Quinta-feira, 12 de Fevereiro de 2009

Oscarwatch 2008 - A Dez dias...

2008 não ficará para a história do cinema como um dos seus melhores anos. Nem dos mais emotivos. A entrega dos prémios da Academia, já bem entrada 2009, culmina o ano cinematográfico que ficou marcado pelo optimismo ecológico de WALL-E e o ar sombrio de The Dark Knight e Revolutionary Road, nos Estados Unidos, e a análise critica de importantes sectores da sociedade europeia (Entre les Murs e a educação, Gomorra e o sistema politico corrupto). O ano da crise foi também o ano de Obama e para acompanhar esse ar de “yes we can”, o mundo cinematográfico escolheu o seu embaixador.

Slumdog Millionaire é o único filme de 2008 que encarna esse espírito. E é por isso o ganhador antecipado.
 
Há muito tempo que não existia um consenso tão grande à volta de um filme. E não o é pelo sucesso e culminar de uma trilogia de sonho, como The Return of the King. É claramente um consenso baseado na mensagem feel-good e no carácter positivo que o filme ressalta constantemente. Nesse mundo globalizado onde um terço do filme que conquistou o Ocidente é falado em hindu. E onde os seus actores são jovens locais ou nomes verdadeiramente desconhecidos.
 
A corrida aos Óscares deste ano terminou há muito tempo. Mesmo antes das nomeações. Durante meses todos evitaram falar no inevitável. Mas ele concretizou-se. Hoje, Slumdog Millionaire é já um dos filmes mais premiados da história do cinema. Só lhe faltam as estatuetas douradas. Só faltam dez dias, para completar o jackpot. E não lhe será difícil. Se bem que impossível chegar aos 10 Óscares (tem o mesmo número de nomeações, mas duas na mesma categoria, Melhor Tema Original), poucos são os que não acreditam numa vitória clara de um filme que dos dois lados do Atlântico conquistou o público, a critica e as associações de prémios. A corrida principal há muito que acabou. E bem mais cedo do que noutros anos. Resta saber por quantos será a vitória do filme em que poucos acreditavam há meio ano e que agora parece ser um consenso inevitável.
 
Curiosamente há muitos anos – provavelmente desde a luta a três de 2003 – que a corrida ao Óscar de Melhor Actor não era tão disputada. Frank Langella foi o primeiro entre os favoritos, mas apesar dos votos dos mais conservadores, dificilmente arrebatará a estatueta como conseguiu com o Tony. Restam dois nomes que tem dividido prémios e atenções. Sean Penn, por um lado, venceu o SAG (o que não conseguiu por Mystic River, por exemplo), mas perdeu na corrida aos Globos e aos BAFTA. E perdeu para Mickey Rourke, que num verdadeiro comeback, arrebatou o coração dos votantes e pode causar a verdadeira grande surpresa da noite. Porque Penn continua a ser o favorito. Só que é um favorito em cheque.
 
Na categoria feminina a luta também começou a três mas aqui também Anne Hathaway perdeu o gás que inicialmente a cotava como favorita. Restam Meryl Streep e Kate Winslet, dois monstros e pesos pesados que acumulam mais lágrimas do que qualquer outra actriz no activo. Winslet tem aqui a sua sexta nomeação, mas nunca venceu. Streep já tem dois Óscares, mas a verdade é que conta igualmente com treze nomeações, e a última vitória foi em 1982. Muito tempo para alguém do seu calibre.
 
A dez dias da entrega dos Óscares estamos perante um cenário que dificilmente se alterará. Todos os grandes prémios da crítica, sindicatos e indústria já foram anunciados. Slumdog Millionaire é mais do que favorito, é uma certeza. The Curious Case of Benjamin Button corre o risco de se tornar num dos maiores derrotados de sempre. Tem 13 nomeações mas há quem vaticine até que pode ir para casa de mãos-vazias. O mesmo com Frost/Nixon, que das cinco nomeações que tem é provável que não vença nenhuma. Milk vive na hipótese de ficar a zero já que as únicas hipóteses de vitória que tem (Actor/Argumento Original), são também duas das categorias mais incertas. E quanto a The Dark Knight e WALL-E, os dois filmes mais bem sucedidos do ano – junto do público e também da critica – podem sair com muitos mais Óscares que qualquer dos candidatos a Melhor Filme, de onde foram excluídos. Sem contar com Slumdog, está claro, que a esse milionário ninguém lhe tira o ouro da vitória.
Categorias:

Autor Miguel Lourenço Pereira às 04:19
Link do texto | Comentar | favorito

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

.Fundamental.

EnfoKada

.Janeiro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


.Ultimas Reviews

Midnight in Paris -
The Ides of March -
A Dangerous Method -
Tinker Taylor Soldier Spy -
Drive -

.Classificação

Excelente-
Muito Bom-
Bom -
Aceitável-
Evitar-

.Pesquisa

 

.Ultimas Actualizações

. Por uma definição justa d...

. Oscarwatch - Melhor Filme...

. Oscarwatch - Melhor Argum...

. Oscarwatch - Melhor Actor...

. Oscarwatch - Melhor Actri...

.Do Autor

Em Jogo

.Categorias

. biografias

. cinema

. corpos...

. estreias

. festivais

. historia opinião

. mitos

. noticias

. obituario

. opinião

. oscares

. oscarwatch 2008

. oscarwatch 2009

. oscarwatch 2010

. oscarwatch 2011

. premios

. reviews

. rostos

. that´s the movies

. trailers

. todas as tags

.Blogs

35mm
7CineArt
A Gente Não Vê
A Última Sessão
Action Screen
Alternative Prision
Ante-Cinema
Antestreia
A Última Sessão
Avesso dos Ponteiros
Bela Lugosi is Dead
Blockbusters
Cantinho das Artes
Cine31
CineBlog
CineLover
CinemeuBlog
CineObservador
CineRoad
CineLotado
Cinema is My Life
Cinema Notebook
Cinema´s Challenge
Cinema Xunga
Cinematograficamente Falando
CinePT
Close Up
Cria o teu Avatar
Depois do Cinema
Dial P for Popcorn
Ecos Imprevistos
Estúpido Maestro
Febre 7 Arte
Final Cut
Grandes Planos
Gonn1000
Grand Temple
High Fidelity
In a Lonely Place
Jerry Hall Father
Keyser Soze´s Place
Maus da Fita
Movie Wagon
Mullolhand CineLog
My One Thousand Movies
My SenSeS
Noite Ameriana
Ordet
O Homem que Sabia Demasiado
O Sétimo Continente
Os Filmes da Gema
Pixel Hunt
Pocket Cinema
Portal do Cinema
Royale With Cheese
Split Screen
The Extraordinary Life of Steed
Um dia Fui ao Cinema
Voice Cinema



.Sites

c7nema
CineCartaz
Cine Estação
Cinema2000
Cinema-PT Gate
DVD Mania
DvD.pt
Em Cena
Lotação Esgotada
Cine História
Cinemateca Lisboa
Eu sou Cinéfilo
Portal Cinema

American Film Institute
British Film Institute
Cahiers du Cinema
Cinémathèque Francaise
Directors Guild of America
Internet Movie Database
Motion Picture Association
Screen Actors Guild
Screen Writers Guild
Sight and Sound
Telerama

Box Office Mojo
Coming Soon
Dark Horizons
Hollywood Reporter
JoBlo
Latino Review
Movie Poster

Premiere
Rope of Silicone
Rotten Tomatoes
Slash Film

Sun Times Chicago

Variety

.Premios e Festivais

Cesares
European Film Awards

Golden Globes
Goya

Oscares

Animation Film Fest
European Film Festival
Festival de Berlim
Festival de Cannes
Festival de S. Sebastian
Festival de Sundance
Festival de Veneza
Roma Film Festival
São Paulo Film Fest
Sitges Film Festival
Toronto Film Festival

Algarve Film Festival
Ao Norte!
Avanca
Black and White
Caminhos
Cinamina
Corta!
Curtas Vila do Conde
DOCLisboa
Fantasporto
FamaFest

Festroia

FIKE
Funchal Film Fest
Imago
Indie Lisboa
Ovar Video

.Oscarwatchers

And the Winner is...
Awards Daily
In Contention
Golden Derby
MCN Weeks
The Envelop
The Carpetbagger
Thompson on Hollywood

.Arquivos

. Janeiro 2013

. Fevereiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

.subscrever feeds