Segunda-feira, 19 de Janeiro de 2009

Oscarwatch 2008 - Melhor Actriz

 É provavelmente a categoria mais aberta em toda a lista de Óscares a atribuir na gala dourada da indústria cinematográfica. Há três candidatas fortíssimas e vários nomes à procura, não só de entrar nas duas vagas restantes, como de surpreender. Como sucedeu já no ano passado com Marion Cottilard, que venceu pela previsível divisão de votos entre a veterana Julie Christe e a recém-chegada Ellen Page.

 

Este ano a luta a três interpreta movimentos distintos dentro da Academia.

Anne Hathaway foi a favorita dos críticos. É a nova menina da moda, esteve envolvido num grande escândalo (sempre ajuda) e protagoniza o “indie” intelectual de 2008. Por outro lado está a veterana das veteranas, Meryl Streep, um monstro com trinta anos de carreira mas só uma estatueta como principal (a que junta outra como secundária) e um curriculum invejável. Pelo meio uma grande performance e a possibilidade de lhe dar o merecido segundo Óscar. E ainda há Kate Winslet. A mais talentosa actriz dos últimos 20 anos conta (se for duplamente nomeada, como esperado), com sete nomeações. Mas nunca venceu e começa a ser um caso complicado de gerir. A vitória nos Globos confirmou-a como rival fortíssima, mas resta saber se será suficiente. O SAG poderá ajudar mas isso será só no fim-de-semana. Para já fica a dúvida.

 

Como duvidosa é a lista dos nomes das duas actrizes que vão acompanhar o trio de favoritos. Sally Hawkins tem prémios da crítica e um Globo de Ouro, mas pouco mais. Kristin Scott-Thomas foi muito elogiada, mas o seu nome desvaneceu-se. Angelina Jolie é uma estrela mais do que uma actriz, e apesar do filme ser de Eastwood, pode correr o mesmo risco do ano transacto. E Cate Blanchett, bem, sempre foi uma das queridas da Academia. Ou seja, tudo pode passar. E seguro que haverá surpresas a valer.

 

Previsões

Meryl Streep (Doubt) - A maior actriz dos últimos quarenta anos só tem um Óscar de Melhor Actriz. Um "crime" que este ano pode ser corregido.

Kate Winslet (Revolutionary Road) - Será a sua quarta nomeação sem estatueta se perder. A vitória nos Globos deu-lhe força mas tinha de ganhar o SAG para ser favorita. A melhor actriz da sua geração.

Anne Hathaway (Rachel is Getting Married) - Favorita dos criticos, esperança do cinema americano, envolta em polémicas, era a favorita. Mas com Winslet e Streep na liça há quem duvide de uma vitória que há um mes era segura.

Sally Hawkins (Happy-Go-Lucky) - Luta taco a taco com Angelina Jolie pela nomeação. Tem o voto dos britanicos e pouco mais. Pode ser insuficiente e tornar-se na grande ausente do ano.

Melissa Leo (Frozen River) - Desempenho elogiado em Sundance e que passou despercebida a muitos. Foi salva pelo SAG quando a davam por esquecida e luta com Cate Blanchett pelo último lugar. Se ficar de fora será injusto mas também previsivel face ás estrelas com que rivaliza.

 

Surpresa

Cate Blanchett (The Curious case of Benjamin Button)/Angelina Jolie (Changeling) - A primeira é uma menina bonita da Academia (já venceu uma vez e tem cinco nomeações), a segunda uma estrela mundial que tenta transformar-se em actriz de respeito. A primeira está num dos filmes do ano, a outra trabalhou para Clint. Em teoria as duas deviam ser nomeadas mas o voto a Hawkins e Leo pode desiquilibrar a balança. Resta saber até que ponto.

Categorias:

Autor Miguel Lourenço Pereira às 21:52
Link do texto | Comentar | favorito
4 comentários:
De Jorge A. a 19 de Janeiro de 2009 às 22:10
Eu não gosto da Kate Winslet, confesso. Fora o mérito artistico, que considero inegável, por vezes há aquele click que se estabelece entre o actor (actriz neste caso) e o espectador que comigo nunca acontece quando a actriz em causa é a Kate Winslet (pode ser problema dos filmes em que participa, tirando o Eternal Sunshine, acho os restantes, para resumir, chatos).

Já a Anne Hathaway, por muito que esteja a léguas de distância da Winslet, provoca esse click. Gostava que ganhasse (embora a Academia tenha já uma tradição vergonhosa de premiar caras bonitas em oposição a grandes actrizes). E claro que para a Hathaway o "Bride Wars" chegou em má altura.

Entre todo o leque, fosse eu a escolher, e a Blanchett, sem pestanejar, recebia o prémio.

PS: uma correcção caro Miguel, a Winslet não é americana. ;)

E na questão da qualificação como "a mais talentosa", sendo matéria de opinião, discordo absolutamente e veementemente. Acho que escolhi os adjectivos suficientes para marcar a minha posição (a Blanchett, com uma diferença de 6 anos, mete-a no bolso). ;)


De Miguel Lourenço Pereira a 20 de Janeiro de 2009 às 08:18
Jorge,

A mim passa-me exactamente o mesmo com a Cate Blanchett. Acredito que seja uma formidavel actriz, muito limpa nas performances e com optima presença em cena. Mas não me entusiasma nunca, nem como Hepburn, Elizabeth ou Dylan. E o facto de ter sido uma segunda escolha, por trás da Weisz, que é uma actriz totalmente carnal, não me augura nada de bom (ainda não vi o Ben Button).

Continuando com gostos, acho a Hathaway uma versão ainda mais mediocre da Reese Whiterspoon a quem lhe passou o mesmo. Uma carreira fraquinha em comedias, um papel dramático num filme que caiu bem, e Óscar. Daqueles que não se repetem em mil anos mas que já se tornaram vulgares em actrizes. Mas também acredito que poderá ganhar, apesar da durissima concorrencia.

Quanto a elogios, há sempre subjectivismo qb, assim é a critica cinematografica (e nao so). E sim, erro imperdoavel, a Kate é totalmente british. Mas depois de tantos anos em Hollywood já está naquele nivel em que se consegue assumir naturalmente no meio sem se notar claramente a nacionalidade (ao contrário da esmagadora maioria das actrizes britanicas que fazem finca pé a continuar a parecer excessivamente inglesas...Smith, Dench, Mirren, Redgrave, Scott-Thomas, etc...).

Um abraço


De Luis Santos a 20 de Janeiro de 2009 às 02:47
Para mim as nomeações seriam Meryl Streep, Kate Winslet, Anne Hathaway, Sally Hawkins e a Angelina Jolie, pois apesar do mediatismo acho que merece.

Para ganhar para mim não tinha dúvidas a melhor actriz da geração dela e a mais injustiçada até agora: Kate Winslet.


P.S. - Vamos a corrigir o que não está "corregido", estes leitores não te perdoam uma!


De Miguel Lourenço Pereira a 20 de Janeiro de 2009 às 08:24
Viva Luis,

Confesso que de momento só vi metade das actrizes em disputa e não posso opinar com 100% de propriedade (esta é uma estimativa com base no que acredito que vai ser, e não no merecimento).

De qualquer forma para mim seria necessário um ano muito fraco (não me parece o caso) para nomear a Angelina Jolie. Quanto à Kate, acredito que ganhará como secundária, mas que terá igualmente muitos votos como principal. Mas não me parece que venham a ser suficientes. De momento a luta continua a ser entre a Hathaway e a Streep. O SAG dirá muito do que falta por saber. E quanto à Hawkins, cada dia que passa a questão complica-se e pode ser a grande ausente. Não me surpreenderia muito.

E já está corregida a nacionalidade da grande Kate, apesar de que devo confessar que o despiste deveu-se mais ao paralelismo que estava a tentar traçar entre a grande actriz americano dos ultimos 40 anos (Streep) e a grande actriz actual, que nos últimos vinte só trabalhou nos States (Winslet). Mas com leitores destes todo o cuidado é pouco ;-)

Um abraço


Comentar post

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

.Fundamental.

EnfoKada

.Janeiro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


.Ultimas Reviews

Midnight in Paris -
The Ides of March -
A Dangerous Method -
Tinker Taylor Soldier Spy -
Drive -

.Classificação

Excelente-
Muito Bom-
Bom -
Aceitável-
Evitar-

.Pesquisa

 

.Ultimas Actualizações

. Por uma definição justa d...

. Oscarwatch - Melhor Filme...

. Oscarwatch - Melhor Argum...

. Oscarwatch - Melhor Actor...

. Oscarwatch - Melhor Actri...

.Do Autor

Em Jogo

.Categorias

. biografias

. cinema

. corpos...

. estreias

. festivais

. historia opinião

. mitos

. noticias

. obituario

. opinião

. oscares

. oscarwatch 2008

. oscarwatch 2009

. oscarwatch 2010

. oscarwatch 2011

. premios

. reviews

. rostos

. that´s the movies

. trailers

. todas as tags

.Blogs

35mm
7CineArt
A Gente Não Vê
A Última Sessão
Action Screen
Alternative Prision
Ante-Cinema
Antestreia
A Última Sessão
Avesso dos Ponteiros
Bela Lugosi is Dead
Blockbusters
Cantinho das Artes
Cine31
CineBlog
CineLover
CinemeuBlog
CineObservador
CineRoad
CineLotado
Cinema is My Life
Cinema Notebook
Cinema´s Challenge
Cinema Xunga
Cinematograficamente Falando
CinePT
Close Up
Cria o teu Avatar
Depois do Cinema
Dial P for Popcorn
Ecos Imprevistos
Estúpido Maestro
Febre 7 Arte
Final Cut
Grandes Planos
Gonn1000
Grand Temple
High Fidelity
In a Lonely Place
Jerry Hall Father
Keyser Soze´s Place
Maus da Fita
Movie Wagon
Mullolhand CineLog
My One Thousand Movies
My SenSeS
Noite Ameriana
Ordet
O Homem que Sabia Demasiado
O Sétimo Continente
Os Filmes da Gema
Pixel Hunt
Pocket Cinema
Portal do Cinema
Royale With Cheese
Split Screen
The Extraordinary Life of Steed
Um dia Fui ao Cinema
Voice Cinema



.Sites

c7nema
CineCartaz
Cine Estação
Cinema2000
Cinema-PT Gate
DVD Mania
DvD.pt
Em Cena
Lotação Esgotada
Cine História
Cinemateca Lisboa
Eu sou Cinéfilo
Portal Cinema

American Film Institute
British Film Institute
Cahiers du Cinema
Cinémathèque Francaise
Directors Guild of America
Internet Movie Database
Motion Picture Association
Screen Actors Guild
Screen Writers Guild
Sight and Sound
Telerama

Box Office Mojo
Coming Soon
Dark Horizons
Hollywood Reporter
JoBlo
Latino Review
Movie Poster

Premiere
Rope of Silicone
Rotten Tomatoes
Slash Film

Sun Times Chicago

Variety

.Premios e Festivais

Cesares
European Film Awards

Golden Globes
Goya

Oscares

Animation Film Fest
European Film Festival
Festival de Berlim
Festival de Cannes
Festival de S. Sebastian
Festival de Sundance
Festival de Veneza
Roma Film Festival
São Paulo Film Fest
Sitges Film Festival
Toronto Film Festival

Algarve Film Festival
Ao Norte!
Avanca
Black and White
Caminhos
Cinamina
Corta!
Curtas Vila do Conde
DOCLisboa
Fantasporto
FamaFest

Festroia

FIKE
Funchal Film Fest
Imago
Indie Lisboa
Ovar Video

.Oscarwatchers

And the Winner is...
Awards Daily
In Contention
Golden Derby
MCN Weeks
The Envelop
The Carpetbagger
Thompson on Hollywood

.Arquivos

. Janeiro 2013

. Fevereiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

.subscrever feeds