Assim mesmo, com letra maíuscula. O Filme. É o que procuram na Academia de Hollywood quando a longa cerimónia chega ao fim.
Encontrar, O Filme.
Uma disputa que nunca é limpa, fácil e clara. Injustiças, erros, jogos politicos e economicos pesam e muito à hora de eleger um filme que represente um ano cinematográfico. Depois de optar pelo low budget artistico em 2010 e pelo sentimentalismo tocante no ano prévio, Hollywood quer algo distinto. E tem muito por onde escolher.
Com dez candidatos a lista de nomeados alarga-se e com ela o estilo de filmes que compete finalmente pela mais apreciada das estatuetas. Mas isso não significa que as eleições não sejam dificis, injustas e que acabe sempre por ficar algo profundamente grande de fora. Neste momento da corrida, com os principais prémios por entregar, tudo pode acontecer. Mas é certo que há já filmes que parecem cair na cauda da corrida. Filmes como o surpreendente Shutter Island que pode pagar o preço de reviews mistas, uma estreia talvez demasiado precoce e uma sensação de incompreensão que acompanha toda a carreira de Martin Scorsese. Como o thriller noir de Marty estão também Blue Valentine, marcado profundamente pela polémica da classificação NC17 (entretanto reduzida para R) devido a duas cenas de sexo oral entre Michelle Williams e Ryan Gosling, ou o magnifico Ghost Writer, ostracizado porque o seu autor continua com a cabeça a prémio nos States e já teve direito à sua consagração oficial pela Academia, em 2002 com The Pianist. E claro, Hereafter, que tal como Gran Torino ou Invictus nos passados anos, parece pagar o preço de muitos que acham que Eastwood já foi premiado vezes suficiente pela Academia para ser uma figura omnipresente. Como se tudo fosse um jogo o que talvez seja a mais pura das realidades.
Outros filmes estão no limbo entre a nomeação e o esquecimento. The Town de Ben Affleck e The Fighter de David O. Russell disputam uma vaga, a do filme aclamado pelo público (com sucesso nas bilheteiras) e pela critica, esse lado negro e obscuro da América onde a acção e o drama caminham lado a lado. O filme de Affleck parece levar vantagem mas ninguém pode prever uma reviravolta quando a obra produzida por Mark Whalberg começa a chegar a mais cinemas.
Em disputa estão também as vagas para o cinema indie, conceito não oficial mas que se repete ano atrás ano. The Kids Are Allright e Winter´s Bone lideram essa particular corrida diante de Get Low e Another Year, filmes mais ligeiros e humanos e não tão polémicos e crus como a história da jovem sobrevivente adolescente desenhada por Gabrik e a evolução do nucleo familiar para Chodolenko. Dois filmes de mulheres na esteia do sucesso de Bygelow, Copolla, Campion e companhia.
O risco de Black Swan, Inception e 127 Hours, obras de autores ousados que procuram esticar os seus limites até ao imaginável não são apenas fortes candidatos à nomeação como o seriam à vitória final não houvessem outros elementos presentes que podem condicionar as decisões finais. Filmes belos, heróicos à sua maneira e interrogativos que contrastam com o espirito consensual que rodeia sempre a obra com marca da Pixar, neste caso Toy Story 3, a sua mais bem sucedida sequela, e True Grit, um regresso ao velho oeste como o culminar de uma viagem sobre os recantos da América por parte da filmografiana coeniana. Filmes que as audiências e os criticos já elegeram como parte da nata de 2010. A sua nomeação é um mero trâmite mas mesmo assim são projectos que se encontram um escalaão por detrás da dupla de favoritos.
O cinema clássico britânico, tocante e comovedor da superação pessoal do inviduo para o bem comum em The King´s Speech por um lado. O self made men cinico, hipócrita e repleto de uma atmosfera noir do arrebatador Social Network, esse filme bem americano na sua estrutura e forma, do outro. Entre ambos, dois géneros parecidos pelo reduzido risco mas transversais pelo trabalho forçoso de diversos elementos em harmonia (realizaçao, argumento, interpretaçao, trilha musical) que reunem as condições idóneas para disputar pelo careca dourado mais apreciado do Mundo.
Aceitam-se apostas!
Previsões Cinema
Social Network
The King´s Speech
Toy Story 3
True Grit
Inception
127 Hours
The Kids are Allright
The Town
Black Swan
Winter´s Bone
Alternativas
The Fighter
Another Year
Hereafter
Shutter Island
Get Low
Blue Valentine
How to Train Your Dragon
Made in Dagenham
The Way Back
Ghost Writer
. Por uma definição justa d...
. Oscarwatch - Melhor Filme...
. Oscarwatch - Melhor Argum...
. Oscarwatch - Melhor Actor...
. Oscarwatch - Melhor Actri...
. cinema
. estreias
. mitos
. noticias
. opinião
. oscares
. premios
. reviews
. rostos
. trailers