ALICE IN WONDERLAND
Não se sabe ainda se o hiper-activo Tim Burton decidirá lançar Alice in Wonderland ainda em 2009 ou se esperará a 2010. Seja qual for a sua escolha, o projecto será sempre um dos mais polémicos e interessantes do ano.
Burton recupera aqui a fabulo de Lewis Carroll sobre uma jovem que atravessa um espelho mágico para cair num mundo fantástica onde tudo parece ser ao contrário. O projecto tem sido guardado no segredo dos deuses, mas as filmagens estão prestes a terminar, pelo que a estreia em Dezembro é altamente provável.
Como protagonista estará a praticamente desconhecida (vimo-la em Defiance) Mia Wasikoswka como Alice, e ainda Johnny Depp, Michael Sheen e Anne Hathaway como secundários de luxo.
THE MESSANGER
Foi um dos destaques de Sundance e venceu o prémio a Melhor Argumento (para alguns soube a pouco) em Berlim. E é automaticamente um dos projectos mais esperados para 2009. Trata-se de The Messanger, um filme sobre um soldado veterano da guerra do Iraque, que depois de ser desmobilizado, é encarregado pelo exército de visitar os familiares de todos os soldados mortos para comunicar-lhe o seu falecimento.
Um drama que o leva a olhar com outros olhos para os conceitos de pátria e guerra e acaba por servir como catarsis dos seus próprios traumas. Woody Harrelson e Ben Forster protagonizam o projecto que certamente ainda dará muito que falar este ano.
THE SOLOIST
Outro caso como The Road.
O filme foi durante vários meses citado como candidato sério aos prémios de final de ano e acabou por ver a sua data de estreia adiada para finais de 2009. Protagonizado por Jamie Foxx e Robert Downey Jr., o filme segue a vida de um músico que capta a atenção de um jornalista que decide fazer dele uma estrela. A pequena diferença é que ele não é um músico qualquer: é um sem abrigo esquizofrénico.
O filme de Joe Wright conta ainda com Catherine Keener e Tom Hollander no elenco e será uma aposta forte para os amantes do melodrama com tons musicais.
LOS ABRAZOS ROTOS
É um dos poucos realizadores europeus que cai bem a Hollywood. Já esteve nomeado ao Óscar de Melhor Realizador e tem vindo a conseguir nomeações sucessivas em categorias chave para os seus últimos projectos. Pedro Almodôvar está de regresso.
Los Abrazos Rotos junta-o de novo com Penélope Cruz, Lola Dueñas e Blanca Portillo, que já tinham marcado presença em Volver, e ainda com o actor Luís Homar. Juntos encenam um filme que se desenrola entre a capital espanhola e as ilhas Canárias e que funciona como thriller noir com os típicos traços obsessivos do realizador castelhano.
ROBIN HOOD
É um dos grandes pontos de interrogação do ano. Ou do próximo.
Não tem data de estreia, e começa a ser filmado em Abril. Pode ser adiado sine die ou revelar-se como um dos blockbusters do ano. Trata-se do novo filme de Ridley Scott, uma aventura original sobre a lenda de Robin Hood. O filme chamava-se Nottingham mas Ridley Scott alterou os planos e transformou-o em Robin Hood. O heroi é o mesmo. Russell Crowe que dará vida ao arqueiro que roubava aos ricos para dar aos pobres.
As últimas alterações no projecto tem deixado todos expectantes, bem como as variações que já tem sofrido o projecto. Certo é que Cate Blanchett será Lady Marian e Mark Strong como Guy de Gisborne acompanham o australiano.
UP
Obviamente que a Pixar recolhe todas as atenções quando anuncia um novo projecto. O estúdio tem sabido manter o nível ano após ano, projecto após projecto. Resta saber se Up continuará a tradição e superará o mega-sucesso de WALL-E.
O filme estreia em Maio e será certamente um dos mais falados de todo o Verão. Parte na pole-position no mundo da animação (as primeiras sensações são positivas) mas o interessante será ver se, tal como o seu antecessor, será capaz de se introduzir por mérito próprio no mundo do cinema live-action. Mesmo que acabe por terminar relegado para o gueto que o cinema norte-americano dedicou aos filmes animados.