Sábado, 21 de Fevereiro de 2009

Oscarwatch 2008 - Melhor Filme

É provavelmente uma das certezas mais concretas da última década. Não que nos anos anteriores tenhamos vivido um verdadeiro suspense (desde as vitórias de Crash e Million Dollar Baby que os Óscares de Melhor Filme voltaram a ser bastante previsíveis), mas este ano o triunfo de Slumdog Millionaire está garantido.

 
O filme venceu todos – sem excepção – os grandes percursores necessários para afirmar, com certeza quase absoluta, que será o filme do Ano. Para lá dos prémios da crítica, onde começou a levar-se finalmente a sério esta história de um underdog nos bairros de lata de Bombaim, o filme ganhou os Globos, os BAFTA, o elenco dos SAG, o WGA, o PGA e o DGA. Enfim, quase nada.
 
Não será necessariamente o filme do ano – no futuro provavelmente haverá títulos que deixem mais mossa – mas é o mais consensual, em particular dentro do sistema. E isso é mais do que meio caminho para o ouro. Slumdog Millionaire, a história de Jamal, um jovem que por amor decide concorrer ao programa Who Want´s to be a Millionaire local e, para espanto de todos, chega à última pergunta, nunca teve um verdadeiro rival. É por isso complicado falar em alternativas.
 
No entanto já aconteceram surpresas no passado e há dois filmes que não devem ser totalmente descartados.
 
Por um lado, o mais forte rival será certamente a grande surpresa na altura das nomeações. The Reader é uma aposta forte dos irmãos Weinstein. Conta com o capital de sensibilização humano, por ter sido produzido por dois grandes da indústria, falecidos este ano (Sidney Pollack e Anthonhy Mingella), é um filme sobre o Holocausto, que sempre cai bem à Academia e está dirigido pelo único cineasta que conta por filmes realizados o número de nomeações conseguidas (Billy Elliot, The Hours e agora The Reader), o britânico Stephen Daldry. À parte disso a performance de Kate Winslet tem a forte junto do grémio de actores que não terá o desconhecido elenco do filme de Danny Boyle. Certamente será o filme mais votado entre os restantes nomeados, mas será difícil que alcance em votos Slumdog.
 
O outro candidato a ter em linha de conta, especialmente pela onda mais liberal, é Milk. Um filme sobre os direitos cívicos dos homossexuais rodado em formato mainstream é uma grande tentação para uma indústria que ainda se envergonha da condição de muitos dos seus membros, mas que não perde oportunidade para lhe piscar, aqui e ali, o olho. No entanto, Brokeback Mountain foi um aviso à navegação e o filme poderá ter de se contentar com o Óscar de Melhor Argumento Original.
 
Quanto ao rei das nomeações, The Curious Case of Benjamin Button, apenas se pode dizer que ninguém teve a coragem de não o nomear mas também ninguém terá coragem de o premiar. Pelo menos nas categorias que contam. O filme que contou com 13 nomeações poderá passar de 13 a 0 Óscares facilmente, mas o provável é que vença, aqui e ali, em algumas categorias técnicas. Na categoria de Melhor Filme é um dos mais improváveis ganhadores já que, apesar de sua legião de apoio (suficiente para o nomear como nenhum outro filme) tem igualmente uma fortíssima legião de detractores.
 
Frost/Nixon, que num outro ano seria o típico filme de Hollywood dirigido por um dos seus artesões mais cotados, este ano passa totalmente despercebido e provavelmente sairá da cerimónia de mãos vazias. Um castigo demasiado pesado para um filme que tem o mérito de provar que há obras de teatro que também funcionam bem em cinema quando se encontra o ângulo certo.
 
 
E O ÓSCAR VAI PARA…
Slumdog Millionaire, sem dúvida alguma!
 
RIVAL
The Reader, conta com a máquina Weinstein e o apoio do sector mais clássico da Academia. Mas não será suficiente!
 
SURPRESA
Milk soa para muitos como o filme certo para a geração Obama – mais do que Slumdog Millionaire – mas Brokeback Mountain já provou que a Academia não é propriamente gay friendly.
Categorias:

Autor Miguel Lourenço Pereira às 12:04
Link do texto | Comentar | favorito
1 comentário:
De Gustavo a 22 de Fevereiro de 2009 às 01:36
A sombra de Weinstein volta a adquirir peso e ameaça a festa bollywoodiana...


Comentar post

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

.Fundamental.

EnfoKada

.Janeiro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


.Ultimas Reviews

Midnight in Paris -
The Ides of March -
A Dangerous Method -
Tinker Taylor Soldier Spy -
Drive -

.Classificação

Excelente-
Muito Bom-
Bom -
Aceitável-
Evitar-

.Pesquisa

 

.Ultimas Actualizações

. Por uma definição justa d...

. Oscarwatch - Melhor Filme...

. Oscarwatch - Melhor Argum...

. Oscarwatch - Melhor Actor...

. Oscarwatch - Melhor Actri...

.Do Autor

Em Jogo

.Categorias

. biografias

. cinema

. corpos...

. estreias

. festivais

. historia opinião

. mitos

. noticias

. obituario

. opinião

. oscares

. oscarwatch 2008

. oscarwatch 2009

. oscarwatch 2010

. oscarwatch 2011

. premios

. reviews

. rostos

. that´s the movies

. trailers

. todas as tags

.Blogs

35mm
7CineArt
A Gente Não Vê
A Última Sessão
Action Screen
Alternative Prision
Ante-Cinema
Antestreia
A Última Sessão
Avesso dos Ponteiros
Bela Lugosi is Dead
Blockbusters
Cantinho das Artes
Cine31
CineBlog
CineLover
CinemeuBlog
CineObservador
CineRoad
CineLotado
Cinema is My Life
Cinema Notebook
Cinema´s Challenge
Cinema Xunga
Cinematograficamente Falando
CinePT
Close Up
Cria o teu Avatar
Depois do Cinema
Dial P for Popcorn
Ecos Imprevistos
Estúpido Maestro
Febre 7 Arte
Final Cut
Grandes Planos
Gonn1000
Grand Temple
High Fidelity
In a Lonely Place
Jerry Hall Father
Keyser Soze´s Place
Maus da Fita
Movie Wagon
Mullolhand CineLog
My One Thousand Movies
My SenSeS
Noite Ameriana
Ordet
O Homem que Sabia Demasiado
O Sétimo Continente
Os Filmes da Gema
Pixel Hunt
Pocket Cinema
Portal do Cinema
Royale With Cheese
Split Screen
The Extraordinary Life of Steed
Um dia Fui ao Cinema
Voice Cinema



.Sites

c7nema
CineCartaz
Cine Estação
Cinema2000
Cinema-PT Gate
DVD Mania
DvD.pt
Em Cena
Lotação Esgotada
Cine História
Cinemateca Lisboa
Eu sou Cinéfilo
Portal Cinema

American Film Institute
British Film Institute
Cahiers du Cinema
Cinémathèque Francaise
Directors Guild of America
Internet Movie Database
Motion Picture Association
Screen Actors Guild
Screen Writers Guild
Sight and Sound
Telerama

Box Office Mojo
Coming Soon
Dark Horizons
Hollywood Reporter
JoBlo
Latino Review
Movie Poster

Premiere
Rope of Silicone
Rotten Tomatoes
Slash Film

Sun Times Chicago

Variety

.Premios e Festivais

Cesares
European Film Awards

Golden Globes
Goya

Oscares

Animation Film Fest
European Film Festival
Festival de Berlim
Festival de Cannes
Festival de S. Sebastian
Festival de Sundance
Festival de Veneza
Roma Film Festival
São Paulo Film Fest
Sitges Film Festival
Toronto Film Festival

Algarve Film Festival
Ao Norte!
Avanca
Black and White
Caminhos
Cinamina
Corta!
Curtas Vila do Conde
DOCLisboa
Fantasporto
FamaFest

Festroia

FIKE
Funchal Film Fest
Imago
Indie Lisboa
Ovar Video

.Oscarwatchers

And the Winner is...
Awards Daily
In Contention
Golden Derby
MCN Weeks
The Envelop
The Carpetbagger
Thompson on Hollywood

.Arquivos

. Janeiro 2013

. Fevereiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

.subscrever feeds