Faust do cineasta russo Aleksander Sukorov arrebatou o Leão de Ouro no festival de Veneza deste ano.
Uma vitória polémica pela natureza da obra do filme mas, sobretudo, pela qualidade dos restantes candidatos, alguns dos quais sairam do certame sem qualquer galardão. Foram os casos de A Dangerous Method, The Ides of March ou Tinker, Taylor, Soldier, Spy.
Faust era tido como um candidato sério a vencer o prémio Especial do Juri mas acabou por bater o hiper-favorito Shame, de Steve McQueen, na corrida ao prémio que fecha o circuito de festivais europeus do ano. O polémico filme do cineasta inglês acabou por ter de se contentar com a vitória, indiscutível, de Michael Fassbender que levou para casa a Copa Volpi, prémio ao melhor actor do certame, batendo Gary Oldman e Ryan Gosling na corrida final. Na categoria feminina o triunfo coube à chinesa Deanni Yip, apesar das casas de apostas darem a britânica Kate Winslet como clara favorita.
O galardão ao melhor argumento acabou nas mãos do grego Yorgos Lanthimos, autor de Alps, enquanto que o elogiado Whutering Heights da cineasta inglesa Andrea Arnold teve de contentar-se com o prémio à melhor cinematografia.
. Por uma definição justa d...
. Oscarwatch - Melhor Filme...
. Oscarwatch - Melhor Argum...
. Oscarwatch - Melhor Actor...
. Oscarwatch - Melhor Actri...
. cinema
. estreias
. mitos
. noticias
. opinião
. oscares
. premios
. reviews
. rostos
. trailers