Quinta-feira, 22 de Janeiro de 2009

Autismo!

Uma vez mais a Academia provou de que material é feita. E que não vale a pena esperar outra coisa que não um imenso conservadorismo disfarçado do falso liberalismo.

 

A Academia de Hollywood voltou a dar hoje um tiro no pé e continua a mostrar um claro autismo relativamente ao que se passa fora das mansões de Beverly Hills. Não é novidade, mas também não é todos os anos que os membros da Academia provam ao mundo de uma forma tão categorica de que eles não estão aqui para premiar os melhores. Eles premeiam aqueles que gostam.

 

E não gostarão o suficiente de The Dark Knight?

Não, pelo menos não o suficiente para ultrapassar todos os preconceitos que se vão confirmando, ano após ano. No final de contas, continuam a preferir os tipicos dramas politicos como Milk ou Frost/Nixon, ou as histórias ligadas directamente ao Holocausto do que premiar projectos realmente inovadores que marcam um passo em frente na história do cinema. WALL-E era um desses projecto. The Dark Knight outro.

 

Nunca houve dois filmes que tivessem sido excluidos no mesmo ano em que souberam conquistar tanto a critica como o grande público. Os dois maiores sucessos de bilheteira (a nivel nacional e mundial), foram também os dois projectos mais elogiosos pela critica, sempre reacionária a filmes que se portam tão bem junto das massas. Durante os últimos meses vimos TDK e WALL-E recolher prémios atrás de prémios. Mas o fantasma da Academia continuava a pairar sobre eles. E confirmou-se. Os melhores não vão lá estar dia 22. Enquanto o filme da Pixar tem a consolação de ganhar o seu prémio particular, e o de ser um forte candidato na categoria de Melhor Argumento Original (e Tema, já agora), já o filme de Chris Nolan sabe que tem de se contentar com o Óscar póstumo de Heath Ledger (o único que escapou à razia) e meia dúzia de prémios técnicos.

 

Já houve blockbusters de acção nomeados ao prémio de Melhor Filme infinitamente piores que TDK. E já houve filmes da grandeza (ou superiores) do filme de Nolan que ficaram de fora quando todos tinham previsto uma clara nomeação.

O que vemos hoje, com estas nomeações, é que a Academia continua a caminhar para o abismo do isolacionismo, voltando de novo as costas ao público. Podem colocar o pretenso homem mais sexy do Mundo a apresentar. Contratar as cantoras da moda para actuar. E até nomear o casalinho mais falado do mundo do espectáculo para garantir que todos estão contentes. Mas as nomeações para a 81 edição dos Óscares teima em repetir os pecados de sempre. Os filmes de sempre, as histórias de sempre, os realizadores e actores de sempre...e até os técnicos que sempre estão nomeados, façam o que façam ao largo do ano. Procuram dar ares de inovação, deixando lugar à quota indie (pensamos que era Rachel is Getting Married, afinal era Frozen River) e a filmes supostamente independentes de quem a critica diz algumas palavras bonitas (Slumdog Millionaire). Mas continuam a ser altamente influenciaveis por fortes campanhas de marketing (os irmãos Weinsten não falham e aí está The Reader...quando todos diziam The Wrestler ou Gran Torino), e a uma visão demasiado conservadora do mundo. E do cinema!

 

O resultado será mais uma noite insoça, sem qualquer emoção, por muito que se diga que há categorias completamente abertas nesta altura do campeonato. Uma meia mentira porque, se houve algo que este dia nos mostrou a Academia de Hollywood, é de que dali poucas novidades podem chegar.

 

A ausencia de duas obras-primas (e umas quantas mais que eram mais ou menos esperadas) da contemporaneidade cinematográfica provam que Hollywood retrocedeu definitivamente para a idade da pedra. Pelo menos já sabemos agora que na madrugada de dia 22 já podemos todos dormir descansados, sem medo de que, do outro lado do Mundo, esteja a acontecer uma grande injustiça. Com estas nomeações pouparam-nos o trabalho sequer de ficar acordados.

 

Obrigado Academia, o nosso sono agradece!


Autor Miguel Lourenço Pereira às 15:36
Link do texto | Comentar | favorito

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

.Fundamental.

EnfoKada

.Janeiro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


.Ultimas Reviews

Midnight in Paris -
The Ides of March -
A Dangerous Method -
Tinker Taylor Soldier Spy -
Drive -

.Classificação

Excelente-
Muito Bom-
Bom -
Aceitável-
Evitar-

.Pesquisa

 

.Ultimas Actualizações

. Por uma definição justa d...

. Oscarwatch - Melhor Filme...

. Oscarwatch - Melhor Argum...

. Oscarwatch - Melhor Actor...

. Oscarwatch - Melhor Actri...

.Do Autor

Em Jogo

.Categorias

. biografias

. cinema

. corpos...

. estreias

. festivais

. historia opinião

. mitos

. noticias

. obituario

. opinião

. oscares

. oscarwatch 2008

. oscarwatch 2009

. oscarwatch 2010

. oscarwatch 2011

. premios

. reviews

. rostos

. that´s the movies

. trailers

. todas as tags

.Blogs

35mm
7CineArt
A Gente Não Vê
A Última Sessão
Action Screen
Alternative Prision
Ante-Cinema
Antestreia
A Última Sessão
Avesso dos Ponteiros
Bela Lugosi is Dead
Blockbusters
Cantinho das Artes
Cine31
CineBlog
CineLover
CinemeuBlog
CineObservador
CineRoad
CineLotado
Cinema is My Life
Cinema Notebook
Cinema´s Challenge
Cinema Xunga
Cinematograficamente Falando
CinePT
Close Up
Cria o teu Avatar
Depois do Cinema
Dial P for Popcorn
Ecos Imprevistos
Estúpido Maestro
Febre 7 Arte
Final Cut
Grandes Planos
Gonn1000
Grand Temple
High Fidelity
In a Lonely Place
Jerry Hall Father
Keyser Soze´s Place
Maus da Fita
Movie Wagon
Mullolhand CineLog
My One Thousand Movies
My SenSeS
Noite Ameriana
Ordet
O Homem que Sabia Demasiado
O Sétimo Continente
Os Filmes da Gema
Pixel Hunt
Pocket Cinema
Portal do Cinema
Royale With Cheese
Split Screen
The Extraordinary Life of Steed
Um dia Fui ao Cinema
Voice Cinema



.Sites

c7nema
CineCartaz
Cine Estação
Cinema2000
Cinema-PT Gate
DVD Mania
DvD.pt
Em Cena
Lotação Esgotada
Cine História
Cinemateca Lisboa
Eu sou Cinéfilo
Portal Cinema

American Film Institute
British Film Institute
Cahiers du Cinema
Cinémathèque Francaise
Directors Guild of America
Internet Movie Database
Motion Picture Association
Screen Actors Guild
Screen Writers Guild
Sight and Sound
Telerama

Box Office Mojo
Coming Soon
Dark Horizons
Hollywood Reporter
JoBlo
Latino Review
Movie Poster

Premiere
Rope of Silicone
Rotten Tomatoes
Slash Film

Sun Times Chicago

Variety

.Premios e Festivais

Cesares
European Film Awards

Golden Globes
Goya

Oscares

Animation Film Fest
European Film Festival
Festival de Berlim
Festival de Cannes
Festival de S. Sebastian
Festival de Sundance
Festival de Veneza
Roma Film Festival
São Paulo Film Fest
Sitges Film Festival
Toronto Film Festival

Algarve Film Festival
Ao Norte!
Avanca
Black and White
Caminhos
Cinamina
Corta!
Curtas Vila do Conde
DOCLisboa
Fantasporto
FamaFest

Festroia

FIKE
Funchal Film Fest
Imago
Indie Lisboa
Ovar Video

.Oscarwatchers

And the Winner is...
Awards Daily
In Contention
Golden Derby
MCN Weeks
The Envelop
The Carpetbagger
Thompson on Hollywood

.Arquivos

. Janeiro 2013

. Fevereiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

.subscrever feeds