Edição
É a ante-camara por excelência do Óscar de Melhor Filme.
Desde sempre que a montagem é a base da linguagem cinematográfica e é sempre um fenómeno complicado quando um filme triunfa sobre a concorrência e não vê o seu trabalho de editor recompensado. Talvez por isso este ano - com dez filmes nomeados - seja interessante ver quais são os que conseguem ocupar a vaga na categoria de melhor montagem.
Partindo dessa base seria óbvio colocar aqui os cinco máximos favoritos. Mas a verdade é que entre os candidatos há filmes que exploram pouco a linguagem de montagem. E que partem a meio da tabela classificativa.
Nine, The Hurt Locker, Avatar e Invictus são os principais favoritos e sobre eles deve recair uma das vagas. O quinto posto será uma complexa lotaria entre Precious, Star Trek ou The Lovely Bones. Aqui pode muito bem ficar decidida a contenda da noite já que o outro favorito, Up in the Air, aqui parte muito atrás.
District 9, Public Enemies, Inglorious Basterds ou The Road são outros dos filmes que ainda podem sonhar com um acente no Kodak Theather.
Nomeados
The Hurt Locker
Invictus
Nine
Precious
Avatar
Alternativas
Star Trek
The Lovely Bones
Public Enemies
District 9
Inglorious Basterds
Fotografia
É uma das mais fascinantes categorias e espelha bem o talento de alguns dos melhores directores de fotografia do Mundo. Trabalhos visualmente impecáveis que deixam a nu o traço mais artistico do espectáculo de entertenimento que é o cinema norte-americano.
The Inglorious Basterds e Invictus arrancam a edição deste ano como favoritos à estatueta dourada mas o nível é bastante elevado. Tanto Nine como The Hurt Locker apresentam a sua candidatura de forma clara e A Bright Star e The Lovely Bones são outros fortissimos candidatos à estatueta.
A Serious Man, Harry Potter and the Half Blood Prince, A Single Man ou Precious são outros filmes candidatos sérios a uma vaga, apesar de estarem um nivel por debaixo dos favoritos à estatueta.
Nomeados
The Hurt Locker
Nine
Inglorious Basterds
Invictus
The Lovely Bones
Alternativa
Harry Potter and the Half Blood Prince
A Brigth Star
A Serious Man
A Single Man
Precious
Direcção Artistica
O espaço é uma realidade fundamental para dimensionar uma obra. Mais do que no próprio teatro, o cenário é uma alavanca essencial para criar o realismo que qualquer cineasta procura. Os melhores trabalhos nem sempre são os mais metódicos até porque uma direcção artistica contemporânea pode ser sempre mais apaixonante que um minucioso castelo do século XVI.
Entre os candidatos em disputa na edição de este ano The Imaginarium of Dr. Parnassus parte na linha da frente. O realismo lirico de Terry Gilliam volta a explorar todas as facetas do genial cineasta e dos multiplos mundos do curioso Parnassus. Também em disputa estão Inglorious Basterds - e o seus curiosos palcos de guerra - e o trepidante Nine, que tenta recuperar o louco mundo felliniano.
Noutro patamar podemos encontrar The Lovely Bones, A Serious Man, Invictus, Public Enemies, Sherlock Holmes, The Road e A Bright Star, todos candidatos a lograr uma vaga mas já distantes da estatueta dourada.
Nomeados
The Imaginarium of Dr. Parnassus
Inglorious Basterds
Nine
The Lovely Bones
Public Enemies
Alternativas
A Serious Man
The Road
Sherlock Holmes
Invictus
A Bright Star
Alternativas
Maquilhagem
A arte do disfarce é fundamental em muitos filmes para garantir o plus de magia necessário para convencer o espectador. Todos os actores se maquilham mas poucos conseguem fazer dessa arte uma mais valia para a sua personagem.
Com apenas três vagas o Óscar de Maquilhagem é um dos patinhos feios dos prémios mas acaba também por ser dos mais interessantes. Na disputa de este ano as criaturas de outro planeta ganham vantagem sobre os mortais. Tanto Avatar como District 9 surgem como favoritos com Star Trek e The Imaginarium of Dr. Parnassus a pisar-lhes directamente os calcanhares.
Outros nomes em disputa serão certamente The Informant, The Road, Precious e Drag Me To Hell, mas sem o impacto visual tantas vezes necessário para triunfar.
Nomeados
District 9
The Imaginarium of Dr. Parnassus
Avatar
Alternativas
Star Trek
The Road
Precious
Guarda-Roupa
Espaço priveligiado para o cinema de época, o Óscar de Melhor Guarda Roupa tem vindo a quebrar barrreiras nos últimos anos apostando cada vez mais em projectos contemporâneos. Apesar de tudo o cliché continua e o cinema de época continua a prevalecer dentro dos principais favoritas à estatueta.
Dentro desse espirito há a certeza de que A Bright Star e Young Victoria estão na linha da frente. São dois projectos modestos mas com um cuidadíssimo vestuário, fundamental para recriar com detalhe a Inglaterra do século XIX.
Nine - e o seu faustuoso guarda-roupa - e The Inglorious Basterds e a sua incursão ao universo da II Guerra Mundial partem como legitimos outsiders e cabe a Invictus e o seu guarda-roupa desportivo, Public Enemies e o seu retrato dos roaring twenties ou a Coco avant Channel, lutar pelo último posto livre.
Nomeados
A Bright Star
Young Victoria
Inglorious Basterds
Nine
Invictus
Alternativas
Public Enemies
Coco avant Channel
Cheri
The Imaginarium of Dr. Parnassus
Amelia
Som
Edição Sonora ou Som, um dos Óscares mais apetecidos da noite pelos técnicos especializados que passam meses na sala de montagem para transmitir o máximo de realismo e espectáculo ao projecto final.
Up segue a tradição do cinema de animação e apresenta-se como um dos mais sólidos candidatos tendo em Avatar e The Hurt Locker os mais significativos rivais. Para as restantes duas vagas Transformers e Star Trek partem na linha da frente mas tanto Public Enemies como Inglorious Basterds ou até mesmo Sherlock Holmes entram em muitas das listas. A confusão é total.
Nomeados
Up
The Hurt Locker
Transformers
Avatar
Star Trek
Alternativas
Inglorious Basterds
Public Enemies
Sherlock Holmes
Harry Potter and the Goblet of Fire
New Moon
Efeitos Sonoros
Tal como o Óscar de Melhor Som, a categoria premeia os trabalhos sonoros mais certeiros, onde os efeitos especiais aplicados ao som ganham maior destaque. Ao contrário da categoria anterior, que aborda o som em traços gerais, neste espaço o destaque vai para pequenos e distintos detalhes trabalhados até ao limite da perfeição.
Entre os cinco candidatos à estatueta estão District 9, The Hurt Locker, Avatar, Sherlock Holmes e Nine, sem que exista, a esta altura do campeonato, um favorito claro. Apesar de ser notório que os filmes bélicos funcionam bastante bem nesta categoria.
Outras alternativas poderiam passar por Transformers, Star Trek, New Moon ou Public Enemies.
Nomeados
The Hurt Locker
Avatar
District 9
Sherlock Holmes
Nine
Alternativas
Transformers
Star Trek
New Moon
Public Enemies
Up
Efeitos Visuais
Três vagas para um prémio absolutamente técnico que habitualmente premeia filmes inovadores no universo dos efeitos especiais. Num ano onde nem abundaram os grandes blockbusters a lista de candidatos parece resumir-se a meia dúzia de filmes.
O grande favorito é Avatar, incursão de James Cameron - um dos pais dos efeitos visuais modernos - no universo fantástico da ficção cientifica. A concorrência directa também chega do espaço com Star Trek e District 9. Uns degraus abaixo é preciso contar igualmente com Transformers, 2012, Harry Potter and the Half Blood Prince, New Moon e Sherlock Holmes, um dos grandes pontos de interrogação deste ano.
Nomeados
Avatar
Star Trek
2012
Alternativas
District 9
Transfomers
Harry Potter and the Half Blood Prince
. Por uma definição justa d...
. Oscarwatch - Melhor Filme...
. Oscarwatch - Melhor Argum...
. Oscarwatch - Melhor Actor...
. Oscarwatch - Melhor Actri...
. cinema
. estreias
. mitos
. noticias
. opinião
. oscares
. premios
. reviews
. rostos
. trailers