Sexta-feira, 16 de Janeiro de 2009

Oscarwatch 2008 - Categorias Técnicas II

(Continuação)

 

MELHOR EFEITOS VISUAIS

 

Herdeiro do universo de Star Wars ou das próprias recriações do cinema de ficção-cientifica dos anos 50, o Óscar de Efeitos Visuais é uma das mais recentes categorias a ser acrescentada à cerimónia. São três os filmes nomeáveis e foi já delimitada uma pré-lista de sete filmes. Os favoritos voltam a ser The Curious Case of Benjamin Button e The Dark Knight, com os mais populares Hellboy e Iron Man a perseguir uma valiosa nomeação.

 

Previsões

The Curious Case of Benjamin Button - Um espantoso Brad Pitt envelhecido até ao limite é a imagem de marca desta delirante aventura.  

The Dark Knight - Espectaculares sequencias de acção e momentos de cortar a respiração do filme do ano.

Iron Man - Um inesperado sucesso, Iron Man é desses filmes que visualmente impactam.

 

Surpresa

Hellboy II - O primeiro filme já tinha deixado antecipar o que veio aqui. Espantosos efeitos do primeiro ao último minuto. Tem em contra a novidade de Iron Man e o peso de TDK.

 

MELHOR EFEITOS SONOROS

 

Desde que surgiu em The Jazz Singer que o som se tornou no veiculo de linguagem preferencial do cinema Americano, o mais capaz em utilizar esta ferramenta que se tornou, tal como no dia a dia, básica para comunicar. No entanto o Óscar de Melhor Efeitos Sonoros destaca menos a voz e mais as explosões, os rangeres e os golpes de efeito. E claro, aqui há um pouco de tudo, desde o apaixonante mundo de WALL-E até às aventuras de Batman passando pelo mundo da II Guerra Mundial.

 

Previsões

WALL-E - É genial o som do pequeno WALL-E, sozinho, a ecoar pelo planeta.

The Dark Knight - Um filme que tem um brutal impacto sonoro do primeiro ao último plano.

Iron Man - Explosões, voos contra a gravidade, um dos filmes tecnicamente mais perfeitos do ano.

Defiance - Recriar o cenário de guerra na velha Bielorrusia é um desafio espantoso que cumpre em todos os sentidos.

Slumdog Millionaire - O som dos bairros de lata de Bombaim ecoa na mente de quem se deixou apanhar por um dos filmes do ano.

 

Surpresa

The Curious Case of Benjamin Button - Um filme tecnicamente irrepreensivel que pode perfeitamente conseguir a nomeação.

 

MELHOR SOM

 

O trabalho de edição sonoro é tão importante como o de edição de imagem. Daí que o Óscar de Melhor Som seja igualmente uma das estatuetas mais importantes da noite. Sem a importância mediática da categoria visual, aqui há espaço para que filmes menos importantes consigam o seu momento de glória.

 

Previsões

WALL-E - Uma tradição que a Pixar continua a conservar. WALL-E poderá fazer história.

The Dark Knight - Uma das categorias chave para perceber o impacto de TDK. Uma não nomeação aqui pode dizer muito das suas reais possibilidades.

Iron Man - Partilha com TDK e Hellboy a quota dos filmes de super-herois habituais. Foi um dos blockbusters do ano.

Defiance - Filme de guerra num ano onde houve poucos, pode ganhar com a falta de concorrencia.

Indiana Jones and the Kingdom of the Crystal Skull - O regresso de Indiana pode não ser suficiente já que o filme não despertou muita paixão.

 

Surpresa

007 Quantum of Solace - A nova fornada de filmes de Bond é tecnicamente exemplar e este é mais um exemplo.

 

MELHOR BANDA SONORA

 

O acompanhamento sonoro dos filmes é elementos fulcral na criação do dramatismo à volta da narrativa. Alguns dos maiores compositores da história da música são profissionais do meio, capazes de criar melodias que marcam gerações. Este ano alguns desses grandes génios voltam à liça, disputando um dos Óscares que melhor soam ao ouvido. Um ano onde temos a possibilidade de assistir a um duelo de Newtons. Afinal, Thomas tem dois filme entre os favoritos e James dois candidatos fortíssimos a conseguir um lugar. Serão capazes de se auto-anularem com as duplas candidaturas e abrir espaço a veteranos como Ellfman ou Williams? Aí está a grande dúvida.

 

Previsões

The Curious Case of Benjamin Button (Alexander Desplat) - É fundamental para trazer à história uma autentica dinamica dramática.

Slumdog Millionaire (A. R. Rahman) - Apesar de deambular entre o hip-hop e os ritmos de Bollywood, o ritmo de Slumdog é uma das armas do filme. Venceu o Globo de Ouro.

WALL-E (Thomas Newton) - Uma partitura deliciosa do primeiro ao último minuto.

Revolutionary Road (Thomas Newton) - O compositor pode repetir nomeação com este retrato cru e melancolico da vida dos suburbios americanos do pós-guerra.

The Dark Knight (James Newton Howard/Hans Zimmer) - Espectacular banda sonora que esteve em risco de não ser nomeada. É o candidato mais débil face à popularidade de nomes como Ellfman ou Williams.

 

Surpresa

Milk (Danny Ellfman) - Bom trabalho do sempre competente compositor que pode aqui conseguir uma importante nomeação para o filme.

 

MELHOR CANÇÃO

 

O tema da originalidade de uma canção sempre foi um dos grandes problemas desta categoria que foi perdendo prestigio à medida que se eliminavam temas extremamente populares com a desculpa de que não eram suficientemente originais. No entanto a gala está sempre pautada pelos seus momentos musicais e aqui a categoria de Melhor Canção recebe mais tempo de antena que nenhuma outra. Uma categoria que tanto corona estrelas mundiais como verdadeiros desconhecidos. Desde estrelas mundiais do nível de Peter Gabriel ao “Boss” passando pelas vedetas adolescentes Miley Cyrus ou os jovens de High School Musical, há lugar para todos. Até para um Clint Eastwood fora do normal!

 

Previsões

The Wrestler – The Wrestler (Bruce Springstein) - O regresso do "Boss" depois de Philadelphia pode bem valer-lhe a segunda estatueta dourada.

Down To Earth – WALL-E (Peter Gabriel) - Um dos "monstros" da musica dos anos 70 e 80 dá a voz ao tema mais belo do ano.

I Thought I Lost You – Bolt (Miley Cyrus) - A estrela dos adolescentes disputa com os rivais de High School Musical e a cantante Beyoncé a vaga mais pop da lista.

 

Surpresa

Jaiho – Slumdog Millionaire (A.R. Rahmen) - A popularidade do filme pode transformar este desconhecido numa das grandes surpresas do ano.

Categorias:

Autor Miguel Lourenço Pereira às 15:20
Link do texto | Comentar | favorito
2 comentários:
De Jorge A. a 17 de Janeiro de 2009 às 01:18
"Down To Earth – WALL-E (Peter Gabriel) - Um dos "monstros" da musica dos anos 70 e 80 dá a voz ao tema mais belo do ano."

Só queria expressar a minha profunda discordância com tal qualificação. Bem sei que é matéria de opinião, mas a música do Springsteen para o "The Wrestler" é muito mais adequada ao estatuto de "mais bela do ano" do que a música de Peter Gabriel. :)

Já agora caro Miguel, esta merecia entrada certa na lista:
http://www.youtube.com/watch?v=NoLc43YuuTw


De Miguel Lourenço Pereira a 17 de Janeiro de 2009 às 15:23
Viva Jorge.

Confesso que tenho uma particular debilidade pelo Gabriel e pelo filme, mas isso não tira méritos ao "Boss" que, acredita firmemente, vai ganhar a categoria sem problemas.

O problema da musica do Callum (excelente, com participaçao do Clint) é que dificilmente será nomeado, e esta é uma lista de possiveis nomeções, não dos melhores. E será provavel que um nome mais popular como a Beyonce, High School Musical ou a Miley Cyrus sejam nomeados em seu lugar. A grande surpresa será se entra Slumgod que esta em alta.

um abraço


Comentar post

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

.Fundamental.

EnfoKada

.Janeiro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


.Ultimas Reviews

Midnight in Paris -
The Ides of March -
A Dangerous Method -
Tinker Taylor Soldier Spy -
Drive -

.Classificação

Excelente-
Muito Bom-
Bom -
Aceitável-
Evitar-

.Pesquisa

 

.Ultimas Actualizações

. Por uma definição justa d...

. Oscarwatch - Melhor Filme...

. Oscarwatch - Melhor Argum...

. Oscarwatch - Melhor Actor...

. Oscarwatch - Melhor Actri...

.Do Autor

Em Jogo

.Categorias

. biografias

. cinema

. corpos...

. estreias

. festivais

. historia opinião

. mitos

. noticias

. obituario

. opinião

. oscares

. oscarwatch 2008

. oscarwatch 2009

. oscarwatch 2010

. oscarwatch 2011

. premios

. reviews

. rostos

. that´s the movies

. trailers

. todas as tags

.Blogs

35mm
7CineArt
A Gente Não Vê
A Última Sessão
Action Screen
Alternative Prision
Ante-Cinema
Antestreia
A Última Sessão
Avesso dos Ponteiros
Bela Lugosi is Dead
Blockbusters
Cantinho das Artes
Cine31
CineBlog
CineLover
CinemeuBlog
CineObservador
CineRoad
CineLotado
Cinema is My Life
Cinema Notebook
Cinema´s Challenge
Cinema Xunga
Cinematograficamente Falando
CinePT
Close Up
Cria o teu Avatar
Depois do Cinema
Dial P for Popcorn
Ecos Imprevistos
Estúpido Maestro
Febre 7 Arte
Final Cut
Grandes Planos
Gonn1000
Grand Temple
High Fidelity
In a Lonely Place
Jerry Hall Father
Keyser Soze´s Place
Maus da Fita
Movie Wagon
Mullolhand CineLog
My One Thousand Movies
My SenSeS
Noite Ameriana
Ordet
O Homem que Sabia Demasiado
O Sétimo Continente
Os Filmes da Gema
Pixel Hunt
Pocket Cinema
Portal do Cinema
Royale With Cheese
Split Screen
The Extraordinary Life of Steed
Um dia Fui ao Cinema
Voice Cinema



.Sites

c7nema
CineCartaz
Cine Estação
Cinema2000
Cinema-PT Gate
DVD Mania
DvD.pt
Em Cena
Lotação Esgotada
Cine História
Cinemateca Lisboa
Eu sou Cinéfilo
Portal Cinema

American Film Institute
British Film Institute
Cahiers du Cinema
Cinémathèque Francaise
Directors Guild of America
Internet Movie Database
Motion Picture Association
Screen Actors Guild
Screen Writers Guild
Sight and Sound
Telerama

Box Office Mojo
Coming Soon
Dark Horizons
Hollywood Reporter
JoBlo
Latino Review
Movie Poster

Premiere
Rope of Silicone
Rotten Tomatoes
Slash Film

Sun Times Chicago

Variety

.Premios e Festivais

Cesares
European Film Awards

Golden Globes
Goya

Oscares

Animation Film Fest
European Film Festival
Festival de Berlim
Festival de Cannes
Festival de S. Sebastian
Festival de Sundance
Festival de Veneza
Roma Film Festival
São Paulo Film Fest
Sitges Film Festival
Toronto Film Festival

Algarve Film Festival
Ao Norte!
Avanca
Black and White
Caminhos
Cinamina
Corta!
Curtas Vila do Conde
DOCLisboa
Fantasporto
FamaFest

Festroia

FIKE
Funchal Film Fest
Imago
Indie Lisboa
Ovar Video

.Oscarwatchers

And the Winner is...
Awards Daily
In Contention
Golden Derby
MCN Weeks
The Envelop
The Carpetbagger
Thompson on Hollywood

.Arquivos

. Janeiro 2013

. Fevereiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

.subscrever feeds