Sábado, 28 de Novembro de 2009

Oscarwatch 2009 - Óscares Técnicos

Edição

 

É a ante-camara por excelência do Óscar de Melhor Filme. 

Desde sempre que a montagem é a base da linguagem cinematográfica e é sempre um fenómeno complicado quando um filme triunfa sobre a concorrência e não vê o seu trabalho de editor recompensado. Talvez por isso este ano - com dez filmes nomeados - seja interessante ver quais são os que conseguem ocupar a vaga na categoria de melhor montagem.

 

Partindo dessa base seria óbvio colocar aqui os cinco máximos favoritos. Mas a verdade é que entre os candidatos há filmes que exploram pouco a linguagem de montagem. E que partem a meio da tabela classificativa.

 

Nine, The Hurt Locker, Avatar e Invictus são os principais favoritos e sobre eles deve recair uma das vagas. O quinto posto será uma complexa lotaria entre Precious, Star Trek ou The Lovely Bones. Aqui pode muito bem ficar decidida a contenda da noite já que o outro favorito, Up in the Air, aqui parte muito atrás.

 

District 9, Public Enemies, Inglorious Basterds ou The Road são outros dos filmes que ainda podem sonhar com um acente no Kodak Theather.

 

Nomeados

The Hurt Locker

Invictus

Nine

Precious

Avatar

 

Alternativas 

Star Trek

The Lovely Bones

Public Enemies

District 9

Inglorious Basterds

 

Fotografia

 

É uma das mais fascinantes categorias e espelha bem o talento de alguns dos melhores directores de fotografia do Mundo. Trabalhos visualmente impecáveis que deixam a nu o traço mais artistico do espectáculo de entertenimento que é o cinema norte-americano.

 

The Inglorious Basterds e Invictus arrancam a edição deste ano como favoritos à estatueta dourada mas o nível é bastante elevado. Tanto Nine como The Hurt Locker apresentam a sua candidatura de forma clara e A Bright Star The Lovely Bones são outros fortissimos candidatos à estatueta.

 

A Serious Man, Harry Potter and the Half Blood Prince, A Single Man ou Precious são outros filmes candidatos sérios a uma vaga, apesar de estarem um nivel por debaixo dos favoritos à estatueta.

 

Nomeados

The Hurt Locker

Nine

Inglorious Basterds

Invictus

The Lovely Bones

 

 Alternativa

Harry Potter and the Half Blood Prince

A Brigth Star

A Serious Man

A Single Man

Precious

 

Direcção Artistica

 

O espaço é uma realidade fundamental para dimensionar uma obra. Mais do que no próprio teatro, o cenário é uma alavanca essencial para criar o realismo que qualquer cineasta procura. Os melhores trabalhos nem sempre são os mais metódicos até porque uma direcção artistica contemporânea pode ser sempre mais apaixonante que um minucioso castelo do século XVI.

 

Entre os candidatos em disputa na edição de este ano The Imaginarium of Dr. Parnassus parte na linha da frente. O realismo lirico de Terry Gilliam volta a explorar todas as facetas do genial cineasta e dos multiplos mundos do curioso Parnassus. Também em disputa estão Inglorious Basterds - e o seus curiosos palcos de guerra - e o trepidante Nine, que tenta recuperar o louco mundo felliniano.

 

Noutro patamar podemos encontrar The Lovely Bones, A Serious Man, Invictus, Public Enemies, Sherlock Holmes, The Road e A Bright Star, todos candidatos a lograr uma vaga mas já distantes da estatueta dourada.

 

Nomeados

The Imaginarium of Dr. Parnassus

Inglorious Basterds

Nine

The Lovely Bones

Public Enemies

 

Alternativas

A Serious Man

The Road

Sherlock Holmes

Invictus

A Bright Star

 

Alternativas

 

Maquilhagem

 

A arte do disfarce é fundamental em muitos filmes para garantir o plus de magia necessário para convencer o espectador. Todos os actores se maquilham mas poucos conseguem fazer dessa arte uma mais valia para a sua personagem.

 

Com apenas três vagas o Óscar de Maquilhagem é um dos patinhos feios dos prémios mas acaba também por ser dos mais interessantes. Na disputa de este ano as criaturas de outro planeta ganham vantagem sobre os mortais. Tanto Avatar como District 9 surgem como favoritos com Star Trek e The Imaginarium of Dr. Parnassus a pisar-lhes directamente os calcanhares.

 

Outros nomes em disputa serão certamente The Informant, The Road, Precious e Drag Me To Hell, mas sem o impacto visual tantas vezes necessário para triunfar.

 

Nomeados

District 9

The Imaginarium of Dr. Parnassus

Avatar

 

Alternativas

Star Trek

The Road

Precious

 

 

Guarda-Roupa

 

 Espaço priveligiado para o cinema de época, o Óscar de Melhor Guarda Roupa tem vindo a quebrar barrreiras nos últimos anos apostando cada vez mais em projectos contemporâneos. Apesar de tudo o cliché continua e o cinema de época continua a prevalecer dentro dos principais favoritas à estatueta.

 

Dentro desse espirito há a certeza de que A Bright Star e Young Victoria estão na linha da frente. São dois projectos modestos mas com um cuidadíssimo vestuário, fundamental para recriar com detalhe a Inglaterra do século XIX.

 

Nine - e o seu faustuoso guarda-roupa - e The Inglorious Basterds e a sua incursão ao universo da II Guerra Mundial partem como legitimos outsiders e cabe a Invictus e o seu guarda-roupa desportivo, Public Enemies e o seu retrato dos roaring twenties ou a Coco avant Channel, lutar pelo último posto livre.

 

Nomeados

A Bright Star

Young Victoria

Inglorious Basterds

Nine

Invictus

 

Alternativas

Public Enemies

Coco avant Channel

Cheri

The Imaginarium of Dr. Parnassus

Amelia

 

 

 

Som

 

Edição Sonora ou Som, um dos Óscares mais apetecidos da noite pelos técnicos especializados que passam meses na sala de montagem para transmitir o máximo de realismo e espectáculo ao projecto final.

 

Up segue a tradição do cinema de animação e apresenta-se como um dos mais sólidos candidatos tendo em Avatar e The Hurt Locker os mais significativos rivais. Para as restantes duas vagas Transformers e Star Trek partem na linha da frente mas tanto Public Enemies como Inglorious Basterds ou até mesmo Sherlock Holmes entram em muitas das listas. A confusão é total.

 

Nomeados

Up

The Hurt Locker

Transformers

Avatar

Star Trek

 

Alternativas

Inglorious Basterds

Public Enemies

Sherlock Holmes

Harry Potter and the Goblet of Fire

New Moon

 

Efeitos Sonoros

 

Tal como o Óscar de Melhor Som, a categoria premeia os trabalhos sonoros mais certeiros, onde os efeitos especiais aplicados ao som ganham maior destaque. Ao contrário da categoria anterior, que aborda o som em traços gerais, neste espaço o destaque vai para pequenos e distintos detalhes trabalhados até ao limite da perfeição.

 

Entre os cinco candidatos à estatueta estão District 9, The Hurt Locker, Avatar, Sherlock Holmes e Nine, sem que exista, a esta altura do campeonato, um favorito claro. Apesar de ser notório que os filmes bélicos funcionam bastante bem nesta categoria.

 

Outras alternativas poderiam passar por Transformers, Star Trek, New Moon ou Public Enemies.

 

Nomeados

The Hurt Locker

Avatar

District 9

Sherlock Holmes

Nine

 

Alternativas

Transformers

Star Trek

New Moon

Public Enemies

Up

 

Efeitos Visuais

 

Três vagas para um prémio absolutamente técnico que habitualmente premeia filmes inovadores no universo dos efeitos especiais. Num ano onde nem abundaram os grandes blockbusters a lista de candidatos parece resumir-se a meia dúzia de filmes.

 

O grande favorito é Avatar, incursão de James Cameron - um dos pais dos efeitos visuais modernos - no universo fantástico da ficção cientifica. A concorrência directa também chega do espaço com Star Trek e District 9. Uns degraus abaixo é preciso contar igualmente com Transformers, 2012, Harry Potter and the Half Blood Prince, New Moon e Sherlock Holmes, um dos grandes pontos de interrogação deste ano.

 

Nomeados

Avatar

Star Trek

2012

 

Alternativas

District 9

Transfomers

Harry Potter and the Half Blood Prince

 

Categorias:

Autor Miguel Lourenço Pereira às 10:44
Link do texto | Comentar | favorito
1 comentário:
De Tiago Ramos a 28 de Novembro de 2009 às 13:02
Parabéns! Excelente apanhado, como já vem sendo hábito... Efectivamente, ainda temos muitas incógnitas.


Comentar post

.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

.Fundamental.

EnfoKada

.Janeiro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


.Pesquisa

 

.Ultimas Actualizações

. Por uma definição justa d...

. Oscarwatch - Melhor Filme...

. Oscarwatch - Melhor Argum...

. Oscarwatch - Melhor Actor...

. Oscarwatch - Melhor Actri...

.Do Autor

Em Jogo

.Categorias

. biografias

. cinema

. corpos...

. estreias

. festivais

. historia opinião

. mitos

. noticias

. obituario

. opinião

. oscares

. oscarwatch 2008

. oscarwatch 2009

. oscarwatch 2010

. oscarwatch 2011

. premios

. reviews

. rostos

. that´s the movies

. trailers

. todas as tags

.Blogs

35mm
7CineArt
A Gente Não Vê
A Última Sessão
Action Screen
Alternative Prision
Ante-Cinema
Antestreia
A Última Sessão
Avesso dos Ponteiros
Bela Lugosi is Dead
Blockbusters
Cantinho das Artes
Cine31
CineBlog
CineLover
CinemeuBlog
CineObservador
CineRoad
CineLotado
Cinema is My Life
Cinema Notebook
Cinema´s Challenge
Cinema Xunga
Cinematograficamente Falando
CinePT
Close Up
Cria o teu Avatar
Depois do Cinema
Dial P for Popcorn
Ecos Imprevistos
Estúpido Maestro
Febre 7 Arte
Final Cut
Grandes Planos
Gonn1000
Grand Temple
High Fidelity
In a Lonely Place
Jerry Hall Father
Keyser Soze´s Place
Maus da Fita
Movie Wagon
Mullolhand CineLog
My One Thousand Movies
My SenSeS
Noite Ameriana
Ordet
O Homem que Sabia Demasiado
O Sétimo Continente
Os Filmes da Gema
Pixel Hunt
Pocket Cinema
Portal do Cinema
Royale With Cheese
Split Screen
The Extraordinary Life of Steed
Um dia Fui ao Cinema
Voice Cinema



.Sites

c7nema
CineCartaz
Cine Estação
Cinema2000
Cinema-PT Gate
DVD Mania
DvD.pt
Em Cena
Lotação Esgotada
Cine História
Cinemateca Lisboa
Eu sou Cinéfilo
Portal Cinema

American Film Institute
British Film Institute
Cahiers du Cinema
Cinémathèque Francaise
Directors Guild of America
Internet Movie Database
Motion Picture Association
Screen Actors Guild
Screen Writers Guild
Sight and Sound
Telerama

Box Office Mojo
Coming Soon
Dark Horizons
Hollywood Reporter
JoBlo
Latino Review
Movie Poster

Premiere
Rope of Silicone
Rotten Tomatoes
Slash Film

Sun Times Chicago

Variety

.Premios e Festivais

Cesares
European Film Awards

Golden Globes
Goya

Oscares

Animation Film Fest
European Film Festival
Festival de Berlim
Festival de Cannes
Festival de S. Sebastian
Festival de Sundance
Festival de Veneza
Roma Film Festival
São Paulo Film Fest
Sitges Film Festival
Toronto Film Festival

Algarve Film Festival
Ao Norte!
Avanca
Black and White
Caminhos
Cinamina
Corta!
Curtas Vila do Conde
DOCLisboa
Fantasporto
FamaFest

Festroia

FIKE
Funchal Film Fest
Imago
Indie Lisboa
Ovar Video

.Oscarwatchers

And the Winner is...
Awards Daily
In Contention
Golden Derby
MCN Weeks
The Envelop
The Carpetbagger
Thompson on Hollywood

.Arquivos

. Janeiro 2013

. Fevereiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

.subscrever feeds