6º
Carey Mulligan
An Education
Uma verdadeira lufada de ar fresco made in UK.
O ano de 2010 arrancou com a brilhante tour de force de uma jovem inglesa que apareceu do nada e irrompeu como a actriz mais fascinante do ano. Em An Education a jovem Carey Mulligan deu uma verdadeira licção de transformação. De jovem e inocente a rebelde e obstinada, encarnou na perfeição o espirito que deu forma ao pensamento dos anos 60 e, ao mesmo tempo, suplantou de um golpe só todas as promessas inglesas que durante a última década surgiram e teimaram em não confirmar-se. A próxima década promete ser (também) dela.
7º
Jesse Eisenberg
The Social Network
O fenómeno social de 2010 permitiu o catapultar definitivo de um actor que já dava boa conta de si quando a nova geração de jovens nerds (por onde andou também Michael Cera, ultimamente desaparecido) começou a despontar. Fascinante em Roger Dodger, há quase uma década atrás, o então jovencíssimo Jesse Eisenberg foi-se mutando num actor captivante e com um dominio de registos impressionante para a sua ainda tenra idade. Para trás ficaram alguns erros de percursos e o sucesso encarnado Zuckeberg, o pai fundador do grande fenómeno mediático do final da década, a rede social Facebook. Lider de um elenco de jovens, Eisenberg é a estrela andante de The Social Network e a sua conagração definitiva pode vir acompanhada de uns quantos prémios dourados que auguram uma década verdadeiramente promissora.
8º
George Clooney
The American
Uma frieza temivel acompanha cada frame do segundo filme do fotógrafo feito realizador, Anton Corbjin, o thriller The American. Recordando talvez o espirito seco e espectral do imenso Scorpio, o filme acenta todas as suas armas na performance de George Clooney. E o actor, que começou a década em alta termina de igual modo com um desempenho de altissimo nível que garante que cada gota de suspense cai no preciso momento em que o espectador menos espera. Um filme pequeno e sóbrio até ao tutano que termina da mesma forma que arranca, num ciclo irrepetível, temivel e que coroa bem a transformação de um pequeno actor televisivo numa das grandes figuras da década em Hollywood.
9º
Michael Shannon
My Son, My Son What Have You Done
Há poucos actores tão imprevisivelmente fascinantes na actualidade como Michael Shannon. Revelado ao grande público em Revolutionary Road, os mais atentos já o conheciam de experiências tão perturbantes como Bug e puderam recuperar essa sua faceta mistica com My Son, My Son, What Have You Done, drama real de Werner Herzog que também o recrutou para Bad Lieutenant, ao lado de outro psicótico, Nic Cage. O talento multifacetado de Shannon permite desbravar fronteiras na arte da representação numa era em que os rostos e os mitos se confundem com a arte interpretativa de forma linear. Shannon é um constructor de personagens, um inventor de situações e o seu over-acting captivante é capaz de transformar qualquer mediocridade, como o filme de Herzog, num exercicio filmico digno de ver e rever.
10º
Annette Benning
The Kids Are Allright
Há pouco, muito pouco espaço em Hollywood para as actrizes veteranas. Uma sina que leva décadas formando-se e que truncou as carreiras de nomes consolidados durante os anos 80 e 90 (Lane, Close, Basinger, Pfeiffer, Foster, Hunter, Thompson...) porque o que importa é trazer carne nova para o assador. Das poucas actrizes que têm escapado a esta purga, Annette Benning regressa à ribalta com um fortissimo e tocante desempenho em The Kids Are Allright. História de uma familia pouco convencional, um matrimónio lésbico com dois filhos resultado de inseminação artificial, o filme leva-nos ao campo das emoções de um nucleo que corre o risco de quebrar-se quando um dos seus elementos procura conhecer o fruto proibido. Benning, a matrona por excelência, é a ponte entre o drama e a comédia e, ao mesmo tempo, o pilar da acção. Fortissima candidata aos Óscares, pela terceira vez na sua carreira, pode ser que seja desta que Hollywood se lembre que há actrizes para lá dos 50.
. Por uma definição justa d...
. Oscarwatch - Melhor Filme...
. Oscarwatch - Melhor Argum...
. Oscarwatch - Melhor Actor...
. Oscarwatch - Melhor Actri...
. cinema
. estreias
. mitos
. noticias
. opinião
. oscares
. premios
. reviews
. rostos
. trailers