Segunda-feira, 17 de Novembro de 2008

Melhor Filme

Está claro que os Óscares não são um prémio de excelencia. Caso contrário The Dark Knigth (TDK) teria já a sua nomeação assegurada. O filme de Christopher Nolan é um portentoso exercicio cinematográfico e para além de ter conquistado a critica mundial, revelou-se um dos maiores fenómenos de bilheteira de sempre. No entanto TDK não é o filme convencional que costuma triunfar (ou ser nomeado) nos prémios da Academia. É um filme de super-herois, uma sequela de uma saga já com vários anos (se bem que agora reinventada) e para muitos continua a ser visto como um simples blockbuster de acção. Demasiados anti-corpos dentro de um grupo de votantes com uma média de idades muito elevada que deixam uma eventual nomeação no limbo entre o desejável e o improvável.

 

Uma realidade que se tem vindo a provar inequivoca na última década é que Hollywood abriu as portas ao cinema “indie”. De há uns anos para cá é garantido que, pelo menos um filme, dos cinco nomeados, preenche esta “quota”. Passado em Sundance, director de culto no meio artistico, baixa produção e argumento original, costumam ser as pedras de toque deste tipo de filmes. Depois de Juno, Litlle Miss Sunshine, Crash, Sideways ou Lost in Translation, este ano o titulo de filme “indie” a ter em linha de conta é de Slumdog Millionaire. A história não decorre nos habituais subúrbios norte-americanos. É um épico de amor e integração racial da comunidade indiana em Inglaterra, e vem assinado por um cineasta de “culto”, Danny Boyle. O filme tem tido críticas excelentes e apesar de fugir um pouco ao paradigma de filme indie, tem grandes possibilidades de conseguir a nomeação.

 

O seu rival pela quota “indie” será, certamente, Rachel is Getting Married. Assinado pelo já vencedor de um Óscar, Jonathan Demme (Silence of the Lambs), o filme conta a história de uma familia disfuncional que se junta para o casamento de uma das filhas, Rachel. Mas é a sua irmã, uma toxicómona irreverente que aparece para mudar radicalmente o tom da festa. O elogiado desempenho de Anne Hathaway colocou o filme na ribalta, e é uma boa hipótese para os amantes dos tipicos “indies” de Sundance.

 

Clint Eastwood tem dois filmes em 2008. Sim, dois filmes! A história não é nova, mas aqui não se trata do diptico Flags of Our Fathers-Letters From Iwo Jima (o primeiro elogiado em Novembro, o segundo nomeado em Janeiro). São duas obras com marca da casa daquele que continua a ser o “último dos clássicos”, mas que se mexem por terrenos distintos. The Changeling é a história de uma mãe que na busca pelo seu filho desaparecido põe em xeque toda a administração social da Califórnia dos anos 20. Angelina Jolie protagoniza e “rouba” o filme, diz quem o viu. A vertente realizador-actor de Eastwood, que não se manifestava desde o consagrado Million Dollar Baby é explorada em Gran Torino. O filme é uma perfeita incógnita. Mas como ultimamente tudo o que Eastwood toca tem o condão de se tornar em ouro, já fez com que se tornasse num potencial nomeado. Resta saber se o cineasta consegue cumprir uma vez mais.

 

2008 ameaçava tornar-se em mais um ano de filmes policos (politizados). Em ano de eleições, tudo gira à volta dos corredores do poder, mas, de momento, parece que os filmes que apontavam baterias tem tido dificuldades em manter-se à tona. Oliver Stone regressava depois do fracasso World Trade Center com um biopic sobre a origem e a subida ao poder de George W. Bush. O filme W. estreou há pouco nos Estados Unidos e não conseguiu agradar nem a gregos nem a troianos.Já Gus van Sant continua a sua veia polémia ao enveredar pela história de Harvey Milk, o primeiro presidente da camara assumidamente homossexual na história dos Estados Unidos. Por último Frost/Nixon, resultado das entrevistas que o jornalista britanico Norman Frost realizou ao já então destituido Richard Nixon, tinha fortes possibilidades de se destacar. Mas Ron Howard voltou a mostrar não estar à altura das expectativas e as suas possibilidades baixaram bastante nos últimos dias.

 

Resta mencionar a “elite” dos titulos que habitualmente conseguem preencher os requisitos habituais dos nomeáveis. Há o épico histórico ambicioso, que finalmente Bazz Luhrmann conseguiu realizar sobre a sua terra natal, Australia. Há o drama de Robert Yates sobre a vida de um casal de classe média norte-americano dos anos 50 que se depara com a estagnação da sua vida de casal à medida que se vão consolidando na sociedade suburbana do pos-guerra em Revolutionary Road. Um duelo com piscar de olhos às criticas apontadas recentemente à igreja Católica norte-americana, e ao seu historial de absuos, em Doubt. E a original história de um homem que começa a rejuvenescer rapidamente, assinada por David Fincher, The Curious Case of Benjamin Button. No final de contas, parecem ser estes os filmes que mais unanimidade tem conseguido.

 

Aparentemente descartados (se bem que nem tudo é o que parece) está o biopic de Steven Soderbergh sobre a vida de Ernesto Guevarra, Che. E também o premiado The Wrestler, que marca o “comeback” de Mickey Rourke. Ficam no ar as dúvidas relativamente a Defiance (Edward Zwick não parece ser muito popular em Hollywood apesar de que as histórias sobre o Holocausto tem-se revelado muito “premiáveis”) e The Soloist, que tal como The Road, corre o risco de ser adiado para o próximo ano. Filmes em que, tanto Robert Downey Jr como Viggo Mortensen, dois habituais “outsiders”, assinam interessantes desempenhos.

 

AS APOSTAS

Revolutionary Road

The Curious Case of Benjamin Button

Australia

Slumdog Millionaire

The Dark Knight

 

ALTERNATIVAS

Gran Torino

Milk

Rachel is Getting Married

Doubt

Frost/Nixon

Categorias:

Autor Miguel Lourenço Pereira às 15:44
Link do texto | favorito
Comentar:

Mais

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.


.O Autor

Miguel Lourenço Pereira

.Fundamental.

EnfoKada

.Janeiro 2013

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
18
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


.Pesquisa

 

.Ultimas Actualizações

. Por uma definição justa d...

. Oscarwatch - Melhor Filme...

. Oscarwatch - Melhor Argum...

. Oscarwatch - Melhor Actor...

. Oscarwatch - Melhor Actri...

.Do Autor

Em Jogo

.Categorias

. biografias

. cinema

. corpos...

. estreias

. festivais

. historia opinião

. mitos

. noticias

. obituario

. opinião

. oscares

. oscarwatch 2008

. oscarwatch 2009

. oscarwatch 2010

. oscarwatch 2011

. premios

. reviews

. rostos

. that´s the movies

. trailers

. todas as tags

.Blogs

35mm
7CineArt
A Gente Não Vê
A Última Sessão
Action Screen
Alternative Prision
Ante-Cinema
Antestreia
A Última Sessão
Avesso dos Ponteiros
Bela Lugosi is Dead
Blockbusters
Cantinho das Artes
Cine31
CineBlog
CineLover
CinemeuBlog
CineObservador
CineRoad
CineLotado
Cinema is My Life
Cinema Notebook
Cinema´s Challenge
Cinema Xunga
Cinematograficamente Falando
CinePT
Close Up
Cria o teu Avatar
Depois do Cinema
Dial P for Popcorn
Ecos Imprevistos
Estúpido Maestro
Febre 7 Arte
Final Cut
Grandes Planos
Gonn1000
Grand Temple
High Fidelity
In a Lonely Place
Jerry Hall Father
Keyser Soze´s Place
Maus da Fita
Movie Wagon
Mullolhand CineLog
My One Thousand Movies
My SenSeS
Noite Ameriana
Ordet
O Homem que Sabia Demasiado
O Sétimo Continente
Os Filmes da Gema
Pixel Hunt
Pocket Cinema
Portal do Cinema
Royale With Cheese
Split Screen
The Extraordinary Life of Steed
Um dia Fui ao Cinema
Voice Cinema



.Sites

c7nema
CineCartaz
Cine Estação
Cinema2000
Cinema-PT Gate
DVD Mania
DvD.pt
Em Cena
Lotação Esgotada
Cine História
Cinemateca Lisboa
Eu sou Cinéfilo
Portal Cinema

American Film Institute
British Film Institute
Cahiers du Cinema
Cinémathèque Francaise
Directors Guild of America
Internet Movie Database
Motion Picture Association
Screen Actors Guild
Screen Writers Guild
Sight and Sound
Telerama

Box Office Mojo
Coming Soon
Dark Horizons
Hollywood Reporter
JoBlo
Latino Review
Movie Poster

Premiere
Rope of Silicone
Rotten Tomatoes
Slash Film

Sun Times Chicago

Variety

.Premios e Festivais

Cesares
European Film Awards

Golden Globes
Goya

Oscares

Animation Film Fest
European Film Festival
Festival de Berlim
Festival de Cannes
Festival de S. Sebastian
Festival de Sundance
Festival de Veneza
Roma Film Festival
São Paulo Film Fest
Sitges Film Festival
Toronto Film Festival

Algarve Film Festival
Ao Norte!
Avanca
Black and White
Caminhos
Cinamina
Corta!
Curtas Vila do Conde
DOCLisboa
Fantasporto
FamaFest

Festroia

FIKE
Funchal Film Fest
Imago
Indie Lisboa
Ovar Video

.Oscarwatchers

And the Winner is...
Awards Daily
In Contention
Golden Derby
MCN Weeks
The Envelop
The Carpetbagger
Thompson on Hollywood

.Arquivos

. Janeiro 2013

. Fevereiro 2012

. Dezembro 2011

. Novembro 2011

. Outubro 2011

. Setembro 2011

. Agosto 2011

. Julho 2011

. Junho 2011

. Maio 2011

. Abril 2011

. Março 2011

. Fevereiro 2011

. Janeiro 2011

. Dezembro 2010

. Novembro 2010

. Outubro 2010

. Setembro 2010

. Agosto 2010

. Julho 2010

. Junho 2010

. Maio 2010

. Abril 2010

. Março 2010

. Fevereiro 2010

. Janeiro 2010

. Dezembro 2009

. Novembro 2009

. Outubro 2009

. Setembro 2009

. Agosto 2009

. Julho 2009

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

.subscrever feeds