por uma definição justa d...

. Oscarwatch - Melhor Filme...

. Oscarwatch - Melhor Argum...

. Oscarwatch - Melhor Actor...

. Oscarwatch - Melhor Actri...

.Do Autor

Em Jogo

.Categorias

. biografias

. cinema

. corpos...

. estreias

. festivais

. historia opinião

. mitos

. noticias

. obituario

. opinião

. oscares

. oscarwatch 2008

. oscarwatch 2009

. oscarwatch 2010

. oscarwatch 2011

. premios

. reviews

. rostos

. that´s the movies

. trailers

. todas as tags

.Blogs

35mm
7CineArt
A Gente Não Vê
A Última Sessão
Action Screen
Alternative Prision
Ante-Cinema
Antestreia
A Última Sessão
Avesso dos Ponteiros
Bela Lugosi is Dead
Blockbusters
Cantinho das Artes
Cine31
CineBlog
CineLover
CinemeuBlog
CineObservador
CineRoad
CineLotado
Cinema is My Life
Cinema Notebook
Cinema´s Challenge
Cinema Xunga
Cinematograficamente Falando
CinePT
Close Up
Cria o teu Avatar
Depois do Cinema
Dial P for Popcorn
Ecos Imprevistos
Estúpido Maestro
Febre 7 Arte
Final Cut
Grandes Planos
Gonn1000
Grand Temple
High Fidelity
In a Lonely Place
Jerry Hall Father
Keyser Soze´s Place
Maus da Fita
Movie Wagon
Mullolhand CineLog
My One Thousand Movies
My SenSeS
Noite Ameriana
Ordet
O Homem que Sabia Demasiado
O Sétimo Continente
Os Filmes da Gema
Pixel Hunt
Pocket Cinema
Portal do Cinema
Royale With Cheese
Split Screen
The Extraordinary Life of Steed
Um dia Fui ao Cinema
Voice Cinema



.Sites

c7nema
CineCartaz
Cine Estação
Cinema2000
Cinema-PT Gate
DVD Mania
DvD.pt
Em Cena
Lotação Esgotada
Cine História
Cinemateca Lisboa
Eu sou Cinéfilo
Portal Cinema

American Film Institute
British Film Institute
Cahiers du Cinema
Cinémathèque Francaise
Directors Guild of America
Internet Movie Database
Motion Picture Association
Screen Actors Guild
Screen Writers Guild
Sight and Sound
Telerama

Box Office Mojo
Coming Soon
Dark Horizons
Hollywood Reporter
JoBlo
Latino Review
Movie Poster

Premiere
Rope of Silicone
Rotten Tomatoes
Slash Film

Sun Times Chicago

Variety

.Premios e Festivais

Cesares
European Film Awards

Golden Globes
Goya

Oscares

Animation Film Fest
European Film Festival
Festival de Berlim
Festival de Cannes
Festival de S. Sebastian
Festival de Sundance
Festival de Veneza
Roma Film Festival
São Paulo Film Fest
Sitges Film Festival
Toronto Film Festival

Algarve Film Festival
Ao Norte!
Avanca
Black and White
Caminhos
Cinamina
Corta!
Curtas Vila do Conde
DOCLisboa
Fantasporto
FamaFest

Festroia

FIKE
Funchal Film Fest
Imago
Indie Lisboa
Ovar Video

.Oscarwatchers

And the Winner is...
Awards Daily
In Contention
Golden Derby
MCN Weeks
The Envelop
The Carpetbagger
Thompson on Hollywood

.Arquivos

. Janeiro 2013

. Fevereiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

.subscrever feeds