O que vale mais, adaptar algo já escrito a um meio bem especifico ou começar do zero?
Uma pergunta vã com resposta igualmente vã. Talvez por isso desde sempre a Academia de Hollywood procurou dividir claramente os projectos mais originais das massivas e cuidadas adaptações. Dois prémios que não deixam de reconhecer o mesmo, o genial mundo dos autores, argumentistas, guionistas ou como se lhes queira chamar. Nenhum actor aceita um papel sem ler um guião. Nenhum estúdio avança para um filme sem um argumento bem estruturado. Tudo começa neles. Na ideia. No sonho. Depois faz-se a magia da realidade a que se chama cinema.
O prémio à melhor ideia original habitualmente vai de mão dada com o prémio ao projecto mais irreverente e inventivo. Já o prémio ao melhor guião adaptado pesa bem a relação entre obra original e resultado final. São sempre duas corridas apertadas até ao sprint final.
É curioso, mas os grandes favoritos do ano residem aqui, ao contrário do que é habitual. Muitos criticam a inclusão de Avatar - a ideia de James Cameron é tudo menos original - mas o filme é realmente um dos grandes favoritos. Já The Hurt Locker conta com uma imensa aceitação à volta do trabalho orientado por Kathryn Bigelow neste imenso drama dos soldados norte-americanos destacados no Iraque. O grande favorito é provavelmente Quentin Tarantino. Tal como em 1994 com o seu Pulp Fiction o polémico cineasta, que ainda há bem pouco tempo fez o elogio da violência no cinema actual, pode muito bem levar para casa a estatueta por Inglorious Basterds.
Depois complicam-se as contas já que sobram duas vagas para uma mão cheia de filme. Up, da Pixar, e 500 Days With Summer partem com avanço mas é impossível ignorar o magnetismo dos irmãos Coen em A Serious Man, o sucesso popular de The Hangover e It´s Complicated ou a mensagem contundente de Das Weiss Band.
Nomeados
Inglorious Basterds
The Hurt Locker
Avatar
Up
500 Days With Summer
Alternativas
The Hangover
A Serious Man
Das Weiss Band
It´s Complicated
The Messanger
ARGUMENTO ADAPTADO
Trabalhar uma obra já escrita não é fácil. Dar um cunho pessoal ao mesmo tempo que se respeita a ideia original é labor para poucos. Este ano a luta volta a ser apertada e é Jason Reitman o grande favorito.
O seu Up in the Air começou a temporada na pole position e foi perdendo gás em todas as categorias. Menos aqui onde continua a partir com vantagem diante dos mais sérios rivais. O inglês Nick Hornby e An Education ou o surpreendente Neil Bloomkamp e o seu District 9 serão fortes adversários. Tal como o rookie Geoffrey Fletcher que adoptou o sucesso Precious: Based on the Novel Push by Saphire. A quinta vaga provavelmente ficará nas mãos de Scott Copper, responsável por Crazy Heart.
Entre os restantes filmes que ainda sonham com um lugar entre os cinco finalistas estão Invictus, Julie and Julia, Fantastic Mr. Fox ou A Single Man.
Nomeados
Up in the Air
Precious
An Education
District 9
Crazy Heart
Alternativas
A Single Man
Invictus
Julie and Julia
Fantastic Mr Fox
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