Cumpriram-se todas as expectativas.
Slumdog Millionaire entrou na galeria dos grandes vencedores ao levar para casa 8 estatuetas douradas, menos duas das que optava antes de iniciar-se a cerimónia. Uma vitória arrasadora e indiscutivel que foi bem recebida pela plateia do Kodak Theather.
Numa noite onde a grande estrela acabou por ser Hugh Jackman (excelente trabalho como mestre de cerimónias numa gala com um ritmo avassalador), o filme de Danny Boyle imperou e manteve em alta o espirito de optimismo que o converteu no favorito de quase todos os espectadores neste periodo de prémios. Onde conseguiu a consagração definitiva.
A cerimónia serviu igualmente para consagrar dois dos grandes actores da sua geração. Kate Winslet venceu finalmente o seu ansiado Óscar, por The Reader, enquanto que Sean Penn voltou a não permitir o comeback que todos desejavam, e bateu o seu amigo Mickey Rourke, a quem dedicou a estatueta. Um dos momentos mais emotivos da noite.
Emoção igualmente na forma original como a familia de Heath Ledger recebeu o Óscar que o australiano recebeu, a titulo postumo, pelo seu desempenho assombroso como The Joker em The Dark Knight. O filme de Nolan foi o unico que bateu Slumdog Millionaire (em Ediçao Sonora) e levou duas estatuetas para casa, as mesmas de Milk. The Curious Case of Benjamin Button ficou-se por tres e The Reader apenas conquistou uma, o mesmo que The Duchess. Frost/Nixon foi o grande derrotado voltando para casa de mãos vazias.
Outra surpresa foi a vitória do japones Departures sobre Waltz with Bashir e Entre Les Murs, na categoria de Filme Estrangeiro, enquanto que Man on Wire e Wall-E venceram, como se esperava nas categorias de Documentario e Filme Animado.
A cerimónia ficou igualmente marcada pela entrega do prémio Jean Hersholt a Jerry Lewis e por uma lavagem de cara que foi aprovada por todos. Uma cerimónia mais voltada para os actores - a nova e originalissima forma de apresentar os ganhadores das categorias de representação foi um achado - e repleta de bons momentos musicais.
No final cumpiram-se as previsões e o que faltou em emoção, conseguiu-se em diversão. E para o ano há mais!
. Por uma definição justa d...
. Oscarwatch - Melhor Filme...
. Oscarwatch - Melhor Argum...
. Oscarwatch - Melhor Actor...
. Oscarwatch - Melhor Actri...
. cinema
. estreias
. mitos
. noticias
. opinião
. oscares
. premios
. reviews
. rostos
. trailers