Sexta-feira, 16 de Janeiro de 2009

Oscarwatch 2008 - Categorias Técnicas I

Quando se fala em Óscares, habitual o enfoque é colocado nas categorias com maior prestigio e glamour. Ou seja, o campo onde habitam a estrelas da constelação. Pouco protagonismo é dado às categorias técnicas que, não são somente os responsáveis por engrossar a lista dos ganhadores (como os 13 Óscares de The Return of the King ou Titanic), mas são igualmente a base imperceptível do sucesso de um filme. A Academia entrega estatuetas douradas em 10 categorias consideradas técnicas. Aqui ficam as previsões em cada uma delas.

 

MONTAGEM (EDIÇÃO)

 

É considerada uma das categorias chave para conhecer o melhor filme do ano, apesar de não ser uma condição indispensável (basta olhar para o ano passado). Nesta categoria premeia-se o trabalho de melhor edição ou montagem num filme. Uma categoria muito do gosto dos cinéfilos norte-americanos (que preferem filmes assumidamente dinâmicos) e que é habitualmente entregue ao filme do ano, ou então, a um dos filmes de acção ou dinamismo que mais se destacaram ao largo da temporada, mesmo que tenho menor prestigio. A eleição é habitualmente muito similar entre os ACE (American Cinema Editors) e os Óscares, já que a nata do meio pertencem à Academia. A diferença é que os Eddies são compostos por dez filmes nomeados. Na edição de este ano o mais provável é seguir a tendência habitual, ou seja, encontrar os cinco filmes nomeados a melhor filme nesta categoria. De momento os grandes favoritos são The Curious Case of Benjamin Button e Slumdog Millionaire com The Dark Knight na pista directa. Quanto aos restantes nomeados, o mais provável é que sejam Milk e Frost/Nixon (os outros grandes favoritos a arcar o maior número de nomeações). Mas cuidado com The Wrestler, um dos filmes mais sobrestimados do ano, e que pode surpreender.  

 

Previsão

The Curious Case of Benjamin Button (Kirk Baxter/Angus Wall) – Uma das armas do filme de Fincher

Slumdog Millionaire (Chris Dickens) - Mantém o ritmo dinamico da aventura indiana de Boyle

The Dark Knight (Lee Smith) – Trabalho de cortar a respiração

Frost/Nixon (Daniel P. Hanley/Mike Hill) – É um dos filmes mais mexidos e apaixonantes do ano graces à sua edição

Milk (Elliot Graham) – Explora a vertente documental e os flashbacks bastante bem

 

Surpresa

The Wrestler – Num filme sobre boxe a edição é sempre um dos pontos fortes. Se o filme é bom claro!

 

CINEMATOGRAFIA (FOTOGRAFIA)

 

Outro dos prémios mais sobreavaliados pelo grande público e um dos melhores espelhos da qualidade cinematográfica, é o de Melhor Cinematografia (Fotografia). Desde sempre que o trabalho fotografia funcionou como base do sucesso de um filme e este prémio é habitualmente entregue ao filme mais artístico do ano (a não ser que estejamos num daqueles anos de avalanches de um só filme). Para a edição de 2008 há uma dupla curiosidade. A primeira é a possível nomeação do português Eduardo Serra, pelo seu trabalho em Defiance. Não é um dos favoritos (falhou a nomeação para a sua Guilda), mas é um dos melhores trabalhos do ano e terá de ter sido sempre em linha de conta. Quanto a Roger Deakins, o eterno director de fotografia sempre nomeado e nunca ganhador, volta à carga este ano com mais dois filmes. A ver se é desta.

 

Previsões

The Dark Knight (Wally Pfister) - Um trabalho alucinante de um génio como é Pfister

Slumdog Millionaire (Anthony Dod Mantle) - Um filme cheio de cor e dinamismo

Revolutionary Road (Roger Deakins) - Retrato sóbrio ao estilo de Deakins

The Curious Case of Benjamin Button (Claudio Miranda) - Do claro-escuro à efusão de cores, uma paleta infindável

Eduardo Serra (Defiance) - Possivel nomeação para Portugal. Um técnico do mais competente que há.

 

Surpresa

The Reader (Chris Menges/Roger Deakins) - Deakins tentará uma segunda nomeação.

 

DIRECÇÃO ARTISTICA

 

A arte de recrear sempre foi um dos pontos fantásticos do cinema. Dos grandes cenários épicos aos locais mais intimistas, tudo passa por um elevado trabalho de pormenorização ao mais ínfimo detalhe. O Óscar de Melhor Direcção Artística funciona habitualmente bem com filmes de época, já que a dificuldade é acrescida. Este ano os quinze filmes nomeados aos ADG complicam os cálculos, mas há filmes que partem claramente na linha da frente. É o caso de The Dark Knight (excelente recriação de Gotham City), The Curious Case of Benjamin Button e The Changeling. Também dramas de mediados do século XX costumam funcionar bem, como é o caso este ano de Milk, Frost/Nixon e Revolutionary Road. E claro, os filmes de acção e aventura, casos de Hellboy II e Indiana Jones estão aqui como peixes na água.

 

Previsões

The Curious Case of Benjamin Button (Donald Graham Burt/Victor Zolfo) – Reconstrução do fantástico mundo de Ben Button que vai de 1918 até aos anos 60.

Changeling (James Murakami/Gary Fettis) – Perfeita recriação da “Cidade dos Anjos” dos anos 20

Milk (Bill Groom/Barbara Munch) – A dupla dá vida ao Castro, um dos bairros emblemáticos de S. Francisco

Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull (Guy Dias/Larry Dias) – Selva amazónica, cenários épicos, tipico de Jones

Revolutionary Road (Debra Shut/Kristin Zea) - A vida nos suburbios pós-II Guerra Mundial reconstruido ao milimetro.

 

Surpresa

Frost/Nixon (Michael Corenblith/Susan Benjamin) – Notáveis decors e uma estrutura sólida do principio ao fim

 

MELHOR GUARDA ROUPA

 

O trabalho de reconstrução de um guarda-roupa é uma das pedras bases para a veracidade de qualquer narrativa. Longe vão os dias dos westerns de Série B onde os protagonistas vestiam as Levis da moda. Para que um filme resulte verosímil é preciso cuidar ao mínimo detalhe. E a roupa não é excepção. Uma vez mais, quando mais complexa é a pesquisa e recriação, mais é o nível de exigência. Daí que os filmes contemporâneos partam em clara desvantagem para os filmes de época ou mesmo os relatos fantásticos. É o caso de The Curious Case of Benjamin Button que arranca como favorito nesta categoria sempre complexa.

 

Previsões

The Curious Case of Benjamin Button (Jaqueline West) – Guarda roupa de época recriado à perfeição

Milk (Danny Glicker) – Desde o vestuário hippie dos anos 60 ao traje de rigor dos 70, tudo cuidado à minima

The Duchess (Michael O´Connor) – A Inglaterra do século XVIII é sempre o cenário ideal para o talento de “monstros” como O`Connor.

Revolutionary Road (Albert Wolsky) – Nos suburbios norte-americanos dos anos 50 a roupa definia a classe social de cada um

Changeling (Deborah Hopper) – Angelina Jolie vestida como Mary Pickford. Excelente trabalho de Hopper, cuidado como sempre à minima.

 

Surpresa

The Dark Knight (Lindy Hemming) – Fantástico e ao mesmo tempo engenhoso. Não fica atrás de nenhum dos favoritos.

  

 MELHOR MAQUILHAGEM

  

Reduzidos já a sete pré-nomeados, nesta categoria só três filmes chegam à cerimónia.

Entre a caracterização de Joker (idealizada pelo próprio Ledger), o trabalho de construção de Benjamin Button e a transformação de Kate Winslet, encontram-se os favoritos. Mas a subjectividade de uma boa maquilhagem (há quem prefira Hellboy há quem vá votar declaradamente em Tropic Thunder) complica as contas como há muitos anos não se via.

 

Previsões

The Curious Case of Benjamin Button – Recriar uma história como a de Benjamin Button é um desafio fascinante. Cumpre com juros.

Synedoch, New York – Adivinhar quem está por detrás de cada personagem é um jogo fascinante.

Tropic Thunder – Dirk Lazarus=Robert Downey Jr? Um productor careca e com o torso peludo=Tom Cruise? Ver para crer.

 

Surpresa

The Reader – Kate Winslet envelhece com mestria.

Categorias:

Autor Miguel Lourenço Pereira às 04:57
Link do texto | Comentar | favorito
2 comentários:
De Tiago Ramos a 16 de Janeiro de 2009 às 14:14
Gosto sempre de ler os teus textos sobre as previsões para os Óscares. E numa altura em que todos falam sobre as categorias principais, é sempre refrescante ler artigos sobre as categorias mais técnicas.
Parabéns pelo trabalho.


De Miguel Lourenço Pereira a 16 de Janeiro de 2009 às 15:43
Viva Tiago,

Obrigado. Até às vesperas das nomeações vou tentar fazer um apanhado de todas as categorias, sejam técnicas, documentais, ou as chamadas categorias principais. Porque todas elas tem o seu interesse e o seu valor. Na vespera da cerimonia será o mesmo, posso-te desde já adiantar.

E aliás, quando há filmes tão fascinantes no apartado técnico, dá tanto gosto escrever sobre uma excelente fotografia como uma excelente performance.

Um abraço


Comentar post

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

.Fundamental.

EnfoKada

.Janeiro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


.Ultimas Reviews

Midnight in Paris -
The Ides of March -
A Dangerous Method -
Tinker Taylor Soldier Spy -
Drive -

.Classificação

Excelente-
Muito Bom-
Bom -
Aceitável-
Evitar-

.Pesquisa

 

.Ultimas Actualizações

. Por uma definição justa d...

. Oscarwatch - Melhor Filme...

. Oscarwatch - Melhor Argum...

. Oscarwatch - Melhor Actor...

. Oscarwatch - Melhor Actri...

.Do Autor

Em Jogo

.Categorias

. biografias

. cinema

. corpos...

. estreias

. festivais

. historia opinião

. mitos

. noticias

. obituario

. opinião

. oscares

. oscarwatch 2008

. oscarwatch 2009

. oscarwatch 2010

. oscarwatch 2011

. premios

. reviews

. rostos

. that´s the movies

. trailers

. todas as tags

.Blogs

35mm
7CineArt
A Gente Não Vê
A Última Sessão
Action Screen
Alternative Prision
Ante-Cinema
Antestreia
A Última Sessão
Avesso dos Ponteiros
Bela Lugosi is Dead
Blockbusters
Cantinho das Artes
Cine31
CineBlog
CineLover
CinemeuBlog
CineObservador
CineRoad
CineLotado
Cinema is My Life
Cinema Notebook
Cinema´s Challenge
Cinema Xunga
Cinematograficamente Falando
CinePT
Close Up
Cria o teu Avatar
Depois do Cinema
Dial P for Popcorn
Ecos Imprevistos
Estúpido Maestro
Febre 7 Arte
Final Cut
Grandes Planos
Gonn1000
Grand Temple
High Fidelity
In a Lonely Place
Jerry Hall Father
Keyser Soze´s Place
Maus da Fita
Movie Wagon
Mullolhand CineLog
My One Thousand Movies
My SenSeS
Noite Ameriana
Ordet
O Homem que Sabia Demasiado
O Sétimo Continente
Os Filmes da Gema
Pixel Hunt
Pocket Cinema
Portal do Cinema
Royale With Cheese
Split Screen
The Extraordinary Life of Steed
Um dia Fui ao Cinema
Voice Cinema



.Sites

c7nema
CineCartaz
Cine Estação
Cinema2000
Cinema-PT Gate
DVD Mania
DvD.pt
Em Cena
Lotação Esgotada
Cine História
Cinemateca Lisboa
Eu sou Cinéfilo
Portal Cinema

American Film Institute
British Film Institute
Cahiers du Cinema
Cinémathèque Francaise
Directors Guild of America
Internet Movie Database
Motion Picture Association
Screen Actors Guild
Screen Writers Guild
Sight and Sound
Telerama

Box Office Mojo
Coming Soon
Dark Horizons
Hollywood Reporter
JoBlo
Latino Review
Movie Poster

Premiere
Rope of Silicone
Rotten Tomatoes
Slash Film

Sun Times Chicago

Variety

.Premios e Festivais

Cesares
European Film Awards

Golden Globes
Goya

Oscares

Animation Film Fest
European Film Festival
Festival de Berlim
Festival de Cannes
Festival de S. Sebastian
Festival de Sundance
Festival de Veneza
Roma Film Festival
São Paulo Film Fest
Sitges Film Festival
Toronto Film Festival

Algarve Film Festival
Ao Norte!
Avanca
Black and White
Caminhos
Cinamina
Corta!
Curtas Vila do Conde
DOCLisboa
Fantasporto
FamaFest

Festroia

FIKE
Funchal Film Fest
Imago
Indie Lisboa
Ovar Video

.Oscarwatchers

And the Winner is...
Awards Daily
In Contention
Golden Derby
MCN Weeks
The Envelop
The Carpetbagger
Thompson on Hollywood

.Arquivos

. Janeiro 2013

. Fevereiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

.subscrever feeds