Sábado, 15 de Novembro de 2008

Melhor Actor

Dentro deste universo de prémios, aqueles que mais provavelmente conseguem escapar à dinamica da indústria, são os prémios dedicados à interpretação. Ao longo dos anos é fácil constatar um vasto leque de nomeados (mas também de vencedores) que brilharam em filmes com pequeno ou nenhum impacto noutras categorias. O papel do actor (são eles a maioria dos membros da Academia é preciso não esquecer), é altamente valorizado no cinema norte-americano, em muitos casos por encima do próprio realizador (enquanto na Europa continua a prevalecer o conceito do “autor”). E isso nota-se. Esa categoria tanto pode ser susceptível a mudanças contra a tendencia e ser uma competição extremamente equilibrado e excitante, como pode tornar-se extremamente previsivel se a dinamica se começa a establecer muito cedo (como sucedeu no ano passado tanto com Daniel Day Lewis como com Javier Bardem). Este ano, para já, a situação para ser de equilibrio, mas já há alguns nomes que parecem tomar a linha da frente.

 

Acompanhando a tendencia que tem vindo a criar altas expetactivas à volta do filme, também Leonardo di Caprio tem sido alvo de uma forte campanha de apoio. Afinal, estamos a falar de um dos mais populares e talentosos actores desta geração, que apesar de já constar com participações em filmes altamente premiados (Titanic, The Aviator, The Departed, …) conta apenas com duas nomeações como Melhor Actor (por The Aviator e Blood Diamond) e nenhuma victória. Uma carreira fulgurante mas bem programada e o protagonismo de um dos filmes que possivelmente vai conquistar mais adeptos neste final de ano, Di Caprio assume-se como um dos pre-favoritos.

 

Outro actor que tem também já uma larga carreira de sucessos é Sean Penn. Vencedor em 2003, o multifacetado actor/realizador esteve na ribalta o ano passado pelo seu filme, Into the Wild. Este ano regressa em força com a sua faceta de actor em Milk. O filme de Gus van Sant tem sido alabado e a onda "democrata" que invadiu os EUA pode jogar a seu favor. O papel é mais uma construçao de raiz de Penn, que dá vida ao primeiro presidente de camara assumidamente homossexual a triunfar numas eleiçoes em solo americano.

 

Em Veneza começaram a falar do “comeback” de um actor que nunca foi verdadeiramente uma estrela, mas que muito chegou a prometer. Depois de um passado desregrado, Mickey Rourke parece estar de volta, no papel de um boxeador também habituado a viver no fio da navalha que busca a redenção. A fórmula não é nova e já tem valido muitos prémios a actores com performances similares. E se Rourke nunca foi reconhecido como um grande actor, a verdade é que Hollywood derrete-se por poder readmitir no seu seio as ovelhas mais negras.

 

 

 

Apesar do filme ter perdido muita da força inicial (ou seja, antes de ter visto a luz do dia), ainda hoje os elogios a Frank Langella parecem nao ter fim. O veterano actor dá vida ao polémico Richard Nixon num filme em que opoe este a Robert Frost (tambem se elogia bastante o desempenho de Michael Sheen que pode, no entanto, cair para "secundariO"), um entrevistador britanico que decide trazer para a luz do dia a verdade sobre o caso Watergate. O filme de Ron Howard Frost/Nixon nao foi o sucesso esperado, mas o desempenho do actor pode fazer com que, pela segunda vez na historia (primeiro foi Nixon com Anthony Hopkins) um actor seja nomeado por dar corpo ao mais polémico presidente de sempre da história norte-americana. 

 

Richard Jenkins é praticamente um desconhecido para o grande público. Mas isso não faz dele um caso perdido. Aliás, todo o contrário. Jenkins parece ter-se tornado, nos últimos meses, num dos favoritos da critica “indie” graças ao seu emocionante desempenho no pequeno filme The Visitor. Uma história que junta um homem de meia idade de classe média que se ve um dia confrontado com um casal africano que vive no seu apartamento na cidade. O preconceito rapidamente é ultrapassado e entre ele e o jovem rapaz que lhe ensina a dar outro significado à vida. Um desempenho que pode dar o toque de surpresa num ano onde também há outros grandes nomes na corrida.

 

 

Entre esses há para já dois casos a ter em linha de conta. Os favoritos cujos filmes (e por conseguinte, as suas interpretações) ainda não sairão à luz do dia, e que dependem da boa ou má recepção dos seus filmes para brilhar. E os que já tiveram direito a estreia e, apesar das boas criticas, dependem do sucesso do filme para se manterem à tona.

 

No primeiro caso estão Brad Pitt e o seu papel em The Curious Case of Benjamin Button. Ninguém viu ainda a extravagante aventura de David Fincher, mas se o filme conseguir um sucesso significativo, certamente que Pitt poderá voltar a uma gala onde nao marca presença desde a sua nomeaçao como secundário pelo trabalho em 12 Monkeys. Também se fala claramente de Benicio del Toro, especialmente após a sua vitória em Cannes, mas o "seu" Che nao conseguiu ainda o impacto previsto e pode ser que os problemas de distribuiçao e a divisao de um filme em duas partes o prejudique.  Hugh Jackman e o seu anti-heroi de Australia ou o próprio Clint Eastwood e a sua performance em Gran Torino (apesar de que Hollywood sempre teve dificuldades em aceitar o brilhante cineasta como um talentoso actor) também sao nomes a ter claramente em conta. No outro lado da barreira encontramos Josh Brolin, aplaudido pelo seu desempenho como George Bush en W., filme que no entanto teve criticas muito secas o que pode jogar contra si.

 

Fora destas contas parecem estar já nomes que chegaram a soar como fortes candidatos. Christian Bale e o seu excelente Batman em The Dark Night foram superados pela força do desempenho do malogrado Heath Ledger e consta em poucos boletins como possível nomeavel. O mesmo passa-se agora com Dev Patel, o protagonista do aplaudido Slumdog Millionaire, depois de ter sido apontado como uma possível surpresa. Já Robert Downey Jr vive no limbo para saber se o seu The Soloist estreará ainda este ano (o mesmo se passa com Viggo Mortensen em The Road) e Daniel Craig que espera pelo julgamento ao seu final de ano (conta com o previsivel sucesso comercial Quantum of Solace e o esperado Defiance).

 

 

AS APOSTAS

Leonardo di Caprio (Revolutionary Road)

Sean Penn (Milk)

Mickey Rourke (The Wrestler)

Frank Langella (Frost/Nixon)

Richard Jenkins (The Visitor)

 

ALTERNATIVAS

Brad Pitt (The Curious Case of Benjamin Button)

Benicio del Toro (Che)

Clint Eastwood (Gran Torino)

Hugh Jackman (Australia)

Dev Patel (Slumndog Millionaire)

Categorias:

Autor Miguel Lourenço Pereira às 15:47
Link do texto | Comentar | favorito

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

.Fundamental.

EnfoKada

.Janeiro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


.Ultimas Reviews

Midnight in Paris -
The Ides of March -
A Dangerous Method -
Tinker Taylor Soldier Spy -
Drive -

.Classificação

Excelente-
Muito Bom-
Bom -
Aceitável-
Evitar-

.Pesquisa

 

.Ultimas Actualizações

. Por uma definição justa d...

. Oscarwatch - Melhor Filme...

. Oscarwatch - Melhor Argum...

. Oscarwatch - Melhor Actor...

. Oscarwatch - Melhor Actri...

.Do Autor

Em Jogo

.Categorias

. biografias

. cinema

. corpos...

. estreias

. festivais

. historia opinião

. mitos

. noticias

. obituario

. opinião

. oscares

. oscarwatch 2008

. oscarwatch 2009

. oscarwatch 2010

. oscarwatch 2011

. premios

. reviews

. rostos

. that´s the movies

. trailers

. todas as tags

.Blogs

35mm
7CineArt
A Gente Não Vê
A Última Sessão
Action Screen
Alternative Prision
Ante-Cinema
Antestreia
A Última Sessão
Avesso dos Ponteiros
Bela Lugosi is Dead
Blockbusters
Cantinho das Artes
Cine31
CineBlog
CineLover
CinemeuBlog
CineObservador
CineRoad
CineLotado
Cinema is My Life
Cinema Notebook
Cinema´s Challenge
Cinema Xunga
Cinematograficamente Falando
CinePT
Close Up
Cria o teu Avatar
Depois do Cinema
Dial P for Popcorn
Ecos Imprevistos
Estúpido Maestro
Febre 7 Arte
Final Cut
Grandes Planos
Gonn1000
Grand Temple
High Fidelity
In a Lonely Place
Jerry Hall Father
Keyser Soze´s Place
Maus da Fita
Movie Wagon
Mullolhand CineLog
My One Thousand Movies
My SenSeS
Noite Ameriana
Ordet
O Homem que Sabia Demasiado
O Sétimo Continente
Os Filmes da Gema
Pixel Hunt
Pocket Cinema
Portal do Cinema
Royale With Cheese
Split Screen
The Extraordinary Life of Steed
Um dia Fui ao Cinema
Voice Cinema



.Sites

c7nema
CineCartaz
Cine Estação
Cinema2000
Cinema-PT Gate
DVD Mania
DvD.pt
Em Cena
Lotação Esgotada
Cine História
Cinemateca Lisboa
Eu sou Cinéfilo
Portal Cinema

American Film Institute
British Film Institute
Cahiers du Cinema
Cinémathèque Francaise
Directors Guild of America
Internet Movie Database
Motion Picture Association
Screen Actors Guild
Screen Writers Guild
Sight and Sound
Telerama

Box Office Mojo
Coming Soon
Dark Horizons
Hollywood Reporter
JoBlo
Latino Review
Movie Poster

Premiere
Rope of Silicone
Rotten Tomatoes
Slash Film

Sun Times Chicago

Variety

.Premios e Festivais

Cesares
European Film Awards

Golden Globes
Goya

Oscares

Animation Film Fest
European Film Festival
Festival de Berlim
Festival de Cannes
Festival de S. Sebastian
Festival de Sundance
Festival de Veneza
Roma Film Festival
São Paulo Film Fest
Sitges Film Festival
Toronto Film Festival

Algarve Film Festival
Ao Norte!
Avanca
Black and White
Caminhos
Cinamina
Corta!
Curtas Vila do Conde
DOCLisboa
Fantasporto
FamaFest

Festroia

FIKE
Funchal Film Fest
Imago
Indie Lisboa
Ovar Video

.Oscarwatchers

And the Winner is...
Awards Daily
In Contention
Golden Derby
MCN Weeks
The Envelop
The Carpetbagger
Thompson on Hollywood

.Arquivos

. Janeiro 2013

. Fevereiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

.subscrever feeds