Terça-feira, 11 de Novembro de 2008

Argumento Adaptado

Houve sempre uma tendencia muito forte em valorizar em excesso a categoria de “Argumento Adaptado” face à sua “rival”. Isto porque, olhando para a estatística (esses malditos números) a percentagem de ganhadores ao longo da história baseavam-se sempre mais depressa em história já contadas e recontadas, do que em exercicios de fresca imaginação. Pode ser verdade (afinal os números não mentem, só enganam um pouco), mas o exercicio de adaptar um livro, uma peça, uma biografia, tem a sua dificuldade e valor. Este ano, entre os hipotéticos nomeados, temos, uma vez mais, um pouco de tudo. Desde os clássicos aos autores mais recentes, há sempre espaço para mais uma história…

 

A obra de Richard Yates tem sido das mais discutidas, quando se estuda a literatura norte-americana da metade do século passado. Autor de textos para os irmãos Kennedy, Yates fez de Revolutionary Road um curioso exercício do desespero dos sonhos de um jovem casal que consegue subir na sociedade do pós-guerra mas que ve desfazer-se os sonhos inocentes quando ainda eram uns jovens aspirantes a “ser alguém” na vida. Um retrato da sociedade dos anos 50 mas que se podia aplicar igualmente aos dias de hoje e que faz o confronto entre a vida familiar e a vida laboral e a forma como ambas as realidades podem entrar em conflito e destruir a mais sólida das relações.  

 

Também o filme de Danny Boyle de que todos falam, Slumdog Millionaire, tem já um passado. Escrito por Simon Beaufoy, o filme retrata a aventura de um jovem indiano que surpreende tudo e todos com a sua participação no programa "Who Want´s to Be a Millionaire" da televisão indiana. O objectivo do jovem não é vencer pelo dinheiro, mas sim para provar o seu amor à jovem dos seus sonhos. A popularidade do filme para já é bastante grande, e a originalidade da história faz de si um provável candidato.

 

David Fincher especializou-se em confundir e surpreender. The Curious Case of Benjamin Button é mais um capitulo na sua longa relação com o inesperado. Trata-se, neste caso, de um livro de Eric Roth adaptado pelo próprio. A história de um homem que, de um momento para o outro, começa rapidamente a rejuvenescer, apaixona desde o primeiro instante. Resta saber se o resultado final é capaz de viver à altura das expectativas criadas.

 

Doubt tem todos os condimentos para ser um dos filmes mais falados do ano. Polémico, com um elenco de primeiro nível, o filme parece estar a despertar muita curiosidade. E muito devido ao sucesso anterior da obra de John Patrick Shanley, que também adapta o argumento e dirige o filme. Doubt conta a história de uma relação pouco explicada por parte de um professor (que também é padre) com um aluno seu (um jovem negro num colégio católico). A intransigencia e suspeita da directora do colégio (uma freira implacável) desperta rapidamente o conflito entre duas realidades bem distintas.

 

A espectular (é complicado encontrar outro adjectivo) adaptação de The Dark Knight pode passar completamente ao lado dos prémios de 2008, mas isso seria uma tremenda injustiça. Do heroi original de Bob Kane resta a essencia. Tudo o resto tornou-se espelho do perfeccionismo de Christopher Nolan e do trabalho exaustivo do seu argumentista David S. Goyer, que foram capazes não só de dar novo folego a Batman, como também de o dotar de um mundo verdadeiramente fascinantes onde o Mal não é um simples alvo a abater. Ele está dentro de cada um dos seus habitantes.

 

Clint Eastwood habitualmente trabalha com argumentistas de primeira linha, que ajudam a dar ainda mais profundidade humana ás suas histórias. O cenário repete-se em 2008 com Gran Torino (argumento de Nick Shenck). Ainda está para se saber se a divisão de votos pode ser prejudicial, até porque noutra categoria há Changeling, mas filmes com o selo de Clint Eastwood habitualmente não passam despercibidos.

 

Como sempre há os favoritos e os nomes a ter em linha de conta. Esses últimos vão-se alternando conforme segue a dinamica de prémios. Frost/Nixon, tão bem colocado há apenas umas semanas, parece cair em picada, mas ainda ninguém o descartou por completo. O guião de Peter Morgan inspirado na sua própria peça foi uma das principais razões da representação inicial, em Londres. Por outro lado Che (guião de Peter Bunchman partir de e The Soloist (ainda está no limbo o adiamento para 2009 do filme cujo o argumento é da autoria de Susannah Grant são igualmente nomes a ter em linha de conta.

 

AS APOSTAS

Justin Hayte (Revolutionary Road)

John Patrick Shanley (Doubt)

Eric Roth (The Curious Case of Benjamin Button)

Simon Beaufort (Slumdog Millionaire)

David S. Goyer (The Dark Knigth)

 

ALTERNATIVAS

xxx (Gran Torino) 

Peter Morgan (Frost/Nixon)

Peter Bunchmann (Che)

Susannah Grant (The Soloist)

xxxga (Changeling)

 

Categorias:

Autor Miguel Lourenço Pereira às 15:56
Link do texto | Comentar | favorito

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

.Fundamental.

EnfoKada

.Janeiro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


.Ultimas Reviews

Midnight in Paris -
The Ides of March -
A Dangerous Method -
Tinker Taylor Soldier Spy -
Drive -

.Classificação

Excelente-
Muito Bom-
Bom -
Aceitável-
Evitar-

.Pesquisa

 

.Ultimas Actualizações

. Por uma definição justa d...

. Oscarwatch - Melhor Filme...

. Oscarwatch - Melhor Argum...

. Oscarwatch - Melhor Actor...

. Oscarwatch - Melhor Actri...

.Do Autor

Em Jogo

.Categorias

. biografias

. cinema

. corpos...

. estreias

. festivais

. historia opinião

. mitos

. noticias

. obituario

. opinião

. oscares

. oscarwatch 2008

. oscarwatch 2009

. oscarwatch 2010

. oscarwatch 2011

. premios

. reviews

. rostos

. that´s the movies

. trailers

. todas as tags

.Blogs

35mm
7CineArt
A Gente Não Vê
A Última Sessão
Action Screen
Alternative Prision
Ante-Cinema
Antestreia
A Última Sessão
Avesso dos Ponteiros
Bela Lugosi is Dead
Blockbusters
Cantinho das Artes
Cine31
CineBlog
CineLover
CinemeuBlog
CineObservador
CineRoad
CineLotado
Cinema is My Life
Cinema Notebook
Cinema´s Challenge
Cinema Xunga
Cinematograficamente Falando
CinePT
Close Up
Cria o teu Avatar
Depois do Cinema
Dial P for Popcorn
Ecos Imprevistos
Estúpido Maestro
Febre 7 Arte
Final Cut
Grandes Planos
Gonn1000
Grand Temple
High Fidelity
In a Lonely Place
Jerry Hall Father
Keyser Soze´s Place
Maus da Fita
Movie Wagon
Mullolhand CineLog
My One Thousand Movies
My SenSeS
Noite Ameriana
Ordet
O Homem que Sabia Demasiado
O Sétimo Continente
Os Filmes da Gema
Pixel Hunt
Pocket Cinema
Portal do Cinema
Royale With Cheese
Split Screen
The Extraordinary Life of Steed
Um dia Fui ao Cinema
Voice Cinema



.Sites

c7nema
CineCartaz
Cine Estação
Cinema2000
Cinema-PT Gate
DVD Mania
DvD.pt
Em Cena
Lotação Esgotada
Cine História
Cinemateca Lisboa
Eu sou Cinéfilo
Portal Cinema

American Film Institute
British Film Institute
Cahiers du Cinema
Cinémathèque Francaise
Directors Guild of America
Internet Movie Database
Motion Picture Association
Screen Actors Guild
Screen Writers Guild
Sight and Sound
Telerama

Box Office Mojo
Coming Soon
Dark Horizons
Hollywood Reporter
JoBlo
Latino Review
Movie Poster

Premiere
Rope of Silicone
Rotten Tomatoes
Slash Film

Sun Times Chicago

Variety

.Premios e Festivais

Cesares
European Film Awards

Golden Globes
Goya

Oscares

Animation Film Fest
European Film Festival
Festival de Berlim
Festival de Cannes
Festival de S. Sebastian
Festival de Sundance
Festival de Veneza
Roma Film Festival
São Paulo Film Fest
Sitges Film Festival
Toronto Film Festival

Algarve Film Festival
Ao Norte!
Avanca
Black and White
Caminhos
Cinamina
Corta!
Curtas Vila do Conde
DOCLisboa
Fantasporto
FamaFest

Festroia

FIKE
Funchal Film Fest
Imago
Indie Lisboa
Ovar Video

.Oscarwatchers

And the Winner is...
Awards Daily
In Contention
Golden Derby
MCN Weeks
The Envelop
The Carpetbagger
Thompson on Hollywood

.Arquivos

. Janeiro 2013

. Fevereiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

.subscrever feeds