O inglês Christopher Nolan já não deve saber o que tem de fazer para lograr entrar no top 5 dos nomeados da Academia de Hollywood. Uma década imaculado, um filme que é um dos sucessos do ano e, uma vez mais, ultrapassado no sprint final. Na madrugada californiana outros ingleses, os da equipa de The King´s Speech, celebram. O filme lidera a corrida ás estatuetas douradas com 12 nomeações, batendo por duas os rivais americanos de True Grit. Com oito, The Social Network, filme que continua a ser para muitos o grande favorito nas principais categorias.
O filme sobre a luta travada pelo reluctante monarca George VI contra a sua gaguez conquistou o coração dos membros da Academia que lhe otorgaram nomeações em praticamente todas as categorias, com principal destaque para as seis principais (Filme, Realização, Argumento, Montagem, Actor Secundário e Actriz Secundária, faltando apenas Actriz, onde o filme não tinha candidata), confirmando os sinais positivos dados já pela vitória no Producers Guild Awards. O filme também conta com nomeações em várias categorias técnicas desde Banda Sonora, Som, Guarda-Roupa, Cinematografia e Direcção Artistica.
Na corrida destaque também para Winter´s Bone, que "roubou" o último lugar na lista de Melhor Filme ao popular The Town, e que conta com um total de quatro nomeações (às que se juntam a de Argumento Original, Actriz e Actor Secundário), o melhor registo de um filme independente a par de The Kids Are Allright. Àquem das espectativas ficou também Inception. O filme não só falhou a nomeação de Nolan como também é uma ausência notória em Montagem e qualquer uma das categorias de representação.
Michelle Williams, por Blue Valentine, foi a grande surpresa ao conquistar uma nomeação ao Óscar de Melhor Actriz onde estará ao lado de Annette Benning, Natalie Portman, Nicole Kidman e a jovem Jennifer Lawrence. Na vertente masculinas não houve surpresas e o espanhol Javier Bardem e Jeff Bridges completam o trio de favoritos, com Colin Firth, Jesse Eisenberg e James Franco à cabeça. Nas categorias de desempenhos de suporte, nenhuma surpresa entres as actrizes (com a australiana Jackie Weaver a confirmar as boas indicações deixadas, precisamente há um ano em Sundance, e juntando-se a Helena Bonham-Carter, Steinfeld e a dupla de The Fighter, Melissa Leo e Amy Adams) enquanto que no reino masculino o surpreendente John Hawkes superou o jovem Andrew Garfield (The Social Network ficou assim apenas com uma nomeação interpretativa, a quota mais baixa dos candidatos ao Óscar) e juntou o seu nome a Rush, Bale, Ruffalo e Renner (a única nomeação de The Town).
Entre os realizadores a surpresa foi a entrada dos irmãos Coen por Nolan na companhia a Fincher, Hooper, Aronofsky e David O. Russell. O seu filme, The Fighter, confirmou-se como o quinto com maior número de nomeações por detrás de Black Swan que não conseguiu ampliar a lista de actores nomeados apesar da popularidade do elenco de suporte à imensa Natalie Portman.
Na lista dos 10 filmes do ano a Academia de Hollywood escolheu 127 Hours, The King´s Speech, The Social Network, Toy Story 3, The Kids Are Allright, Winter´s Bone, The Fighter, Black Swan e True Grit.
A cerimónia dos Óscares terá lugar no próximo 27 de Fevereiro no Kodak Theather de Los Angeles.
A lista completa dos nomeados pode ser consultada aqui: http://www.oscars.org/awards/academyawards/83/nominees.html.
Partindo por base as previsões realizadas na última semana pelo Cinema, podemos confirmar uma taxa de acertos na ordem dos 85%. As categorias onde nos portamos pior foram, sem dúvida Maquilhagem (um de três) e Guarda-Roupa (três de cinco) enquanto que em quatro categorias (Actor Actriz Secundária, Banda Sonora e Argumento Adaptado) a taxa de acerto foi de 100%.
. Por uma definição justa d...
. Oscarwatch - Melhor Filme...
. Oscarwatch - Melhor Argum...
. Oscarwatch - Melhor Actor...
. Oscarwatch - Melhor Actri...
. cinema
. estreias
. mitos
. noticias
. opinião
. oscares
. premios
. reviews
. rostos
. trailers